Trata-se de uma chamada interna para selecionar uma proposta institucional, limitados em até 08 (oito) projetos, que será apresentada como proposta institucional para concorrer ao EDITAL Nº 03/2020 - IFES APOIO À PROMOÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA COM FOCO NA ECONOMIA 4.0, ASSOCIADOS AO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

• Estimular a Iniciação e a Extensão Tecnológica nas instituições da Rede Federal;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0, a exemplo da programação de Software e aplicativos, realidade virtual e realidade aumentada, prototipagem de soluções tecnológicas, internet das coisas, inteligência artificial e robótica;
  • Estimular o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio, técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas de ensino quanto a iniciação tecnológica;
  • Estreitar a parceria entre as instituições da Rede Federal e as secretarias de educação para o desenvolvimento de ações de iniciação tecnológica;
  • Contribuir para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades.

Os projetos devem ter como foco as tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da economia 4.0, a exemplo daquelas apresentadas no item 2.1.

Os projetos devem manifestar a utilização de metodologias ativas, conforme o item 2.3.

Os projetos devem prever o atendimento a, no mínimo, 160 (cento e sessenta) beneficiários, que deverão ser estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas municipais e estaduais de educação básica, separadamente ou em conjunto.

A participação dos beneficiários deverá ter como objetivo a sua iniciação tecnológica, observando seu perfil de formação e realidades socioeconômicas e culturais, de forma que sejam facilitadas a aprendizagem e o desenvolvimento de projetos com tecnologias que caracterizam a Economia 4.0.

O prazo de execução é de 24 (vinte e quatro) meses.

As atividades de iniciação tecnológica deverão ser executadas preferencialmente nas instalações da instituição proponente.

A submissão das propostas deve ser realizada por meio de correio eletrônico, ou seja, mais precisamente do email da Direção-Geral para o e-mail proex@ifms.edu.br, devendo constar como título do email o assunto APOIO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COM FOCO NA ECONOMIA 4.0, devendo conter como anexo no email enviado todos os documentos solicitados  até às 23h59 minutos, horário local, da data informada no cronograma desta chamada.

Será selecionada uma única proposta, com até 8 (oito) projetos, para representar a proposta institucional relacionada à promoção da iniciação tecnológica com foco na economia 4.0 associadas ao ensino, pesquisa e extensão.

Essa chamada não garante alocação de recursos à proposta a ser submetida no EDITAL N°03/2020 - IFES APOIO À INICIAÇÃO TECNOLÓGICA COM FOCO NA ECONOMIA 4.0.

A proposta institucional, se selecionada, será contemplada com recursos financeiros no valor de R$ 123.666,67 (cento e vinte e três mil seiscentos e sessenta e seis reais e sessenta e sete centavos).

ETAPAS

Publicação da chamada

15/07/2020

Período para impugnação do edital