Edital nº 059/2022 - IFMS/PROPI - Programa Permanente de Avaliação e Acompanhamento da Pós-Graduação do IFMS - PAPG, ciclo 2022/2023
Edital destinado à seleção de projetos para adesão ao Programa Permanente de Avaliação e Acompanhamento da Pós-Graduação do IFMS, ciclo 2022/2023.
O presente edital visa a seleção de projetos submetidos pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu do IFMS, para adesão ao Programa Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação - PAPG - ciclo 2022 / 2023.
O PAPG, aprovado por meio da Resolução Cosup nº 27 de 28 de julho de 2022, constitui-se como instrumento da política institucional de Pós-graduação e visa estabelecer processos de qualificação relativos aos fazeres intrínsecos aos cursos e programas de Pós-graduação da Instituição.
São objetivos do presente edital:
I. Estabelecer a equipe executora do ciclo 2022/2023 do PAPG;
II. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e manter o processo contínuo de monitoramento da implementação dos fazeres intrínsecos à Pós-graduação.
III. Garantir, com base no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), o pagamento mensal de bolsa aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.
Os coordenadores que participarão do edital devem ser previamente indicados pela Direção-Geral do campus e submeter projeto de adesão ao PAPG, durante o período previsto para este fim.
O projeto deverá prever atividades distribuídas no período de 10 (dez) meses, que compreende o prazo de vigência deste edital.
Este edital prevê o pagamento mensal, durante o prazo de vigência do ciclo 2022/2023 do PAPG (setembro de 2022 a junho 2023), de bolsa, no valor de R$ 713,00, paga por meio do orçamento de cada campus aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.
Atividade |
Data |
Lançamento do Edital |
04/08/2022 |
Prazo para esclarecimentos e/ ou impugnações |
05 e 10/08/2022 |
Submissão dos projetos |
11 a 19/08/2022 |
Avaliação das projetos |
22 a 24/08/2022 |
Período de readequação de projetos |
25 e 26/08/2022 |
Divulgação do resultado preliminar |
Até 30/08/2022 |
Recurso à Propi |
Até 01/09/2022 |
Divulgação do resultado final |
Até 05/09/2022 |
Período de execução do projeto |
setembro/2022 a junho/2023 |
Entrega de relatório parcial |
23/12/2022 |
Entrega de relatório final (prestação de contas) |
06/07/2023 |
DOS REQUISITOS
Os/as coordenadores/as de curso de Pós-graduação que comporão a equipe executora do ciclo 2022-2023 do PAPG devem ser indicados/as previamente pela Direção-Geral do campus.
O/a coordenador/a de curso indicado/a pela Direção-Geral será o/a coordenador/a do projeto que deverá ser submetido para a adesão ao ciclo 2022-2023 do PAPG.
O/a Coordenador/a do Projeto deve estar adimplente, até a data de início de vigência do mesmo, em relação às suas obrigações perante as Direções responsáveis pelo Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS, sob pena de cancelamento do projeto.
DA SUBMISSÃO DA INSCRIÇÃO / PROJETO
Caberá ao/à Coordenador/a do Projeto submeter a inscrição neste edital, juntamente com o documento que comprova a indicação efetuada pela Direção-Geral do campus (Anexo I) e a portaria de designação para a função de coordenação do curso de Pós-graduação, no período destinado às inscrições neste edital, conforme disposto no Cronograma, item 9.
O projeto de adesão deve estar redigido de forma clara, nos moldes do Anexo I deste edital, e conter, necessariamente, propostas de ações visando a melhoria dos indicadores e da gestão acerca do curso de Pós-graduação, bem como cronograma detalhado de execução das ações previstas, alinhadas a cada um dos objetivos do PAPG abaixo relacionados:
-
Fomento ao desenvolvimento de ações e eventos que promovam a qualificação dos cursos de Pós-graduação do IFMS;
-
Propositura de instrumentos que possibilitem avaliar a qualidade da prática educativa desenvolvida no âmbito da Pós-graduação do IFMS;
-
Contribuição para a melhoria da qualidade e a consolidação dos cursos de Pós-graduação;
-
Mapeamento das demandas de qualificação dos docentes e discentes no que tange aos fazeres inerentes à Pós-graduação da Instituição.
-
Identificação das necessidades relativas à infraestrutura e aos apoios/suportes profissionais (acervo bibliográfico, espaço físico, condições de trabalho, apoio pedagógico) requeridos para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas aos cursos de Pós-graduação nas unidades de ensino.
A submissão da inscrição deve ser realizada pelo/a coordenador/a do projeto, EXCLUSIVAMENTE via Internet, por meio do módulo Pesquisa do SUAP, no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br.
Anexo 3 - Relatório Final - 28/06/2023
Anexo-2-Relatório_Parcial - 21/12/2022
Edital nº 059.4/2022 - Resultado Final - 09/09/2022
Edital nº 059.3/2022 - Resultado preliminar - 05/09/2022
Edital nº 059.2/2022 - Retificação do Cronograma - 01/09/2022
Edital nº 059.1/2022 - Retificação do cronograma - 19/08/2022
Anexo I - Projeto de Adesão e Termo de Compromisso - 04/08/2022