Trata-se de edital interno para apresentação e seleção de propostas de atividades de extensão na modalidade curso de extensão, a serem desenvolvidas no período de 01 de março a 29 de novembro de 2018, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de atividades que serão contempladas Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi).

As propostas deverão atender aos seguintes requisitos mínimos (item 3 do edital):

- prever cronograma de execução no periodo de março a novembro de 2019 e envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público alvo;

- envolver no mínimo 01 (um) estudante voluntário regularmente matriculado nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do IFMS;

- obedecer às diretrizes previstas no item 8.4 (preenchimento correto da Unidade Geral e da Unidade de Origem);

- as propostas precisam enquadrar-se em uma das Áreas Temáticas e em uma das Linhas de Extensão estabelecidas pela Política de Extensão do IFMS e descritas no Anexo I deste Edital;

- as propostas submetidas devem estar enquadradas na modalidade curso de extensão;

- no caso do servidor técnico-administrativo, envolver um ou mais docentes na equipe de execução da atividade de extensão;

- atender às demais condições estabelecidas no edital.

Os Cursos de extensão deverão ser submetidos no prazo estabelecido no calendário deste edital e prever o período de execução entre 01 de março e 29 de novembro de 2019, exclusivamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj), disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj.mec.gov.br, conforme prazos previstos no item 15.

Antes da submissão da proposta, o respectivo coordenador deverá realizar um cadastro prévio no Sigproj para a obtenção de senha de acesso.

 

A primeira fase de avaliação das propostas consistirá na verificação quanto ao atendimento às Condições de Habilitação (item 3) e demais itens eliminatórios constantes neste edital, cujo parecer será emitido pela Diretoria responsável pela extensão na Unidade Geral (UG), via Sigproj.

A Diretoria responsável pela extensão na Unidade Geral (UG) deverá ainda observar se existem propostas com objetos idênticos ou semelhantes. Nesse caso, observadas as demais condições de habilitação (item 3), deverá recomendar a primeira proposta submetida.

Cabe à Diretoria responsável pela extensão na Unidade Geral (UG) a verificação e deferimento da carga horária semanal estipulada pelo proponente, apresentada na proposta.

O mérito das propostas recomendadas pelos campi serão analisadas por avaliadores do IFMS, utilizando como critério de julgamento aqueles estabelecidos na tabela 1 do edital.

Os resultados da seleção serão divulgados no endereço eletrônico do IFMS http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Os proponentes poderão interpor recurso ao resultado provisório no prazo previsto no calendário do Edital (item 15) por meio de formulário (Anexo V), que deverá ser escaneado em formato PDF e enviado à PROEX pelo correio eletrônico do SigProj, conforme especificações constantes no item 11.

O valor total previsto neste edital é de até R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais) e o repasse aos coordenadores que tiverem propostas aprovadas será realizado em parcela única, considerando a disponibilidade financeira do IFMS.

Os recursos destinados aos auxílios financeiros (conforme item 5.2) poderão ser redistribuídos em virtude das propostas aprovadas.

Caso o valor descrito no item 5.2 não seja suficiente para concessão de auxílio financeiro (Piepi) a todas as propostas aprovadas, poderá haver concessão parcial de auxílio ou, ainda, a proposta ser aprovada sem qualquer concessão de auxílio financeiro.

O auxílio financeiro visa, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento de Cursos de Extensão aprovados neste edital.

Haverá concessão de auxílio financeiro no valor de até R$ 1.000,00 (mil reais) para cada proposta.

ETAPAS

DATA

Publicação do edital

01.10.2018

Prazo para impugnação ao edital

02 e 03.10.2018

Período de submissão da proposta de atividade de extensão.

08.10.2018 a 30.10.2018

até às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Parecer técnico da Unidade Geral (DIREN/DIRER ou DIREX)

31.10 a 06.11

Adequações necessárias e nova submissão da proposta pelo Coordenador

07 e 08.11

Parecer técnico da Unidade Geral para os casos em que foram solicitadas adequações (DIREN/DIRER ou DIREX)

09 a 12.11

Avaliação das propostas

13 a 30.11.2018

Divulgação do resultado preliminar

03.12.2018

Pedidos de interposição de recursos

04 e 05.12.2018

até à 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Divulgação do resultado final

06.12.2018

Entrega de documentações na COERI (item 13)

até 11.12.2018

Execução do Curso de extensão

01.03.2019 a 29.11.2019

Entrega do Relatório Final/Prestação de Contas

Até 30 dias após o término de execução do Curso de extensão.