EDITAL Nº 025/2026 – PROPI/IFMS - Auxílio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos Nacionais e Internacionais - 2026
Edital para a seleção de propostas para concessão de auxílio a servidores e estudantes da instituição interessados em apresentar trabalhos em eventos científicos e tecnológicos nacionais e internacionais.
O presente edital tem por objetivo incentivar a participação de servidores e estudantes do IFMS em eventos de natureza científica e/ou tecnológica, fomentar o estabelecimento de parcerias entre o IFMS e outras instituições, nacionais e internacionais, promover o interesse pela ciência, tecnologia e inovação entre estudantes dos campi do IFMS e divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do IFMS, fortalecendo ações de popularização da ciência.
Podem participar servidores efetivos do IFMS que estejam em exercício (sem afastamentos, férias ou licenças), adimplentes com as pró-reitorias e que cumpram as normas vigentes para afastamento, diárias e passagens, sendo obrigatória a publicação em DOU para eventos no exterior.
Os estudantes devem estar regularmente matriculados ou serem egressos há até 2 anos, estar adimplentes com os setores do IFMS e participar com acompanhamento de um servidor (e, se menores de idade, com autorização de um responsável legal).
Para ambos, é exigido não residir na cidade do evento e possuir trabalho aceito, ou apresentar o aceite dentro dos prazos: até 30 dias antes (eventos no Brasil) ou 45 dias antes (no exterior).
As informações adicionais estão descritas no Edital.
As inscrições de propostas para esta seleção serão realizadas, exclusivamente, via internet por meio de acesso ao formulário disponibilizado no endereço eletrônico: https://forms.gle/w83XotHoX8nmmtXi7, conforme as datas estipuladas no cronograma, item 12 deste Edital.
Além de preencher o formulário de inscrição, o servidor proponente deverá anexar no próprio formulário, em arquivo único em formato PDF:
- Declaração de atividades no IFMS (Anexo 1 deste edital), devidamente preenchida e assinada;
- Declarações de adimplência emitidas pelas direções responsáveis pelo Ensino e pela Pesquisa no campus no qual ele está lotado.
- a documentação comprobatória dos requisitos dispostos nos subitens 2.1 e 2.2 do Edital para servidores e estudantes, respectivamente;
- o comprovante de submissão ou aceite do trabalho emitido pela organização do evento (caso já tenha disponível);
- a programação/o cronograma do evento no qual irá apresentar o trabalho (captura da tela do site do evento).
As informações adicionais estão descritas no Edital.
Será designada comissão para avaliação das propostas inscritas, que consistirá na análise dos aspectos gerais da proposta e da atuação no IFMS, com base nas pontuações previstas na Tabela de Elementos para Avaliação (Anexo 2 deste edital).
As informações adicionais estão descritas no Edital.
|
ETAPAS |
1ª Etapa |
2ª Etapa |
|
Lançamento do Edital |
18/03/2026 |
|
|
Período de esclarecimentos e impugnação |
até 20/03/2026 |
|
|
Resposta às Impugnações e esclarecimentos |
até 23/03/2026 |
|
|
Período do evento de interesse* |
maio a agosto de 2026 |
setembro a dezembro de 2026 |
|
Inscrições |
24/03 a 06/04/2026 |
24/08/2026 00:00 |
|
Análise das inscrições |
10/04/2026 07:00 |
25 a 28/08/2026 |
|
Divulgação do resultado preliminar |
13/04/2026 |
31/08/2026 |
|
Interposição de recursos |
15/04/2026 |
02/09/2026 |
|
Divulgação do resultado final |
17/04/2026 |
04/09/2026 |