Processo Seletivo 2022 - Técnico de Nível Médio Integrado - Edital 065/2021
Processo seletivo para o ano letivo de 2022 dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado
1.1 Este processo seletivo visa a selecionar candidatos para o preenchimento das vagas ofertadas pelo IFMS nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado.
1.2 O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado possibilita ao estudante cursar a formação básica (Ensino Médio) e a formação técnica de forma articulada.
1.3 A inscrição neste processo seletivo será gratuita para todos os candidatos.
1.4 O processo seletivo dar-se-á, cumulativamente, pela:
1.4.1 comprovação das notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, etapa eliminatória;
1.4.2 comprovação da data de nascimento do candidato, etapa eliminatória; e
1.4.3 nota final do candidato, etapa classificatória.
1.1 Para preenchimento das vagas deste processo seletivo, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula.
ANEXO II
CURSOS E VAGAS
CAMPUS AQUIDAUANA
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Edificações |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Edificações |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Informática |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Informática |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS CAMPO GRANDE
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
|
|||||
Técnico em Eletrotécnica |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
||
Técnico em Informática |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
||
Técnico em Mecânica |
Matutino1 |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
||
1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS CORUMBÁ
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Informática |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Metalurgia |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS COXIM
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Alimentos |
Vespertino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Aquicultura |
Vepertino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas |
Vespertino1 |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
1 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS DOURADOS
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Informática para Internet |
Matutino¹ |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
Técnico em Informática para Internet |
Vespertino² |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS JARDIM
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Edificações |
Matutino¹ |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Informática |
Matutino¹ |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
1 Aulas no período matutino todos os dias e no vespertino, alguns dias da semana, para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS NAVIRAÍ
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Informática para Internet |
Matutino¹ |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
Técnico em Agricultura |
Matutino¹ |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS NOVA ANDRADINA
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
|
|||
Técnico em Agropecuária |
Matutino e vespertino |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
Técnico em Informática |
Vespertino1 |
40 |
3 |
8 |
2 |
7 |
3 |
8 |
2 |
7 |
80 |
1 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS PONTA PORÃ
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Agricultura |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Agricultura |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Informática |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Informática |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
1Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
CAMPUS TRÊS LAGOAS
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salário-mínimo per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salário-mínimo per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Informática |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Informática |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Eletrotécnica |
Matutino1 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
Técnico em Eletrotécnica |
Vespertino2 |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
1 Aulas no período matutino, podendo ocorrer no vespertino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
2 Aulas no período vespertino, podendo ocorrer no matutino para atendimento da distribuição da carga horária do curso.
1.1 As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via internet, por meio da Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.1.1 O candidato que não tem acesso à internet poderá requerer ao IFMS a disponibilização de um computador para realizar a sua inscrição no campus, devendo solicitar, por telefone (Anexo III do Edital de abertura), o agendamento para o atendimento presencial.
1.1.2 Em função da Pandemia da Covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir distanciamento social.
1.2 Para realizar a inscrição, o candidato, ou seu responsável legal, deverá observar as etapas descritas abaixo:
1.2.1 Primeira etapa:
a) acessar a Central de Seleção do IFMS;
b) realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do candidato. Os candidatos que já possuem o cadastro devem atualizá-lo, se necessário. Só serão admitidas inscrições realizadas com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e demais dados do próprio candidato;
c) confirmar se a data de nascimento do candidato informada no sistema está correta.
1.2.2 Segunda etapa:
a) selecionar o PROCESSO SELETIVO 2022: TÉCNICO INTEGRADO;
b) escolher uma das opções de campus, de curso/turno e de cota;
c) anexar documento de identificação oficial (frente e verso), conforme itens 5.3 e 5.5 do edital de abertura, em que conste o nome completo e a data de nascimento legíveis;
d) anexar documento escolar do 7º ano do Ensino Fundamental ou equivalente, conforme itens 5.4 e 5.5 do edital de abertura, com todas as informações legíveis e com carimbo e assinatura da instituição emitente;
e) lançar as notas ou conceitos das disciplinas solicitadas, conforme item 5.7 do edital e Anexo XI.
f) conferir a confirmação e os dados da inscrição na mensagem que será enviada ao e-mail cadastrado.
1.3 Considera-se documento de identificação oficial para comprovação da data de nascimento do candidato:
a) certidão de nascimento, carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares;
b) carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc);
c) passaporte brasileiro;
d) certificado de reservista;
e) carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
f) carteira de trabalho;
g) carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).
