Este edital dispõe sobre o incentivo à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação por meio do custeio de projetos desenvolvidos pelos servidores e estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas do Mato Grosso do Sul.

Serão apoiadas propostas cujos projetos proponham o desenvolvimento de soluções aplicadas de acordo com pelo menos 1 (uma) das linhas abaixo:

Linha A: Inovações tecnológicas

• Propostas de soluções a problemas específicos do setor produtivo local, regional ou nacional que gerem patente de invenção, modelo de utilidade ou patente implementada por programa de computador;

Linha B: Inovações socioambientais

• Propostas de soluções socioambientais que atendam a, no mínimo, 2 (dois) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Linha C: Soluções para demandas Institucionais específicas

• Desenvolvimento de soluções institucionais específicas previamente mapeadas e indicadas no Anexo 01 deste edital.

Os projetos de pesquisa aplicada deverão, obrigatoriamente, constar da fase pré-competitiva de inovação, caracterizada por TRL maior ou igual a 3.

São critérios de elegibilidade da proposta (Etapa 1):

1. O projeto foi contemplado em editais de pesquisa internos como Iniciação científica e tecnológica, Meninas e Mulheres na ciência, dentre outros, ou externos ao IFMS, como Chamadas Universais, editais da Fundect, Setec e outros.
  2. Comprovação do nível de maturidade tecnológica mínimo de 3 conforme escala TRL.
  3. Avaliação prévia do risco tecnológico do projeto.
Recomenda-se a consulta do Check List para Submissão para avaliar o cumprimento dos requisitos para submissão da proposta.

A submissão das propostas deve ser realizada pelo Coordenador de Projeto, EXCLUSIVAMENTE, via Internet, por meio do módulo Pesquisa do SUAP (Sistema unificado de Administração Pública), no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br, conforme período previsto para esta etapa no cronograma deste Edital.

Fases Data
Publicação do edital 12/05/2022
Período de impugnação do edital de 13 a 16/05/2022
Período de submissão dos projetos de 17/05 a 21/06/2022