Processo seletivo para ingresso como estudante no curso de Especialização em Robótica Educacional, do Campus Coxim, Turma 2021, 2º semestre.

O Curso é voltado para portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação e tem como objetivo qualificar os estudantes para a apropriação e o desenvolvimento de conhecimentos acerca das especificidades da Educação para as Relações Étnico-Raciais, assegurando formação política, pedagógica e didática adequada aos avanços do conhecimento no campo da educação para as relações étnico-raciais, e da valorização das culturas negras e indígenas. Possibilitando, assim, a produção e difusão do conhecimento tanto na forma de pesquisas científicas quanto em ações comunitárias que promovam a superação dos conflitos gerados pela discriminação na sociedade brasileira.

O Curso será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no campus Nova Andradina, com possibilidade de oferta de algumas disciplinas à distância.

O Curso será realizado no prazo de 18 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 5 deste edital.   


A inscrição é gratuita e deverá ser efetuada, exclusivamente, por meio da internet, na Página do Candidato, no período de 27/09 a 06/10/2021. 

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os seguintes documentos:

a) Cópia do diploma de graduação, tantos quanto o candidato tiver, em PDF, (frente e verso);

b) Arquivo XML do Currículo Lattes;

b) Cópia, no formato PDF, de documentos que comprovem produção científica, caso o candidato possua, relativos aos seguintes itens do Currículo Lattes:

  1. Publicação de artigos em revistas;
  2. Publicação de livros (com ISBN);
  3. Publicação de Capítulos de Livros (com ISBN);
  4. Publicação de trabalhos completos em anais de eventos científicos;
  5. Publicação de Resumos (simples ou expandidos) em anais de eventos científicos.

d) Cópia de titulação em curso de pós-graduação, caso o candidato possua, no formato PDF, (frente e verso).

Os documentos arrolados nas alíneas a e b do item 3.1.2 são de apresentação obrigatória, cuja ausência resultará no indeferimento da inscrição.

A apresentação dos documentos arrolados nas alíneas b e d do item 3.1.2 será utilizada para fins de pontuação do currículo lattes, não resultando na eliminação do candidato a ausência dos mesmos.

As inscrições serão homologadas em data prevista no cronograma apresentado no item 5 deste Edital.

A efetivação da inscrição pelo candidato implica conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.


Serão ofertadas 40 vagas no campus Nova Andradina para portadores de diploma de Ensino Superior em qualquer área de formação que pretendam obter certificação como Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais.

A seleção será feita em duas etapas: 

a) primeira faseanálise do currículo lattes; e 

b) segunda faseentrevista.

A análise do currículo lattes, primeira fase da seleção, será efetuada, primeiramente, por meio de pontuação automatizada, gerada por sistema, a partir do arquivo XML anexado pelo candidato, conforme os itens de avaliação e pesos estabelecidos no Anexo I – Tabela de Pontuação.

Os 60 (sessenta) primeiros candidatos da classificação gerada via sistema terão seus documentos analisados e avaliados pelo Colegiado do Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, ou por comissão instituída pelo campus, especificamente para esse fim.

Os candidatos que pontuarem, na classificação sistêmica, em qualquer dos itens estabelecidos na tabela do Anexo II e não apresentarem, no ato da inscrição, o correspondente comprovante de titulação ou produção científica, conforme rol de documentos estabelecidos no item 3.1.2, terá pontuação devidamente reduzida e revista a sua classificação.

O resultado da primeira fase será publicado na página do edital no sítio eletrônico da Central de Seleção do IFMS, em data estabelecida no cronograma (item 5).

Após a conferência dos documentos e estabelecimento da classificação, os 60 (sessenta) primeiros candidatos classificados serão convocados para a entrevista, por meio de documento publicado na página do edital, no sítio eletrônico da Central de Seleção do IFMS.

A entrevista ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet.

A publicação da convocação a que se refere o item 4.3 deverá conter o link de acesso à sala virtual do Google Meet e informações de data e horário em que cada candidato será entrevistado. 

A entrevista levará em consideração a experiência e conhecimentos do candidato acerca do tema do curso, bem como as motivações e interesses de pesquisa em relação à área.

Após a entrevista, será publicado, conforme o cronograma, item 5 deste edital, o Resultado Preliminar do processo seletivo.

Caso o número de candidatos inscritos seja menor do que a quantidade de vagas oferecidas, o IFMS resguarda para si o direito de não realizar a entrevista, bastando a classificação obtida na análise curricular para a definição da lista do resultado do certame.

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 5, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/.

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo: 

a) Requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo 1); 

b) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso); 

c) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino); 

d) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; 

e) Cadastro de Pessoa Física (CPF); 

f) Foto 3x4;

g)Comprovante  de  preenchimento  do  Questionário  Socioeconômico  disponível  no 

endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Além da apresentação da documentação arrolada no item 9.2, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados. 

Caso haja desistências de vagas até a segunda semana após o início das aulas, serão convocados para realizar matrícula os próximos da lista de candidatos classificados por, até o preenchimento do número de vagas ofertadas.  

ETAPA

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital

20/09/2021

Período de esclarecimentos/ impugnação

21 a 24/09/2021

Período de inscrições

27/09 a 05/01/2022

Divulgação do resultado da primeira fase (análise do currículo lattes)

Até 31/01/2022

Recursos à PROPI (resultado da primeira fase) 

01 e 02/02/2022

Divulgação do Resultado da primeira fase (após recursos) e convocação para as entrevistas

Até 04/02/2022

Entrevistas

07 a 18/02/2022

Divulgação do resultado preliminar (da segunda fase)

Até 21/02/2022

Recurso à PROPI (resultado da segunda fase)

22 e 23/02/2022

Divulgação do Resultado Final e lista de espera 

25/02/2022

Período de matrículas

28/02 a 04/03/2022

Início das aulas

A partir de 07/03/2022