1.4 Considera-se documento escolar para fins de comprovação de notas ou conceitos:
a) boletim com as notas do 7º ano do Ensino Fundamental ou documento equivalente (comprovante, certificado, histórico escolar, Anexo IX);
b) comprovantes oficiais de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, ou documento equivalente.
1.5 Os candidatos devem anexar os documentos previstos nas alíneas “c” e “d” do item 5.2.2 do edital de abertura em um dos seguintes formatos: PDF, JPG/JPEG ou PNG.
1.6 Somente serão aceitas as documentações comprobatórias inseridas na Central de Seleção do IFMS, excluindo-se todas as demais formas de envio: via postal, fax, correio eletrônico, etc.
1.7 LANÇAMENTO DE NOTAS OU CONCEITOS:
1.7.1 No ato da inscrição, o candidato terá de informar a nota numérica ou o conceito das disciplinas previstas no edital, de acordo com o seu documento escolar, observando as seguintes situações:
1.7.1.1 Para quem concluiu ou concluirá o Ensino Fundamental regular:
a) considerar a média final (na falta desta, a média simples das notas obtidas em cada bimestre/trimestre/semestre) obtida no 7º ano, antiga 6ª série.
1.7.1.2 Para quem concluiu ou concluirá o Ensino Fundamental em outro modelo que não o regular (ex: supletivo, EJA):
a) considerar a média final (na falta desta, a média simples das notas obtidas em cada bimestre/trimestre/semestre) obtida no período equivalente ao 7º ano do Ensino Fundamental regular.
1.7.1.3 Para quem concluiu ou concluirá o Ensino Fundamental por meio de reclassificação, ou seja, não cursou o 7º ano do Ensino Fundamental, realizou avaliação de competências e foi matriculado em série mais avançada:
a) considerar a média final (na falta desta, a média simples das notas obtidas em cada bimestre/trimestre/semestre) obtida na última série completamente cursada no Ensino Fundamental;
1.7.1.4 Para quem concluiu o Ensino Fundamental por meio de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou equivalentes:
a) considerar as notas obtidas na certificação, por disciplina e/ou área de conhecimento.
1.7.2 Caso o boletim escolar ou documento equivalente apresente conceitos em vez de nota numérica, o candidato terá de selecionar a opção “conceito” e, nos campos destinados às notas, marcar o conceito obtido em cada disciplina. Ao final, os conceitos serão automaticamente convertidos em nota numérica, baseando-se na tabela apresentada no Anexo IV deste Edital.
1.7.2.1 Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos não previstos neste Edital (Anexo IV), o candidato poderá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo IX deste Edital, convertendo para nota numérica (0 a 10) o conceito do candidato.
1.7.3 As disciplinas e ou áreas de conhecimento consideradas para fins de lançamento de notas ou conceitos estão dispostas no Anexo XI deste Edital.
1.8 Durante o período destinado às inscrições, caso o candidato, ou o seu responsável legal, perceba erros no preenchimento da inscrição, ele deverá fazer uma nova inscrição, pois será considerada válida somente a última inscrição realizada.
1.9 A veracidade e autenticidade dos documentos necessários para inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu responsável legal.
1.10 Os prejuízos advindos do preenchimento indevido da inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato ou de seu responsável legal.
1.11 A relação preliminar das inscrições homologadas será publicada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.12 Após a divulgação da relação preliminar das inscrições homologadas, caso o candidato, ou seu responsável legal, verifique que os dados da inscrição (opção de curso ou ação afirmativa – cotas) não estão corretos, ele deverá interpor recurso para correção desses dados, observando o prazo previsto no Anexo I deste Edital.
1.12.1 A correção dos dados de que trata o item 5.12 deverá ser feita pelo candidato, ou seu responsável legal, observando-se a sequência abaixo:
1.12.1.1 Acessar a Central de Seleção do IFMS;
1.12.1.2 Clicar em PÁGINA DO CANDIDATO;
1.12.1.3 Acessar seu cadastro, preenchendo login e senha;
1.12.1.4 Clicar em MINHAS INSCRIÇÕES;
1.12.1.5 Clicar no ícone “Recurso”, preencher as informações solicitadas e clicar em ENVIAR.
1.13 A relação preliminar das inscrições homologadas após recurso será publicada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.1 A análise documental é a etapa em que serão confirmados os dados informados pelo candidato no ato da inscrição, sendo verificado
1.1.1 se a documentação anexada está de acordo com o previsto nas alíneas “c” e “d” do item 5.2.2 do edital; e
1.1.2 se as informações inseridas atendem ao previsto no item 5.7 do edital e se correspondem à documentação anexada na Central de Seleção do IFMS;
1.2 Durante a etapa de análise documental, serão indeferidas as inscrições que:
1.2.1 anexarem documento em desacordo com as alíneas “c” ou “d” do item 5.2.2 do edital;
1.2.2 anexarem documento incompleto;
1.2.3 apresentarem informações que não correspondem aos documentos comprobatórios; ou
1.2.4 apresentarem informações em desacordo com o previsto no item 5.7 do edital.
