Viabilizar a participação de servidores do quadro permanente do IFMS em eventos de natureza científica e/ou tecnológica, no Brasil ou no Exterior, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria ou coautoria.

- Podem participar todos os servidores do quadro permanente do IFMS que tenham submetido, ou tenham intenção de submeter, trabalho de relevância científica e tecnológica em eventos que acontecerão no Brasil ou no Exterior entre os meses de março a dezembro de 2015, selecionados em duas etapas: março a julho e agosto a dezembro.

- O auxílio está limitado a um evento por participante, no Brasil ou no Exterior, no período de março a dezembro de 2015.

- Caso o trabalho esteja aguardando parecer final do evento ao qual foi submetido, o participante deve encaminhar o comprovante oficial de aceite do evento e demais documentos exigidos no item 3.3 do edital de abertura à PROPI até 30 dias antes do evento.

- Independente do número de autores e/ou coautores do trabalho, somente um deles poderá solicitar o auxílio previsto neste edital.

- O valor do auxílio financeiro será concedido ao servidor na forma de bolsa em cota única, conforme Resolução 010/2014 do PIEPI no seu art. 5º, e ao estudante, se hover, com base no Auxílio para Acesso e Inovação, Ciência e Tecnologia, conforme Resolução 002/2014 IFMS, art. 8º, alínea "b", inciso II.

- No prazo de até 10 dias após o término do evento, o participante beneficiado (pelo IFMS ou outro órgão), deverá apresentar obrigatoriamente o Relatório de Participação em Eventos Científicos (anexo 2) à PROPI, juntamente com os comprovantes de viagem e certificado ou declaração de participação no evento.

- O participante beneficiado se compromete a relatar, à sua Chefia Imediata e/ou Diretoria responsável pela pesquisa do câmpus, os resultados de sua participação no evento à qual caberá a definição da forma de apresentação para os demais servidores e estudantes.

- Nos slides de apresentação do trabalho, bem como no banner/pôster deve ser inserida a marca do IFMS com a citação do apoio recebido pelo Edital nº 005/2014 – PROPI/IFMS.

A solicitação de apoio é gratuita e deve ser realizada exclusivamente via internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, cujo acesso será aqui disponibilizado no período previsto para cada uma das etapas de seleção.

As inscrições para a 1ª etapa devem ser feitas no período de 18 de dezembro de 2014 a 2 de fevereiro de 2015, para os eventos que serão realizados entre março a julho de 2015. Já para se inscrever na 2ª etapa da seleção, o prazo será entre 9 e 30 de maio de 2015, caso sua participação esteja prevista para eventos realizados entre os meses de agosto a dezembro de 2015.

O processo de submissão da solicitação de apoio envolve o preenchimento e envio dos seguintes documentos:

a) Cadastro da Solicitação de Apoio (formulário eletrônico do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS);

b) Formulário de Inscrição (anexo 1);

c) Declaração de atividades no IFMS (anexo 5);

d) Currículo Lattes em formato “XML”.

- Os documentos previstos nos itens “b e c” devem ser submetidos em arquivo único no formato pdf, com tamanho máximo de 5 MB.

- A Declaração de atividades no IFMS deve ser obtida junto a diretoria responsável pela pesquisa no câmpus de lotação do participante, sendo este docente ou técnico-administrativo, utilizando para isso o modelo disponibilizado como anexo 5 do edital.

- A ausência de informações obrigatórias no formulário de inscrição e/ou de documentos requeridos pelo edital invalida a submissão da solicitação de apoio.

A avaliação consistirá na análise de três aspectos: Atuação no IFMS nos últimos três anos; Produção Científica e Tecnológica e Experiência Profissional nos últimos quatro anos e Relevância do evento/trabalho, conforme Tabela de Elementos para Avaliação (anexo 3 do edital).

O resultado consiste na apresentação de lista nominal por ordem de classificação dos participantes, conforme pontuação total obtida pelos mesmos na análise dos três aspectos descritos.

A previsão é que o resultado provisório da 1ª etapa seja divulgado no dia 6 de fevereiro de 2015, e o resultado final até 11 de fevereiro de 2015.

O recebimento do auxílio ficará condicionado à apresentação, em até 30 dias da data do evento, dos seguintes documentos:

a) Comprovante de aceite do trabalho emitido pela organização do evento (cópia simples);

b) Primeira página do artigo/resumo, indicando, no mínimo, título, autor, instituição (cópia simples);

c) Pôster/banner ou similar impresso em tamanho A4 (se for o caso);

d) Termo de Ciência da Chefia Imediata sobre a participação do servidor no evento (documento que comprove ciência da Chefia Imediata sobre o afastamento para participação em evento científico).

- Os documentos descritos acima devem ser encaminhados à PROPI, via memorando, pela diretoria geral do câmpus onde o servidor contemplado está lotado ou reitoria, se for o caso de servidor lotado em setor fora do câmpus.

- O valor total dos recursos alocados pela reitoria para o edital será de R$80.000,00, divididos da seguinte forma:

* Auxílio Financeiro para participação em eventos no Exterior: R$21.000,00 (vinte e um mil reais) que compreende o período anual;

* Auxílio Financeiro para participação em eventos no Brasil: R$59.000,00 (cinquenta e nove mil reais) que poderá ser dividido em duas etapas, conforme disponibilidade financeira da Instituição.

- Os valores serão disponibilizados conforme item 6.3.1 e 6.3.2 do Edital de abertura.

- Toda documentação necessária para participação do servidor no evento, bem como a documentação do estudante será de responsabilidade do servidor proponente.

Lançamento do Edital 10 de dezembro de 2014
  1ª Etapa 2ª Etapa
Período do evento de interesse De Março a Julho de 2015 De Agosto a Dezembro de 2015
Envio das inscrições 18/12/2014 a 02/02/2015 09 a 01/06/2015