TÉCNICO INTEGRADO - Edital nº 017/2015
Processo seletivo 2015/2 para ingresso nos cursos técnicos de nível médio integrado nos câmpus Campo Grande e Jardim - 220 vagas
Processo seletivo para o ingresso no 2º semestre de 2015 nos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado presencial ofertados nos câmpus Campo Grande e Jardim.
São gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 16 a 24 de junho de 2015, pela Página do Candidato.
Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição nos seguintes endereços e horários, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados:
CÂMPUS |
ENDEREÇO |
HORÁRIOS |
CAMPO GRANDE |
Câmpus Campo Grande - Sede Provisória |
9h às 11h |
JARDIM |
Câmpus Jardim - Sede provisória |
18h às 21h |
Vagas para o 2º semestre de 2015:
CÂMPUS CAMPO GRANDE
Curso |
Turno |
Vagas para ampla concorrência |
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
Total de vagas |
||
Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas |
Vagas para não autode- clarados |
Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas |
Vagas para não autode clarados |
||||
Informática |
Vesper-tino |
40 |
12 |
8 |
12 |
8 |
80 |
Eletrotécnica |
Matuti-no |
40 |
12 |
8 |
12 |
8 |
80 |
CÂMPUS JARDIM
Curso |
Turno |
Vagas para ampla concorrência |
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
Total de vagas |
||
Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas |
Vagas para não autode- clarados |
Vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas |
Vagas para não autode- clarados |
||||
Edificações – (Proeja) |
Vesper-tino |
14 |
5 |
3 |
5 |
3 |
30 |
Manutenção e Suporte em Informática – (Proeja) |
Matuti-no |
14 |
5 |
3 |
5 |
3 |
30 |
O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula.
Para os cursos ofertados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), além de ter o Ensino Fundamental completo, o candidato deve ter a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.
Há reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental ou equivalente em escola pública, comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, também, aos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.
A opção deverá ser informada no ato da inscrição.
Será feita por meio de um sorteio público de caráter classificatório, que será realizado no dia 30 de junho de 2015.
A classificação do candidato em qualquer colocação na lista de sorteados não garante a convocação para matrícula, pois devem ser observados os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas.
O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (Cerel) do câmpus para o qual se inscreveu.
A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).
Os candidatos que não efetivarem a matrícula no período estipulado em calendário, perderão direito à vaga.
A matrícula da SEXTA CHAMADA deverá ser realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2015 nos locais e horários constantes no quadro abaixo:
CÂMPUS |
ENDEREÇO |
HORÁRIOS |
CAMPO GRANDE |
Câmpus Campo Grande - Sede Provisória |
14h às 16h |
JARDIM |
Câmpus Jardim - Sede provisória |
14h às 17h |
Para realizar a matrícula, o candidato deverá preencher, imprimir, assinar o requerimento de matrícula e entregar na Cerel junto com cópia dos seguintes documentos:
a) requerimento de matrícula devidamente preenchido e assinado;
b) fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente;
c) fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
d) fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
e) fotocópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
f) fotocópia e original do Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral, se maior de 18 anos;
g) fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos;
h) 1 (uma) foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico, não anterior a 2 (dois) anos ao dia da matrícula;
i) para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou equivalente no exterior, exceto em países do MERCOSUL, além dos itens a, b, c, d, e, f e g, apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);
j) para candidatos estrangeiros, apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;
k) documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita.
l) comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico (http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico).
A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II do Edital.
Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.
O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida não terá direito à matrícula.
Na impossibilidade de apresentação do Histórico Escolar poderão ser aceitas, condicionalmente:
a) para candidatos beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, atestando que o estudante cursou cada uma das séries e/ou anos com aprovação em escola(s) pública(s) no Brasil, emitida pela Instituição de Ensino;
b) para candidatos não beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, emitida pela Instituição de Ensino.
* Para todos os candidatos beneficiários das ações afirmativas deverá ficar comprovado, por meio do Histórico Escolar, que cada uma das séries, períodos e/ou anos do Ensino Fundamental foi cursada com aprovação em escola pública;
** As cópias dos documentos deverão estar autenticadas ou deverá ser apresentado o original para conferência por servidor do IFMS. As cópias ficarão retidas no câmpus a fim de compor a pasta de documentos do estudante.
EVENTO |
DATA |
Período de Inscrições |
16 a 24 de junho de 2015 |
Divulgação das inscrições homologadas |
25 de junho de 2015 |
Período para retificação de inscrição |
26 de junho de 2015 |
Divulgação das inscrições homologadas – após retificação |
29 de junho de 2015 |
Divulgação do local e horário de sorteio |
29 de junho de 2015 |
Divulgação do número do candidato para o sorteio |
29 de junho de 2015 |
Realização do sorteio |
30 de junho de 2015 |
Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos |
30 de junho de 2015 |
Prazo para recurso |
01 e 02 de julho de 2015 |
Divulgação do resultado e da 1ª chamada |
03 de julho de 2015 |
Matrícula da 1ª chamada |
06 e 07 de julho de 2015 |
Divulgação das chamadas subsequentes |
A partir de 08 de julho de 2015 |
Início das aulas |
27 de julho de 2015 |
Edital 017.12/2015 - Sexta Chamada - 18/08/2015
Edital 017.11/2015 - Quinta Chamada - 04/08/2015
Edital 017.10/2015 - Quarta Chamada - 28/07/2015
Edital 017.9/2015 - Terceira Chamada - 23/07/2015
Edital 017.8/2015 - Segunda Chamada - 13/07/2015
Edital 017.7/2015 - Primeira Chamada - 03/07/2015
Edital 017.6/2015 - Retificação para a Divulgação dos Candidatos Sorteados - 01/07/2015
Edital 017.5/2015 - Divulgação dos Sorteados - 30/06/2015
Edital 017.3/2015 - Local e Horário do Sorteio - 29/06/2015
Edital 017.4/2015 - Número para o Sorteio - 29/06/2015
Informações Técnicas do Sorteio - 29/06/2015
Edital 017.2/2015 - Candidatos Inscritos - 25/06/2015
Requerimento de Matrícula - 03/06/2015
Edital 017.1/2015 - Retificação - 28/05/2015
Anexo I - Cronograma - 26/05/2015
Anexo III - Formulário para o cálculo de renda - 26/05/2015
Anexo II - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 26/05/2015
Anexo IV - Declaração de atividades e/ou rendimentos - 26/05/2015
Edital nº 017/2015 - Cursos Técnicos Integrados - 26/05/2015