1.3 Estão dispensados da análise documental os candidatos dos cursos cujo número de inscritos seja menor ou igual ao número de vagas ofertadas.
1.4 O resultado preliminar da análise documental, com indicação das inscrições deferidas e indeferidas, será divulgado na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.5 Os candidatos que tiverem a inscrição indeferida poderão, no período destinado à correção de dados, acessar a Central de Seleção do IFMS e corrigir sua inscrição, considerando o motivo do indeferimento indicados no resultado preliminar da análise documental e na Central de Seleção do IFMS.
1.5.1 Os candidatos com inscrição indeferida que precisarem de ajuda com a correção de dados poderão agendar atendimento presencial no campus, tendo, para isso, de entrar em contato com a Central de Relacionamento (Cerel) de seu respectivo campus por meio dos telefones disponíveis no Anexo III deste Edital.
1.6 É de total responsabilidade do candidato, ou de seu responsável legal, o preenchimento correto das informações na Central de Seleção do IFMS.
1.7 Encerrado o período destinado à correção de dados pelos candidatos, será realizada a análise documental das inscrições indeferidas, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.8 O resultado final da análise documental, com indicação definitiva das inscrições deferidas e indeferidas, será publicado na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.9 A divulgação da relação final das inscrições homologadas, que compreendem os candidatos dispensados da análise documental e os candidatos com inscrição deferida, será publicada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.1 Os candidatos serão classificados, por campus, curso e turno, com base na ordem decrescente da sua nota final, obtida pela média ponderada das médias finais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia do 7º ano do Ensino Fundamental, conforme fórmula abaixo:
NF = (LP x 2) + (MAT x 2) + (CIE x 1) + (HIST x 1) + (GEO x 1)
7
Em que:
NF = nota final do candidato
LP = média final de Língua Portuguesa
MAT = média final de Matemática
CIE = média final de Ciências
HIST = média final de História
GEO = média final de Geografia
1.1.1 Para o cálculo da média ponderada dos candidatos, serão considerados os pesos descritos no quadro abaixo:
DISCIPLINA |
PESO |
Língua Portuguesa |
2 |
Matemática |
2 |
Ciências |
1 |
História |
1 |
Geografia |
1 |
1.2 A nota final dos candidatos, para fins de ordenação e classificação, conterá duas casas decimais após a vírgula e obedecerá à seguinte regra de arredondamento:
a) se o número da terceira casa decimal após a vírgula for menor ou igual a 5, o segundo algarismo após a vírgula será mantido (ex: 6,543 = 6,54; 7,455 = 7,45);
b) se o número da terceira casa decimal após a vírgula for maior ou igual a 6, ao segundo algarismo após a vírgula se somará uma unidade (ex: 5,558 = 5,56; 7,747 = 7,75).
1.3 Caso haja necessidade de desempate entre 02 (dois) ou mais candidatos que vierem a obter idêntica pontuação, adotar-se-á como critério, sucessivamente,
1.3.1 a maior pontuação obtida na área de Língua Portuguesa;
1.3.2 a maior pontuação obtida na área de Matemática;
1.3.3 a maior pontuação obtida na média das áreas de Ciências, História e Geografia;
1.3.4 a maior idade;
1.3.5 a ordem crescente do número de inscrição.
1.4 A classificação preliminar dos candidatos homologados será publicada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no anexo I deste Edital.
1.1 O procedimento de bancas de heteroidentificação, complementar à autodeclaração dos candidatos negros (pretos ou pardos), para fins de preenchimento das vagas reservadas nos processos seletivos para estudantes, conforme item 8.2 do edital, está instruído com base nos procedimentos de concurso público previstos na Portaria Normativa MPDG nº 4, de 6/4/2018, na Lei nº 12.288/2010 e na Lei nº 12.711/2012.
1.2 Todos os candidatos inscritos em cotas raciais (C1, C2, C5 e C6) que se autodeclararam negros (pretos e/ou pardos) serão submetidos a uma banca de heteroidentificação, a fim de confirmar a veracidade da autodeclaração.
1.2.1 O procedimento de heteroidentificação será realizado por uma banca criada única e especificamente para esse fim, não sendo emitido nenhum histórico ou registro para utilização posterior, tendo validade apenas para o processo ao qual se destina.
