O programa Lapassion em Rede é um projeto plurianual (2022-2025) que envolve toda a Rede Federal e é baseado nas boas práticas do projeto Lapassion (Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), no qual participaram cinco Institutos Federais e Instituições de Ensino de seis países: Brasil, Chile, Espanha, Finlândia, Portugal e Uruguai.

O Programa LAPASSION visa à montagem de uma rede de colaboração internacional para o desenvolvimento de projetos e práticas multidisciplinares orientados à criação de novos produtos ou serviços, por meio de equipes de estudantes de áreas e países diferentes.

Os grupos de trabalho em Projetos Multidisciplinares do LAPASSION realizarão as atividades do projeto no período entre 19 de setembro a 25 de novembro de 2022, na cidade de Itumbiara (GO), nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

3.1 São requisitos para inscrição do(a) candidato(a):

3.1.1 Estar regularmente matriculado(a) em um dos curso de Graduação nos campi do IFMS, cursando no mínimo o segundo semestre e com frequência regular; 3.1.1.1 Não estar matriculado(a) no último semestre de seu curso;
3.1.2 Ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos completos na data da inscrição;
3.1.3 Não possuir vínculo empregatício;
3.1.4 Ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) médio igual ou superior a 7,5 (sete e meio);
3.1.5 Ter Coeficiente de Integralização (CI) do curso em que está matriculado(a), no momento da inscrição, entre 25% e 75% da carga horária total do curso de graduação em que esteja inscrito no IFMS;
3.1.6 Não ter sido contemplado em outros processos para mobilidade acadêmica nacional e/ou internacional para o mesmo período de realização do LAPASSION em rede;
3.1.7 Respeitar as datas e os prazos estabelecidos neste Edital, assim como apresentar todos os documentos exigidos no ato de sua inscrição;
3.1.8 Não ter recebido nenhuma das seguintes medidas disciplinares no IFMS nos últimos 12 (doze) meses: advertência escrita; suspensão; aplicação de medidas socioeducativas.

4.1 O(A) estudante selecionado(a) receberá em razão de sua participação em todas as fases do projeto, sejam as etapas presenciais ou a etapa remota uma bolsa (ajuda de custo) no valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais).
4.2 A concessão da ajuda de custo estará condicionada à prévia assinatura do Termo de Aceitação e Compromisso do(a) Estudante Bolsista (Anexo I).

4.3 A utilização dos recursos recebidos pelo(a) discente se destina à:
4.3.1. Deslocamento de ida e volta do local de moradia dos discentes ao Campus Itumbiara do IFG, nas duas etapas a serem realizadas presencialmente conforme cronograma deste Edital;
4.3.2 Hospedagem;
4.3.3 Alimentação;
4.3.4 Custeio de despesas essenciais;
4.3.5 Outros custos que sejam concernentes à participação nas atividades presenciais e remotas deste Edital.

5.1 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá ser alegado desconhecimento pelo mesmo.
5.2 As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet até as 23h59 do dia 27/07/2022, através do preenchimento e envio do formulário eletrônico (https://forms.gle/6TTgajCn5N7ge9aBA).
5.3 Ao enviar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá anexar um ARQUIVO ÚNICO DIGITALIZADO, salvo em formato PDF, contendo, na ordem solicitada no formulário, os seguintes documentos obrigatórios:

a. Histórico escolar com comprovante de CRA e CI que poderá ser emitido pelo próprio estudante, acessando o Sistema Acadêmico do IFMS;
b. Certificados de conclusão de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que tenha desenvolvido até à data de submissão do projeto;
c. Certificados de participação em eventos técnico-científicos (participação em congressos e seminários nacionais ou internacionais);
d. Premiação em eventos técnico-científicos. e. Certificados de línguas estrangeiras (não obrigatório, porém poderá ser utilizado como critério de desempate).

5.4 Adicionalmente, o Termo de Aceitação e Compromisso do(a) Estudante Bolsista (Anexo I) é obrigatório e também deverá ser submetido no ato da inscrição via formulário eletrônico.
5.5 As informações prestadas no processo de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo o IFMS, no caso de dados incorretos, incompletos ou inverídicos, mesmo que constatados posteriormente, do direito de excluir o(a) candidato(a) deste processo de seleção e declarar nulos os atos praticados em decorrência da inscrição.
5.6 É de inteira responsabilidade do candidato o envio, via formulário eletrônico, de toda a documentação obrigatória em PDF, conforme item 5.3 este Edital.