O presente edital tem por objetivo incentivar a participação de servidores(as) e estudantes do IFMS em eventos de natureza científica e/ou tecnológica, fomentar o estabelecimento de parcerias entre o IFMS e outras instituições, nacionais e internacionais, incluindo os seguintes eventos institucionalizados, através da promoção do interesse pela ciência, tecnologia e inovação entre estudantes dos campi do IFMS, participantes ou não do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica e divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do IFMS em eventos nacionais e internacionais.

Para participar desta seleção, o(a) servidor(a) interessado(a) deverá atender aos seguintes requisitos:

a) pertencer ao quadro de servidores(as) do IFMS; e

b) não estar em gozo de qualquer tipo de afastamento ou licença no ato da inscrição, submissão de documentos e participação no evento, sob pena de ter que devolver os recursos recebidos, além dos demais procedimentos cabíveis.

b.1) Em caso de docentes substitutos(as), a proposta de viagem deverá acontecer dentro do período de vigência do seu contrato.

b.2) Em caso de participação em evento no exterior, é necessária a publicação de portaria de afastamento do(a) servidor(a) no Diário Oficial da União, conforme Decreto nº 1.387, de 7 de fevereiro de 1995.

Para participar desta seleção, o(a) estudante interessado(a) deverá atender aos seguintes requisitos:

a) estar regularmente matriculado(a) ou ser egresso(a) do IFMS no período de realização do evento;

b) estar adimplente com os programas institucionais desenvolvidos pela PróReitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi);

c) ter autorização do pai, da mãe ou responsável para participação no evento —se estudante menor de 18 (dezoito) anos; e

d) ter o acompanhamento de um(a) servidor(a) do IFMS tanto na submissão da proposta quanto em todo o período da viagem.

As inscrições de propostas para esta seleção serão realizadas, exclusivamente, via internet, conforme Item 5 e o cronograma disposto neste Edital, por meio de acesso ao formulário disponibilizado no endereço eletrônico:

Além de preencher o formulário de inscrição, o(a) servidor(a) proponente deverá anexar, no próprio formulário, em formato PDF:

a) a documentação comprobatória dos requisitos dispostos nos subitens 2.1 e 2.2 deste Edital para servidores(as) e estudantes, respectivamente;

b) o comprovante de submissão ou aceite do trabalho emitido pela organização do evento;

c) a programação/o cronograma do evento no qual irá apresentar o trabalho (print do site do evento); e

d) o contrato de trabalho no IFMS, se docente temporário.

Será designada comissão específica, composta por servidores(as) que não estejam participando da seleção, para avaliação das propostas inscritas.

Quanto à autoria/coautoria do trabalho objeto da proposta, caberá à comissão avaliadora consultar:

a) se o(a) servidor(a) pertence ao quadro de servidores(as) do IFMS;

b) se o(a) estudante está regularmente matriculado(a) ou é egresso(a) do IFMS, considerando o período de realização do evento; e

c) se o(a) estudante está adimplente com os programas institucionais desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

d) A avaliação consistirá na análise da veracidade das informações e do preenchimento dos requisitos mínimos para participação.

e) O descumprimento dos requisitos dispostos neste Edital acarretará o indeferimento da proposta inscrita.

ETAPAS DATAS
Lançamento do Edital 03/05/2024
Período do evento de interesse maio a dezembro de 2024
Período de esclarecimentos e impugnação 06 a 07/05/2024