Este edital visa selecionar propostas de desenvolvimento esportivo aos estudantes-atletas do IFMS, a serem desenvolvidas no período conforme o cronograma, com vistas à concessão de bolsas de extensão aos estudantes, por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex), pautado nos preceitos do Programa de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS.

Coordenadores: somente servidor professor de educação física poderá ser coordenador da proposta de desenvolvimento esportivo.

Estar adimplente com todas as ações promovidas pela Proex, como entrega de relatórios e prestações de contas de outras ações já executadas, seja de atividades de fluxo contínuo ou de editais de fomento.

Estudantes: A proposta de desenvolvimento esportivo deverá envolver, no mínimo, 1 (um) e, no máximo a quantidade de bolsistas estimada por cada campus conforme o quadro 1, os quais poderão ser estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.

O valor total previsto neste edital é de R$ 180.000,00 (cento e oitotenta mil reais) destinados ao pagamento de bolsas com recursos do Pibaex.

Serão financiadas 10 (dez) propostas de desenvolvimento esportivo, sendo permitida apenas 1 (uma) proposta por campus.

O valor total e os valores previstos para o pagamento de bolsas poderão ser reajustados de acordo com o quantitativo de propostas aprovadas e/ou a disponibilidade orçamentária do IFMS.

Serão disponibilizadas por 6 (seis) meses, um total de 100 (cem) bolsistas sendo: 50 (cinquenta) bolsas distribuídas igualmente para os campi, e outras 50 (cinquenta) distribuídas de forma proporcional aos estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado de cada campus, conforme quadro 1 a seguir.

Em virtude do movimento grevista e das solicitações de alguns docentes de Educação Física, o Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) comunica a prorrogação da data limite para submissão de propostas relacionadas ao Edital 019/2024 PROEX/IFMS para 02 de junho de 2024.

As propostas submetidas até a data de hoje, 15 de maio de 2024, seguirão o processo de avaliação e descentralização de recursos conforme previsto no edital, sem causar prejuízo aos demais campi proponentes devido à prorrogação do prazo.

Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.