O Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação que tem como objetivo apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados pelo IFMS. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para a integralização dos cursos, pois contribui significativamente para a formação dos estudantes.

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes, COM PROPOSTAS JÁ APROVADAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), a serem apoiados com auxílios tendo como referência a Política de Apoio ao Ensino do IFMS por meio do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação no âmbito do IFMS para o segundo semestre de 2015.

Os recursos destinados à Política de Apoio ao Ensino são oriundos do orçamento geral do IFMS e seu montante é definido no planejamento orçamentário.

O processo seletivo de concessão de auxílio para TCC destina-se a fornecer auxílios no montante de até R$ 18.750,00, a serem distribuídos entre estudantes do IFMS, no valor de R$ 150,00, em parcela única, para os estudantes dos Cursos Técnicos e R$ 300,00 dos Cursos de Graduação do IFMS, que estejam com projetos de  TCC aprovados.

O auxílio será depositado pela Diretoria de Administração (Dirad) do câmpus na conta corrente do estudante, para isso, o mesmo deve possuir, em seu nome, conta corrente no Banco do Brasil, não podendo ser conta-conjunta nem conta-poupança. Nos casos em que o estudante já receba algum tipo de Auxílio do IFMS, em conta corrente na Caixa Econômica Federal, esta também poderá ser utilizada para receber o auxílio.

Serão ofertados até 80 (oitenta) auxílios distribuídos entre os campi, para o segundo semestre de 2015.

Poderão submeter-se a este edital os estudantes dos Cursos Técnicos e de Graduação, que estejam matriculados nas seguintes unidades curriculares:

1. Projeto Integrador III: para estudantes dos Cursos Técnicos; e
  2. Projeto Integrador II: para estudantes dos Cursos de Graduação.

Toda proposta de projeto de TCC submetida a este edital deverá:

1. conter a Declaração de Aprovação da Proposta de TCC (AnexoII);
  2. possuir aceite do professor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho, conforme Anexo II;
  3. ter aprovação prévia da Coordenação de Curso/Eixo, de acordo como os procedimentos definidos no âmbito do curso, conforme Anexo II;
  4. atender ao Regulamento de TCC dos Cursos Técnicos ou dos Cursos de Graduação;
  5. estar formatado de acordo com a estrutura do Anexo IV para os Cursos Integrados, ou Anexo V, para os Cursos de Graduação.

Em caso de desistência, abandono ou reprovação na unidade curricular Projeto Integrador III, para estudantes dos Cursos Técnicos, ou Projeto Integrador II, para estudantes dos Cursos de Graduação, o estudante estará impossibilitado de participar e/ou concorrer a outro edital de seleção de auxílio para TCC dessa natureza, no mesmo curso do IFMS.

As inscrições para o processo seletivo para concessão de auxílio para TCC dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação do IFMS serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro de 2015.

O candidato deverá dirigir-se à Central de Relacionamento (CEREL) do câmpus em que deseja se inscrever.

A seleção das propostas será realizada pelo Coordenador de Curso/Eixo e Direção de Ensino (DIREN) de cada campus.

Serão selecionadas propostas observando-se a ordem de inscrição e o limite máximo de auxílios disponíveis.

Para a seleção das propostas será considerado o atendimento aos anexos deste edital.

A classificação dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição.

Será critério de desempate a data e horário constante na ficha de inscrição, prevalecendo a ordem cronológica em que ocorrerem as inscrições.

A previsão é que resultado preliminar do edital seja divulgado no dia 29 de outubro de 2015, na Central de Seleção, com a relação, por câmpus, dos estudantes selecionados.

O resultado final deverá ser divulgado dia 04 de novembro de 2015, na Central de Seleção, com a relação, por câmpus, dos estudantes contemplados com a concessão do Auxílio TCC.