O objeto do presente edital é a definição dos critérios para o processo eleitoral de escolha dos(das) representantes das categorias discente, docente e técnico-administrativo para comporem o Conselho Superior - Cosup - do IFMS no período 2024/2025, nos termos da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, do Estatuto do IFMS e do Regimento Interno do Cosup.

Serão escolhidos(as) os(as) titulares e os(as) respectivos(as) suplentes, observada a seguinte proporção:

• 4 (quatro) representantes da categoria discente;
  • 4 (quatro) representantes da categoria docente;
  • 4 (quatro) representantes da categoria técnico-administrativa.

Em observância ao § 3º, do art. 6º do Regimento Interno do Cosup:

• a categoria discente poderá ter, no máximo, 1 (uma) representação por campus;
  • a categoria docente poderá ter, no máximo, 1 (uma) representação por campus;
  • a categoria técnico-administrativo poderá ter, no máximo, 1 (uma) representação por campus e 1 (uma) representação pela Reitoria.

São elegíveis como representante da respectiva categoria:

• o(a) servidor(a) docente ou técnico-administrativo em educação, efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, cujo exercício tenha iniciado até a data da inscrição dos candidatos (Anexo I);
  • o(a) discente regularmente matriculado(a) em cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, cuja matrícula tenha sido efetivada até a data da inscrição dos candidatos (Anexo I).

O(A) candidato(a) discente deverá ter 18 (dezoito) anos completos até 31 de dezembro de 2023.

O(A) candidato(a) docente, em exercício na Reitoria, será considerado candidato(a) do campus de lotação.

Não são elegíveis:

• aqueles(as) listados(as) no subitem 5.5 deste edital;
  • membros da Comissão Eleitoral e das Subcomissões Eleitorais;
  • estudantes matriculados(as) no último semestre letivo do respectivo curso; e
  • membros eleitos(as) dos Conselhos Especializados.

O período de registro de candidatura ocorrerá conforme cronograma (Anexo I), por meio do preenchimento do respectivo formulário disponível no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/novocosup.

• O(A) pré-candidato(a) poderá se inscrever em uma única representação.
  • Caso o(a) pré-candidato(a) realize mais de uma inscrição, será considerado válido apenas o último formulário.
  • Não serão aceitas candidaturas por procuração, fax, correio eletrônico ou outro meio que não seja o indicado no item 8.1 deste edital.

A relação preliminar dos(as) candidatos(as) inscritos(as) em cada categoria será publicada pela Comissão Eleitoral, conforme cronograma (Anexo I), no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/novocosup.

A homologação das candidaturas de cada categoria será publicada pela Comissão Eleitoral conforme cronograma (Anexo I), no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/novocosup.

• O(A) candidato(a) que se enquadrar em algum dos casos mencionados no item 6.4 do Edital terá sua candidatura indeferida.

Ação

Data *(horário de local)

Publicação do edital aprovando as normas

25/09/2023

Prazo de impugnação de Edital

26/09/2023 a 27/09/2023

Inscrições de candidatos(as) (formulário eletrônico no site www.ifms.edu.br/novocosup)

28/09 a 16/10/203 (até às 18h*)

Publicação preliminar das listas de eleitores por unidade (Extração do Sistec e Siape, lançado até 5 (cinco) dias úteis atrás)

28/09/2023

Solicitação de retificação de lista de eleitores (Anexo II - formulário eletrônico no site www.ifms.edu.br/novocosup)

29/09/2023 a 02/10/2023 (até às 18h*)

Publicação final das listas de eleitores por unidade

03/10/2023

Publicação dos(as) candidatos(as) inscritos(as)

17/10/2023

Recurso contra os(as) candidatos(as) inscritos(as) (Anexo II - Formulário eletrônico no site www.ifms.edu.br/novocosup)

18/10 a 19/10/2023 (até às 18h*)

Publicação da homologação dos(as) candidatos(as) inscritos(as)

20/10/2023

Período de campanha

23/10 a 13/11/2023

Eleição das categorias TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E DOCENTE

14/11/2023 das 8h às 20h*

Eleição da categoria DISCENTE

16/11/2023 das 8h às 20h*

Publicação do Resultado Preliminar

16/11/2023 (a partir das 21h)

Recurso contra o Resultado Preliminar (Anexo II - Formulário eletrônico no site www.ifms.edu.br/novocosup)

17/11 a 20/11/2023 (até às 18h*)

Publicação do Resultado Final

21/11/2023

Homologação do Resultado Final pelo Conselho Superior - Cosup

Em reunião a definir pelo Cosup

*Horário de Mato Grosso do Sul.