Este edital dispõe sobre a seleção de propostas de ensino, pesquisa ou extensão, preferencialmente integradas, com o objetivo de fomentar a participação de pesquisadores e estudantes negros e indígenas em projetos científicos e educacionais que promovam a inclusão e a valorização da diversidade etnorracial.

O total das propostas aprovadas neste Edital poderão ser financiadas com recursos no valor global de R$ 65.400,00 (sessenta e cinco mil e quatrocentos reais), sendo destinados R$ 6.000,00 (seis mil reais) para itens de custeio e R$ 59.400,00 (cinquenta e nove mil e quatrocentos reais) para bolsas para estudantes de nível médio e superior.

O valor máximo para o custeio de cada proposta será de até R$ 1.000,00 (mil reais), destinado, exclusivamente, para materiais de consumo.

Serão concedidas bolsas nas modalidades Iniciação Científica Júnior – ICJ – e Iniciação Científica – IC –, conforme a Tabela de Valores de Bolsas no País, do CNPq, atualmente em R$ 300,00 (trezentos reais) para os estudantes de ensino médio (Pibic-EM-AF) e em R$ 700,00 (setecentos reais) para os estudantes de ensino superior (Pibic-AF).

Para participar da seleção e indicação previstos neste Edital, os interessados devem atender aos requisitos previstos nos itens 6.47.1 do Edital no que diz respeito ao Coordenador de Projeto e Estudante (Bolsista ou Voluntário).

A submissão das propostas e de seus anexos, de que trata este Edital deverá ser realizada pelo(a) coordenador(a), exclusivamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do IFMS (http://suap.ifms.edu.br/), conforme período disposto no cronograma deste Edital.

Os pedidos de impugnação e/ou recurso deste Edital poderão ser encaminhados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Propi para o e-mail propi@ifms.edu.br, com o Título “RECURSO: EDITAL PROPI/IFMS Nº 0XX/2025”, conforme prazo disposto no respectivo cronograma.

Etapas

Data/período

Observações

Publicação do Edital

19/2/2025

http://seleção.ifms.edu.br/index

Período de impugnação do Edital

até 21/2/2025

Via e-mail propi@ifms.edu.br

Observar o item 11.1 deste Edital.

Período de submissão das propostas

25/2/2025 a 24/3/2025

Via Suap

Divulgação da relação preliminar das propostas submetidas


26/3/2025

http://selecao.ifms.edu.br/index

Período para interposição de recursos sobre relação preliminar das propostas submetidas


Até 28/3/2025

Via e-mail propi@ifms.edu.br

Observar o item 11.1 deste Edital.

Divulgação dos recursos deferidos e indeferidos

01/04/2025

http://seleção.ifms.edu.br/index

Divulgação da relação final das propostas homologadas

01/04/2025

http://seleção.ifms.edu.br/index

Avaliação da etapa 1: Validação pelo Neabi do campus

02 a 10/04/2025

-

Divulgação do resultado preliminar da validação feita pelo Neabi do campus

14/04/2025

http://seleção.ifms.edu.br/index

Período para interposição de recursos ao resultado preliminar da validação feita pelo NEABI do campus

até 16/04/2025

Via e-mail do Neabi do campus

Observar o item 12.3 deste Edital.

Divulgação do resultado final da validação feita pelo Neabi do campus

17/04/2025

http://seleção.ifms.edu.br/index

Avaliação da etapa 2: mérito dos projetos

03 a 15/04/2025

-

Divulgação do resultado preliminar do mérito do projeto


17/04/2025

http://selecao.ifms.edu.br/index .

Período para interposição de recursos ao resultado preliminar do mérito do projeto


24/04/2025

Observar o item 13 deste Edital.

Divulgação do resultado final com a classificação dos projetos


30/4/2025

http://selecao.ifms.edu.br/index .

Data limite para cancelamento da implementação do projeto de pesquisa/plano de trabalho


06/5/2025

 

Divulgação da relação dos projetos contemplados com bolsas


08/5/2025

http://seleção.ifms.edu.br/index

*Data limite para entrega dos dados bancários dos estudantes contemplados com bolsa


13/5/2025

Observar o item 13.2 deste Edital.

Início da execução dos projetos de pesquisa/planos de trabalho


15/5/2025

Após atendimento de todas as exigências deste Edital

Final de execução do projeto

19/12/2025

 

Data limite para entrega de relatório final

27/2/2026

Anexar no Suap para cada membro.

 **Retificado em 12/03/2025. Retificação do cronograma (item 16) e exclusão do relatório parcial.