Processo seletivo do Curso Técnico em Edificações na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Campus Aquidauna

CAMPUS AQUIDAUANA

Curso

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Técnico em Edificações

Noturno

20

6

4

6

4

40

O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o ensino fundamental e ter a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Candidato, no período de 14 de janeiro a 29 de fevereiro de 2016.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição no seguinte endereço e horários, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados:

Campus

Endereço

Horários

Aquidauana

Rua José Tadao Arima, 222 – Vila Ycaraí

CEP: 79.200-000 – Aquidauana, MS.

8h às11h

15h às 20h

Há reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o ensino fundamental ou equivalente em escola pública, comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, também, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção deverá ser informada no ato da inscrição.

O sorteio eletrônico será realizado no dia 02 de março de 2016 em local e horário a ser divulgado no dia 01 de março de 2016 no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio, que será divulgado no dia 01 de março de 2016 no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O candidato não é obrigado a comparecer ao sorteio, porém é responsável por tomar conhecimento do resultado.

O Campus Aquidauana realizará uma reunião para a confirmação de interesse dos candidatos sorteados no dia 08 de março de 2016.

Todos os candidatos sorteados no Processo Seletivo Proeja Aquidauana 2016/1 estão automaticamente convocados para a reunião, estando os candidatos faltosos sujeitos a terem sua matrícula rejeitada pelo IFMS.

A previsão é que o resultado do sorteio seja publicado no dia 02 de março de 2016, sendo o resultado final divulgado no dia 07 de março de 2016.

O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu.

A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado em calendário perderão direito à vaga.

A matrícula da PRIMEIRA CHAMADA deverá ser realizada no período de 08 a 15 de março de 2016, no local e horários constantes no quadro abaixo:

Campus

Endereço

Horários

Aquidauana

Rua José Tadao Arima, 222 – Vila Ycaraí

CEP: 79.200-000 – Aquidauana, MS.

8h às11h

15h às 20h

No ato da matrícula o candidato, quando menor de 18 anos, acompanhado de seu representante, deverá entregar pessoalmente à Cerel do campus cópia dos seguintes documentos:

a)     Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado;

b)     Fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente (Obs.: para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);

c)     Fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

d)     Fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

e)     Fotocópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f)      Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais (http://www.tse.jus.br), para os candidatos maiores de 18 anos;

g)     Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos;

h)     Duas (02) fotos 3x4 recentes, impressa em papel fotográfico;

i)       Os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou equivalente no exterior, exceto em países do MERCOSUL, além dos itens a, b, c, d, e, f e g, apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);

j)       Os candidatos estrangeiros devem apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;

k)     Documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita que estão descritos no Anexo II deste edital;

Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Os documentos relacionados acima deverão ser apresentados:

I – em um envelope;

II – na ordem que são listados

III – rubricados pelo candidato;

IV – acompanhados de seus respectivos originais ou estarem autenticados.

A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II do Edital.

Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.

O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida não terá direito à matrícula.

Na impossibilidade de apresentação do Histórico Escolar poderão ser aceitas, condicionalmente:

a) para candidatos beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, atestando que o estudante cursou cada uma das séries e/ou anos com aprovação em escola(s) pública(s) no Brasil, emitida pela Instituição de Ensino;

b) para candidatos não beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, emitida pela Instituição de Ensino.

Etapa

Data

Publicação do Edital

05 de janeiro de 2016

Período de inscrições

14 de janeiro a 29 de fevereiro de 2016

Divulgação do local e horário de sorteio e número do candidato para o sorteio

01 de março de 2016

Realização do sorteio

02 de março de 2016

Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

02 de março de 2016

Período de Recurso

03 e 04 de março de 2016

Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada

07 de março de 2016

Reunião para confirmação de interesse dos candidatos

08 de março de 2016

Período de matrícula

08 a 15 de março de 2016

Divulgação das chamadas subsequentes

17 de março de 2016

Início das aulas

28 de março de 2016