Edital nº 052/2021 - Especialização em Estratégias para a Conservação da Natureza - Campus Corumbá
Processo seletivo para ingresso como estudante no curso de Especialização em Estratégias para a Conservação da Natureza – Turma 2021/2º Semestre - do Campus Corumbá
Processo seletivo do curso de Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza – 2021/2º Semestre, do campus Corumbá.
Este edital estabelece a regras para a oferta de vagas que serão distribuídas entre dois públicos distintos:
a) Policiais militares florestais de todo o território nacional;
b) Civis residentes nos municípios de Corumbá ou Ladário.
O curso será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 400 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no campus.
A duração do curso será de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 5 do edital de abertura.
São ofertadas, ao todo, 35 vagas para o curso de Especialização em Estratégias para a Conservação da Natureza, do campus Corumbá, divididas da seguinte maneira:
1) 35 vagas a serem preenchidas por policiais militares florestais portadores de diploma de ensino superior e conforme critérios estabelecidos pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul juntamente com o Instituto Homem Pantaneiro - IHP, em consonância com o item 2.2 do edital de abertura;
2) 5 vagas para público civil residente nos municípios de Corumbá ou Ladário portadores de diploma de ensino superior.
A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, pelos candidatos que concorrerão às vagas destinadas ao público civil (5 vagas), por meio da internet, na Página do Candidato, no período de 21/07 a 01/08/2021.
No ato da inscrição, o candidato deve anexar os seguintes documentos:
a) Comprovante de residência nos municípios de Corumbá ou Ladário, no nome do candidato, expedido nos últimos 60 dias, podendo ser conta de água, luz, telefone ou internet; e
b) Diploma de graduação (ou documento equivalente).
Já a definição dos candidatos militares ocorrerá no âmbito dos comandos regionais da polícia militar segundo critérios pré-estabelecidos pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul juntamente com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), conforme o Acordo de Cooperação Técnica nº 031/2019 celebrado entre este e o IFMS.
As inscrições serão homologadas em data prevista no cronograma apresentado no item 5 do Edital de abertura.
A seleção para a definição das vagas destinadas ao público civil (5 vagas) será feita em duas etapas:
a) Conferência da documentação exigida para as inscrições, conforme item 3.2.1 do edital de abertura;
b) Sorteio eletrônico, conforme previsto no item 4 do edital de abertura, para o estabelecimento da classificação dos candidatos que obtiverem sua inscrição deferida.
O sorteio eletrônico será transmitido via internet por meio de canais oficiais do IFMS em data e horário a ser confirmado, confrome disposto no item 5 (Cronograma) do edital de abertura.
Já a definição da lista dos candidatos militares ocorrerá internamente, no âmbito corporativo da Polícia Militar, e observará critérios estabelecidos pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e Instituto Homem Pantaneiro - IHP, conforme prevê o item 2.2 de edital de abertura.
Na homologação do resultado será publicada uma chamada com os candidatos aprovados, tanto militares quanto civis, para a realizarem as matrículas no período de 23 a 28/08/2021.
Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/
A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo:
a) Requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo 1);
b) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);
c) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);
d) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;
e) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
f) Foto 3x4;
h) Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.
Além da apresentação da documentação arrolada no item 9.2, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.
Para a matrícula dos candidatos militares, conforme lista apresentada pelo IHP, além dos documentos arrolados acima, deve-se apresentar documento que comprove vínculo profissional como policial militar florestal.
O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo.
Caso haja vagas remanescentes até a segunda semana após o início das aulas, as mesmas serão ocupadas por candidatos militares, mediante a publicação de chamada, conforme nova lista que será encaminhada pelo IHP ao IFMS.
ETAPA |
DATA/PERÍODO |
OBSERVAÇÃO |
Lançamento do Edital |
13/07/2021 |
Edital Publicado na Central de Seleção do IFMS |
Período de esclarecimentos/ impugnação |
14 a 16/07/2021 |
|
Período de inscrições |
21/07 a 01/08/2021 |
Vide item 3 desse edital |
Divulgação preliminar das inscrições deferidas |
09/08/2021 |
Edital Publicado na Central de Seleção do IFMS |
Recurso à PROPI (inscrições deferidas) |
até 11/08/2021 |
Vide item 7 deste edital |
Divulgação das inscrições deferidas - após recurso |
13/08/2021 |
Edital Publicado Central de Seleção do IFMS |
Divulgação do Local e Horário do Sorteio eletrônico |
até 16/08/2021 |
Edital Publicado Central de Seleção do IFMS |
Sorteio eletrônico |
17/08/2021 |
Vide item 4 desse edital |
Divulgação do resultado preliminar |
até 17/08/2021 |
Edital Publicado Central de Seleção do IFMS |
Recurso à PROPI (resultado preliminar) |
até 19/08/2021 |
Vide item 7 desse edital |
Divulgação do Resultado Final e Primeira Chamada |
20/08/2021 |
Edital Publicado Central de Seleção do IFMS |
Período de matrículas |
23 a 28/08/2021 |
Matrículas na CEREL dos campus onde o curso será ofertado (item 8) |
Início das aulas |
30/08/2021 |
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), através da plataforma Moodle |
Edital nº 052.9/2021 - Segunda Chamada - Público Militar - 02/09/2021
Edital nº 052.8/2021 - Resultado Final e Primeira Chamada - Público Militar - 20/08/2021
Edital nº 052.7/2021 - Resultado Final e Primeira Chamada - Público Civil - 20/08/2021
Anexo 1 - Formulário de Requerimento de Matrícula - 20/08/2021
Anexo 2 - Orientações para a Efetivação das Matrículas - 20/08/2021
Edital nº 052.6/2021 - Resultado do Sorteio Eletrônico - 17/08/2021
Edital nº 052.4/2021 - Divulgação de data, local e horário do sorteio eletrônico - 16/08/2021
Edital nº 052.5/2021 - Informações Técnicas sobre o Sorteio Eletrônico - 16/08/2021
Edital nº 052.2/2021 - Lista de Inscrições Deferidas - 09/08/2021