Edital 067/2025 Propi/IFMS - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (SEMICT) – Edição 2025
Edital 067/2025 Propi/IFMS - Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (SEMICT) – Edição 2025
O presente Edital apresenta as diretrizes gerais para realização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEMICT) – Edição 2025, que será realizado presencialmente, nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, em Nova Andradina/MS.
Deverão participar, obrigatoriamente, das atividades previstas para o Semict 2025, estudantes bolsistas de nível superior envolvidos(as) nos projetos de pesquisa selecionados pelos Editais de pesquisa e inovação e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS:
a. 032/2024 (Meninas e Mulheres),
b. 033/2024 (Iniciação Científica e Tecnológica),
c. 051/2024 (IFMaker Educador),
d. 058/2024 (Pesquisa aplicada),
e. 059/2024 (IFMaker Empreendedor)
Estudantes voluntários e de outros editais de nível superior do IFMS, envolvidos(as) em projetos de pesquisa, também poderão participar do evento.
Estudantes egressos dos cursos de Graduação do IFMS, que tenham concluído seus cursos no ano de 2025 também podem inscrever seus trabalhos.
As incrições serão prorrogadas até o dia 22/09/2025 via Sistema Suap Eventos, no endereço: https://suap.ifms.edu.br/eventos/inscricao/361/.
A submissão obrigatória do trabalho (resumo expandido), deve ser feita pelo estudante ou orientador, e deverá ser elaborado conforme o item 5 do edital e submetido no sistema por um dos autores.
O orientador, estudante e demais autores, como coorientador devem também se inscrever no evento por meio do Suap Eventos.
Os projetos de pesquisa que tenham mais de um Plano de Trabalho deverão apresentar resumos expandidos distintos para cada Plano.
Após a pré-avaliação e correção dos resumos expandidos, os(as) estudantes deverão enviar a versão final destes, em formato pdf, para semict@ifms.edu.br até 20/10/2025.
A avaliação dos trabalhos no Semict 2025 será realizada com base na apresentação do banner disponibilizado, bem como nas informações contidas no resumo expandido.
Na avaliação, serão observados critérios como:
- estrutura visual, organização e qualidade técnica;
- relevância social, cultural e/ou política;
- relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico;
- qualidade, criatividade e uso adequado do tempo; e
- domínio do conteúdo e clareza na exposição.
Poderão participar como avaliadores(as):
- Servidores(as) do IFMS — avaliadores(as) internos(as); e
- Avaliadores(as) cadastrados(as) no Banco de Avaliadores Externos do IFMS, convidados(as) com base em sua produção científica e experiência profissional.
Etapa |
Período/Data |
Observação |
Publicação do Edital |
20/08/2025 |
|
Período para impugnação/ esclarecimentos |
até 22/08/2025 |
Recebimento via e-mail: dippg@ifms.edu.br |
Respostas às impugnações/esclarecimentos |
até 27/08/2025 |
Respostas enviadas no mesmo e-mail de recebimento do pedido de impugnação/ esclarecimentos. |
Disponibilização dos modelos de resumo expandido e banner |
até 22/08/2025 |
|
Inscrição e envio dos resumos expandidos para pré-avaliação |
27/08 a 08/09/2025 |
Inscrição pelo link: |
Pré-avaliação dos resumos expandidos |
até 01/10/2025 |
Realizada pela comissão organizadora e Copeis |
Envio dos resumos expandidos corrigidos |
até 10/10/2025 |
via e-mail: semict@ifms.edu.br |
Cerimônia de abertura do Semict 2025 |
14/11/2025 |
Abertura presencial em Nova Andradina |
Apresentação e avaliação dos projetos |
13 e 14/11/2025 |
Campus Nova Andradina |