O presente edital visa a seleção de projetos submetidos pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu do IFMS, para adesão ao Programa Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação - PAPG - ciclo 2022 / 2023.

O PAPG, aprovado por meio da Resolução Cosup nº 27 de 28 de julho de 2022, constitui-se como instrumento da política institucional de Pós-graduação e visa estabelecer processos de qualificação relativos aos fazeres intrínsecos aos cursos e programas de Pós-graduação da Instituição. 

São objetivos do presente edital:

    I.          Estabelecer a equipe executora do ciclo 2022/2023 do PAPG;

   II.          Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e manter o processo contínuo de monitoramento da implementação dos fazeres intrínsecos à Pós-graduação.

 III.          Garantir, com base no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), o pagamento mensal de bolsa aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.

Os coordenadores que participarão do edital devem ser previamente indicados pela Direção-Geral do campus e submeter projeto de adesão ao PAPG, durante o período previsto para este fim.

O projeto deverá prever atividades distribuídas no período de 10 (dez) meses, que compreende o prazo de vigência deste edital.

Este edital prevê o pagamento mensal, durante o prazo de vigência do ciclo 2022/2023 do PAPG (setembro de 2022 a junho 2023), de bolsa, no valor de R$ 713,00, paga por meio do orçamento de cada campus aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.

Atividade

Data

Lançamento do Edital

04/08/2022

Prazo para esclarecimentos e/ ou impugnações

05 e 10/08/2022

Submissão dos projetos

11 a 19/08/2022

Avaliação das projetos

22 a 24/08/2022

Período de readequação de projetos

25 e 26/08/2022

Divulgação do resultado preliminar

Até 30/08/2022

Recurso à Propi

Até 01/09/2022

Divulgação do resultado final

Até 05/09/2022

Período de execução do projeto

setembro/2022 a junho/2023

Entrega de relatório parcial

 23/12/2022

Entrega de relatório final (prestação de contas)

 06/07/2023

DOS REQUISITOS

Os/as coordenadores/as de curso de Pós-graduação que comporão a equipe executora do ciclo 2022-2023 do PAPG devem ser indicados/as previamente pela Direção-Geral do campus.

O/a coordenador/a de curso indicado/a pela Direção-Geral será o/a coordenador/a do projeto que deverá ser submetido para a adesão ao ciclo 2022-2023 do PAPG.

O/a Coordenador/a do Projeto deve estar adimplente, até a data de início de vigência do mesmo, em relação às suas obrigações perante as Direções responsáveis pelo Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS, sob pena de cancelamento do projeto.


DA SUBMISSÃO DA INSCRIÇÃO / PROJETO

Caberá ao/à Coordenador/a do Projeto submeter a inscrição neste edital, juntamente com o documento que comprova a indicação efetuada pela Direção-Geral do campus (Anexo I) e a portaria de designação para a função de coordenação do curso de Pós-graduação, no período destinado às inscrições neste edital, conforme disposto no Cronograma, item 9.

O projeto de adesão deve estar redigido de forma clara, nos moldes do Anexo I deste edital, e conter, necessariamente, propostas de ações visando a melhoria dos indicadores e da gestão acerca do curso de Pós-graduação, bem como cronograma detalhado de execução das ações previstas, alinhadas a cada um dos objetivos do PAPG abaixo relacionados:

  1. Fomento ao desenvolvimento de ações e eventos que promovam a qualificação dos cursos de Pós-graduação do IFMS;

  2. Propositura de instrumentos que possibilitem avaliar a qualidade da prática educativa desenvolvida no âmbito da Pós-graduação do IFMS;

  3. Contribuição para a melhoria da qualidade e a consolidação dos cursos de Pós-graduação;

  4. Mapeamento das demandas de qualificação dos docentes e discentes no que tange aos fazeres inerentes à Pós-graduação da Instituição.

  5. Identificação das necessidades relativas à infraestrutura e aos apoios/suportes profissionais (acervo bibliográfico, espaço físico, condições de trabalho, apoio pedagógico) requeridos para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas aos cursos de Pós-graduação nas unidades de ensino.

A submissão da inscrição deve ser realizada pelo/a coordenador/a do projeto, EXCLUSIVAMENTE via Internet, por meio do módulo Pesquisa do SUAP, no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br.