Este edital dispõe sobre o incentivo à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação por meio do custeio de projetos desenvolvidos pelos servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas do Mato Grosso do Sul

Serão apoiadas propostas cujos projetos proponham o desenvolvimento de soluções aplicadas de acordo com pelo menos 1 (uma) das linhas abaixo:

I- Linha A: Inovações tecnológicas - Propostas de soluções a problemas específicos do setor produtivo local, regional ou nacional que gerem patente de invenção, modelo de utilidade ou patente implementada por programa de computador.

II- Linha B: Inovações socioambientais - Propostas de soluções socioambientais que atendam a, no mínimo, 2 (dois) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentre os abaixo indicados:

a. Erradicação da pobreza;

b. Fome zero e agricultura sustentável;

c. Saúde e bem-estar;

d. Educação de qualidade;

e. Igualdade de gênero;

f. Água potável e saneamento;

g. Energia limpa e acessível;

h. Trabalho decente e crescimento econômico;

i- Indústria, inovação e infraestrutura;

j. Redução das desigualdades;

k. Cidades e comunidades sustentáveis;

l. Consumo e produção responsáveis;

m. Ação contra a mudança global do clima;

n. Vida na água;

o. Vida terrestre;

p. Paz, justiça e instituições eficazes;

q. Parcerias e meios de implementação.

São critérios de elegibilidade da proposta:

I. O projeto ter sido contemplado em editais de pesquisa internos como Iniciação científica e tecnológica, Meninas e Mulheres na ciência, dentre outros, ou externos ao IFMS, como Chamadas Universais, editais da Fundect, Setec e outros. A comprovação se dará pela submissão de relatórios e declarações de participação e conclusão do projeto. Os comprovantes devem ser submetidos na aba “Anexos” do Suap.

II. Comprovação do nível de maturidade tecnológica mínimo de 3 conforme escala TRL. A comprovação se dará pelo preenchimento e submissão do Anexo V (Formulário de pesquisa e desenvolvimento e análise de risco) na aba “Anexos” do Suap, e;

III. Avaliação prévia do risco tecnológico do projeto. A comprovação se dará pelo preenchimento e submissão do Anexo V (Formulário de pesquisa e desenvolvimento e análise de risco)  na aba “Anexos” do Suap.

A submissão das propostas deve ser realizada via Módulo Pesquisa do Suap e todos os documentos solicitados deverão ser encaminhados exclusivamente neste sistema, até às 23h59 (horário do Mato Grosso do Sul), da data informada no cronograma deste Edital.

A proposta deverá prever a execução de, no mínimo, 1 (um) Plano de Trabalho, descrito no Suap.

As atividades previstas da proposta deverão estar detalhadas nos Planos de Trabalho indicando os membros da equipe responsáveis por cada atividade.

Para cada Plano de Trabalho deverá haver um(a) co-orientador(a), podendo ser distinto(a) do(a) coordenador(a). No entanto, o(a) coordenador(a) deverá orientar, no mínimo, 1 (um) Plano de Trabalho.

 

Etapas

Data

Publicação do Edital

04/07/2025

Período de impugnação do Edital

07/07/2025 a 08/07/2025

Período de submissão dos projetos 

09/07/2025 a 29/08/2025

Resultado provisório

18/09/2025

Interposição de recursos

19/09/2025 a 22/09/2025

Resultado final

até 25/09/2025

Assinatura termo outorga e indicação de bolsistas

26/09/2025 a 30/09/2025

Período de Execução do Projeto

01/10/2025 a 30/09/2026

Envio dos Relatórios Parciais do projeto

30/04/2026

Submissão do pedido de registro e/ou depósito de PI 

até 60 dias após o término da execução do projeto

Envio dos Relatórios Finais 

até 60 dias após o término da execução do projeto