Este edital dispõe sobre a seleção de estudantes ingressantes no 1º semestre de 2025 no Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Campus Nova Andradina, que tenham interesse em compor cadastro reserva destinado à Moradia Estudantil.

Atividade

Data/Período

Horário

Local

Observações

 

Período de agendamento

 

Dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2025

 

Das 8h às 10h

 e das 13h às 16h

 

Pelo número

(67) 99687-6004

 

-

 

 

Período de

inscrições

 

 

Dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2025

 

 

De acordo com o horário agendado

Campus Nova Andradina, situado na Rodovia MS - 473, km 23, s/nº, Fazenda Santa Bárbara, CEP 79750-000, Nova Andradina/MS

Os formulários deverão ser impressos pela página oficial do IFMS (www.ifms.edu.br)

 

Divulgação

do resultado

preliminar

 

21 de fevereiro de 2025

 

A partir das 17h

 

Central de Seleção do IFMS http://selecao.ifms.edu.br

É de inteira responsabilidade do(a) estudante acompanhar a seleção por meio da página oficial do IFMS

 

Período de interposição de recursos

 

24 e 25 de fevereiro de 2025

 

-

O recurso deverá ser encaminhado para o e-mail: digem.na@ifms.edu.br

 

Conforme item 6 deste Edital

 

Divulgação dos resultados dos recursos

 

 

27 de fevereiro de 2025

 

A partir das 17h

 

Central de Seleção do IFMS http://selecao.ifms.edu.br

 

-

 

Divulgação do resultado final

 

 

27 de fevereiro de 2025

 

A partir das 17h

 

Central de Seleção do IFMS http://selecao.ifms.edu.br

 

-

 

Reunião de   Recepção

 

10 de março de 2025

 

7h30

 

Campus Nova Andradina

O(A) responsável deverá comparecer com o(a) estudante convocado(a)

Para participar desta seleção, o(a) estudante deverá atender aos seguintes requisitos:

 - ser estudante ingressante em 2025.1 e estar regularmente matriculado(a) no Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Nova Andradina;

 - residir a, no mínimo, 30 km (trinta quilômetros) de distância do Campus Nova Andradina, sendo vedada a inscrição a morador(a) da zona urbana do município de Nova Andradina; e

- justificar a necessidade da Moradia Estudantil, mediante comprovação da situação socioeconômica vulnerável — o(a) estudante deverá comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo vigente, conforme documentação definida neste Edital (a documentação deverá ser apresentada no ato da inscrição).

A renda per capita é obtida mediante divisão do total da renda mensal bruta familiar pelo número de pessoas integrantes do grupo familiar.

Para fins de cálculo da renda per capita, considera-se:

a) grupo familiar: conjunto de pessoas que residem na mesma casa, com ou sem laços consanguíneos, ou outros familiares que contribuam ou usufruam de renda ou despesas familiares, ainda que não residam sob o mesmo teto; e

b) renda mensal bruta familiar: a soma dos rendimentos brutos auferidos mensalmente pelos(as) integrantes do grupo familiar, composta por salários, proventos, pensões, pensões alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, seguro-desemprego, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio, Renda Mensal Vitalícia, Benefício de Prestação Continuada e outros.

O(A) estudante e o(a) responsável deverão certificar-se de que preenchem os requisitos exigidos para participar da seleção, conforme disposto no Edital de abertura.

CADASTRO RESERVA para vagas da moradia estudantil destinado a estudantes regularmente matriculados no curso técnico integrado em agropecuária do Campus Nova Andradina.

As inscrições e a entrega da documentação serão realizadas nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 2025, presencialmente, no Campus Nova Andradina, situado na Rodovia MS - 473, km 23, s/nº, Fazenda Santa Bárbara, CEP 79750-000, Nova Andradina, Mato Grosso do Sul.

 O(A) responsável pelo(a) estudante deverá agendar dia e horário para a realização da inscrição e entrega da documentação, conforme informações dispostas no quadro a seguir:

 

Agendamento 

Período para agendamento

Horário para agendamento

Pelo número (67) 99687-6004 

Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2025

Das 8h às 10h  Das 8h às 10h 

 

 

No ato da inscrição, deverão ser entregues os seguintes documentos:

- Requerimento de Inscrição (Anexo I deste Edital) devidamente preenchido e assinado;

- cópias do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de documento de identificação com foto do(a) estudante e dos(as) integrantes do grupo familiar indicados(as) no Requerimento de Inscrição — caso o(a) estudante ou integrante do grupo familiar seja menor de 18 (dezoito) anos de idade e não tenha documento de identificação com foto, deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento;

- cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente do(a) estudante;

- cópia do comprovante de endereço atualizado — se o comprovante de endereço não estiver em nome do(a) responsável pelo(a) estudante, deverá, também, ser apresentada a Declaração de Residência (Anexo IV do Edital de abertura);

- documentos comprobatórios da situação civil do(a) estudante e dos(as) integrantes do grupo familiar indicados(as) no Requerimento de Inscrição (apenas para maiores de 18 anos de idade):

a) solteiro(a): Declaração de Situação Civil (Anexo VII do Edital de abertura);

b) amasiado(a)/união estável: cópia simples de documento de União Estável expedido pelo cartório ou Declaração de Situação Civil (Anexo VII do Edital de abertura);

c) casado(a): cópia simples da Certidão de Casamento;

d) viúvo(a): cópia simples da Certidão de Óbito do cônjuge; e

e) separado(a): cópia simples da certidão com averbação de divórcio ou cópia simples da averbação formal de partilha e pensão alimentícia ou, caso não tiver, Declaração de Situação Civil (Anexo VII do Edital de abertura;

- extrato do último pagamento de benefício, caso o(a) estudante ou qualquer integrante do grupo familiar indicado(a) no Requerimento de Inscrição seja contemplado(a) com benefícios de transferência de renda, tais como Bolsa Família, Mais Social e Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), constando o nome do(a) beneficiário(a), o nome e o valor do auxílio e a data de pagamento;

- cópia de documentação judicial comprobatória ou Declaração de Guarda de Fato de Menor ou Incapaz (Anexo V do Editald de abertura), caso o(a) estudante esteja sob a guarda de terceiros;

- uma foto 3x4 atual do(a) estudante; e

- comprovantes de remuneração mensal de todos(as) os(as) integrantes do grupo familiar indicados(as) no Requerimento de Inscrição, conforme as condições dispostas no Edital de Abertura.

A seleção de que trata este Edital será composta por duas etapas eliminatórias:

1ª Etapa - avaliação socioeconômica: análise dos documentos exigidos neste Edital, a fim de comprovar a necessidade do benefício por parte do(a) estudante; e

2ª Etapa - comparecimento do(a) estudante selecionado(a) e seu(sua) responsável na Reunião de Recepção, que acontecerá no dia 10/03/2025, às 7h30, no Campus Nova Andradina.

A seleção de estudantes far-se-á pelo critério de renda per capita (conforme item 3 deste Edital) como definidor da classificação, por ordem crescente, para o qual serão utilizados os dados do Requerimento de Inscrição e os documentos apresentados.

Em caso de empate entre estudantes, será observada a seguinte ordem de prioridade, para fins de classificação:

- seja beneficiário(a) de Programa de Transferência de Renda;

- possua o maior número de integrantes no grupo familiar; ou

- tenha a maior idade.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 21 de fevereiro de 2025.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 27 de fevereiro de 2025.