Processo seletivo para o ingresso no 2º semestre de 2015 nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado presencial ofertados nos câmpus Campo Grande e Jardim.

São gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 16 a 24 de junho de 2015, pela Página do Candidato.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição nos seguintes endereços e horários, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados:

CÂMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

CAMPO GRANDE

Câmpus Campo Grande - Sede Provisória
Rua 13 de Maio, 3072 - Centro
CEP 79.002-356
Campo Grande/MS

9h às 11h
14h às 16h
18h às 20h

JARDIM

Câmpus Jardim - Sede provisória
Av. Mato Grosso, 942 - Vila Angélica
CEP 79.240-000
Jardim/MS

18h às 21h

Vagas para o 2º semestre de 2015:

CÂMPUS CAMPO GRANDE

Curso

Turno

Vagas para ampla concorrência

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Total de vagas

Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Vagas para não autode- clarados

Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Vagas para não autode clarados

Informática

Vesper-tino

 

40

 

12

 

8

 

12

 

8

 

80

Eletrotécnica

Matuti-no

 

40

 

12

 

8

 

12

 

8

 

80

 

CÂMPUS JARDIM

Curso

Turno

Vagas para ampla concorrência

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Total de vagas

Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Vagas para não autode- clarados

Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Vagas para não autode- clarados

Edificações – (Proeja)

Vesper-tino

14

 5

 3

 5

 3

 30

Manutenção e Suporte em Informática – (Proeja)

Matuti-no

14

 5

 3

5

 3

 30

O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula.

Para os cursos ofertados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), além de ter o Ensino Fundamental completo, o candidato deve ter a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.

Há reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental ou equivalente em escola pública, comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, também, aos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.

A opção deverá ser informada no ato da inscrição.

Será feita por meio de um sorteio público de caráter classificatório, que será realizado no dia 30 de junho de 2015.

A classificação do candidato em qualquer colocação na lista de sorteados não garante a convocação para matrícula, pois devem ser observados os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas.

O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (Cerel) do câmpus para o qual se inscreveu.

A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Os candidatos que não efetivarem a matrícula no período estipulado em calendário, perderão direito à vaga.

A matrícula da SEXTA CHAMADA deverá ser realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2015 nos locais e horários constantes no quadro abaixo:

CÂMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

CAMPO GRANDE

Câmpus Campo Grande - Sede Provisória
Rua 13 de Maio, 3072 - Centro
CEP 79.002-356
Campo Grande/MS

14h às 16h
18h às 20h

JARDIM

Câmpus Jardim - Sede provisória
Av. Mato Grosso, 942 - Vila Angélica
CEP 79.240-000
Jardim/MS

14h às 17h
19h às 21h

Para realizar a matrícula, o candidato deverá preencher, imprimir, assinar o requerimento de matrícula e entregar na Cerel junto com cópia dos seguintes documentos:

a) requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado;

b) fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente;

c) fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

d) fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

e) fotocópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f) fotocópia e original do Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral, se maior de 18 anos;

g) fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos;

h) 1 (uma) foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico, não anterior a 2 (dois) anos ao dia da matrícula;

i) para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou equivalente no exterior, exceto em países do MERCOSUL, além dos itens a, b, c, d, e, f e g, apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);

j) para candidatos estrangeiros, apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;

k) documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita.

l) comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico (http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico).

A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II do Edital.

Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.

O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida não terá direito à matrícula.

Na impossibilidade de apresentação do Histórico Escolar poderão ser aceitas, condicionalmente:

a) para candidatos beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, atestando que o estudante cursou cada uma das séries e/ou anos com aprovação em escola(s) pública(s) no Brasil, emitida pela Instituição de Ensino;

b) para candidatos não beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, emitida pela Instituição de Ensino.

* Para todos os candidatos beneficiários das ações afirmativas deverá ficar comprovado, por meio do Histórico Escolar, que cada uma das séries, períodos e/ou anos do Ensino Fundamental foi cursada com aprovação em escola pública;

** As cópias dos documentos deverão estar autenticadas ou deverá ser apresentado o original para conferência por servidor do IFMS. As cópias ficarão retidas no câmpus a fim de compor a pasta de documentos do estudante.


EVENTO

DATA

Período de Inscrições

16 a 24 de junho de 2015

Divulgação das inscrições homologadas

25 de junho de 2015

Período para retificação de inscrição

26 de junho de 2015

Divulgação das inscrições homologadas – após retificação

29 de junho de 2015

Divulgação do local e horário de sorteio

29 de junho de 2015

Divulgação do número do candidato para o sorteio

29 de junho de 2015

Realização do sorteio

30 de junho de 2015

Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

30 de junho de 2015

Prazo para recurso

01 e 02 de julho de 2015

Divulgação do resultado e da 1ª chamada

03 de julho de 2015

Matrícula da 1ª chamada

06 e 07 de julho de 2015

Divulgação das chamadas subsequentes

A partir de 08 de julho de 2015

Início das aulas

27 de julho de 2015