1.2.2 A banca de heteroidentificação será composta por até 5 (cinco) membros, respeitando o princípio da diversidade, garantindo que tais membros sejam distribuídos por gênero, cor e, preferencialmente, naturalidade.
1.3 A convocação para a banca de heteroidentificação será divulgada na Central de Seleção do IFMS conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.4 O candidato convocado para banca de heteroidentificação deverá apresentar a autodeclaração de pessoa preta e/ou parda, devidamente preenchida e assinada (Anexo XI deste Edital), e uma fotografia.
1.4.1 As orientações relativas ao envio da autodeclaração e da fotografia constarão na convocação para banca de heteroidentificação.
1.4.2 Os arquivos da autodeclaração e da foto deverão ser identificados da seguinte forma: "nomedocandidato”. (Exemplo: joaodasilva)
1.4.3 A fotografia deverá ser recente e individual e obedecer às seguintes orientações:
a) a fotografia deverá ser frontal, tirada a 1,5m (um metro e meio) do candidato;
b) o candidato deverá estar sentado, com as mãos abertas sobre os joelhos;
c) o candidato deverá estar sem maquiagem, sem óculos escuros e sem chapéu, boné ou gorro;
d) o ambiente deverá estar bem iluminado e com o fundo branco;
e) a fotografia deverá ter boa resolução e estar sem filtros de edição; e
f) o formato da fotografia deverá ser JPEG.
1.4.4 As fotografias que não estiverem nítidas serão indeferidas, sendo que o candidato poderá reencaminhar nova fotografia durante o prazo estabelecido para recurso, conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
1.5 Em função da pandemia da covid-19, a avaliação da condição de pessoa preta ou parda pelas bancas de heteroidentificação ocorrerá de forma on-line, por meio da análise dos documentos dispostos no item 8.4 deste Edital.
1.6 Não serão consideradas as avaliações de heteroidentificação realizadas por outras instituições ou quaisquer registros ou documentos pretéritos eventualmente apresentados, inclusive imagem e certidões referentes à confirmação em procedimentos de verificação de autodeclaração realizados em processos seletivos e/ou concursos públicos federais, estaduais, distritais ou municipais.
1.7 O candidato que não enviar a documentação prevista no item 8.4 do edital no período previsto no cronograma (Anexo I) deste Edital será declarado ausente.
1.8 O candidato que tiver sua autodeclaração indeferida ou for declarado ausente deixará de concorrer às vagas reservadas às pessoas negras (pretos ou pardos) e será reclassificado, observando-se o disposto no quadro a seguir:
CANDIDATO INSCRITO NA COTA |
RECLASSIFICADO PARA COTA |
C1 |
C3 |
C2 |
C4 |
C5 |
C7 |
C6 |
C8 |
1.9 Os candidatos aprovados pela banca de heteroidentificação de forma remota poderão ser convocados para realização de verificação presencial quando retornarem às atividades presenciais no IFMS ou a qualquer tempo.
1.10 O procedimento de heteroidentificação será realizado por uma comissão criada única e especificamente para este fim, não sendo emitido nenhum histórico ou registro para utilização posterior, tendo validade apenas ao processo a que se destina.
1.11 É de responsabilidade do candidato acompanhar a publicação do resultado, bem como as demais etapas do processo seletivo.
1.12 O resultado da verificação da heteroidentificação será divulgado na Central de Seleção do IFMS conforme cronograma disposto no Anexo I deste Edital.
ANEXO I
CRONOGRAMA CONSOLIDADO
EVENTO |
DATA |
Publicação do edital. |
16/08/2021 |
Período de inscrições. |
23/08 a 25/10/2021 |
Período de atendimento presencial no campus ao(s) candidato(s) que não têm acesso a internet/computador para realização da inscrição. |
23/08 a 25/10/2021 |
Divulgação da relação preliminar das inscrições homologadas. |
26/10/2021 |
Período de interposição de recursos contra a relação preliminar de inscrições homologadas - opção de curso e ação afirmativa (cotas). |
27 a 28/10/2021 |
Divulgação da relação preliminar das inscrições homologadas após recurso. |
29/10/2021 |
Período de análise documental. |
03 a 10/11/21 |
Divulgação do resultado preliminar da análise documental. |
11/11/2021 |
Período de correção de dados das inscrições indeferidas. |
12 a 21/11/2021 |
Período de atendimento presencial no campus ao(s) candidato(s) que precisam corrigir dados da inscrição. |
12 a 19/11/2021 |
Período de análise das inscrições indeferidas. |
22 a 24/11/2021 |
Divulgação do resultado final da análise documental. |
26/11/2021 |
Divulgação da relação final das inscrições homologadas. |
29/11/2021 |
Divulgação da classificação preliminar dos candidatos homologados. |
01/12/2021 |
Período de interposição de recurso contra a classificação preliminar dos candidatos homologados. |
02 e 03/12/2021 |
Convocação para banca de heteroidentificação. |
03/12/2021 |
Período para envio da documentação para banca de heteroidentificação dos candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) autodeclarados negros (pretos ou pardos). |
06 a 09/12/2021 |
Período de atendimento presencial no campus (documento para banca) |
06 a 09/12/2021 |
Publicação do resultado da verificação de heteroidentificação. |
17/12/2021 |
Período de interposição de recurso contra o resultado da verificação de heteroidentificação. |
18 e 19/12/2021
|
Divulgação do resultado final do processo seletivo e da 1ª chamada. |
05/01/2022 |
Período para solicitação de matrícula on-line da 1ª chamada. |
06 a 11/01/2022 |
Divulgação da 2ª chamada. |
14/01/2022 |
Período para solicitação de matrícula on-line da 2ª chamada. |
17 a 20/01/2022 |
Divulgação da 3ª chamada. |
25/01/2022 |
Período para solicitação de matrícula on-line da 3ª chamada. |
26 a 31/01/2022 |
Divulgação da 4ª chamada. |
03/02/2022 |
Período para solicitação de matrícula on-line da 4ª chamada. |
04 a 09/02/2022 |
Divulgação da 5ª chamada. |
11/02/2022 |
Período para solicitação de matrícula on-line da 5ª chamada. |
14 a 17/02/2022 |
Previsão de Início das Aulas |
07/02/2022 |
CAMPUS |
CURSO |
PROJETO DE CURSO |
Aquidauana |
Técnico em Edificações |
|
Técnico em Informática |
||
Campo Grande |
Técnico em Eletrotécnica |
|
Técnico em Informática |
||
Técnico em Mecânica |
||
Corumbá |
Técnico em Informática |
|
Técnico em Metalurgia |
||
Coxim |
Técnico em Alimentos |
|
Técnico em Aquicultura |
||
Técnico em Desenvolvimento de Sistemas |
||
Dourados |
Técnico em Informática para Internet |
|
Jardim |
Técnico em Edificações |
|
Técnico em Informática |
||
Naviraí |
Técnico em Informática para Internet |
|
Técnico em Agricultura |
||
Nova Andradina |
Técnico em Agropecuária |
|
Técnico em Informática |
||
Ponta Porã |
Técnico em Agricultura |
|
Técnico em Informática |
||
Três Lagoas |
Técnico em Informática |
|
Técnico em Eletrotécnica |
CRONOGRAMA INTEGRADO 2022.2
EVENTO |
DATA |
Divulgação da classificação final para segundo semestre de 2021 - Campus Campo Grande e Campus Corumbá |
31/05/2022 |
Divulgação da 1ª chamada |
23/06/2022 |
Período de matrículas da 1ª chamada |
27 a 30/06/2022 |
Divulgação da 2ª chamada |
04/07/2021 |
Período de matrículas da 2ª chamada |
05 a 07/07/2022 |
Divulgação da 3ª chamada |
11/07/2022 |
Período de matrículas da 3ª chamada |
12 a 14/07/2022 |
Início das aulas |
25/07/2022 |
Edital 065.32.2021 - Retificação - 05/07/2022
Cronograma Edital 065.2021 segundo semestre de 2022 - 31/05/2022
Edital 065.28.2021 - Oitava Chamada - 03/03/2022
Edital 065.27/2021 - Sétima Chamada - 23/02/2022
Edital 065.26.2021 - Sexta Chamada - 18/02/2022
Edital 065.25.2021 - Quinta Chamada - 11/02/2022
Edital 065.24.2021 - Quarta Chamada - 03/02/2022
Edital 065.23.2021 - Terceira Chamada - 25/01/2022
Edital 065.22.2021 - Segunda Chamada - 14/01/2022
Termo de ciência para solicitação de matrícula on-line - 06/01/2022
Edital 065.21.2021 - Retificação - 06/01/2022
Edital 065.20.2021 - Resultado Final e Primeira Chamada - 05/01/2022
Requerimento de matrícula - 28/12/2021
Edital 065.19.2021 - Resultado preliminar da banca de heteroidentificação - 17/12/2021
Edital 065.18.2021 - Retificação - 09/12/2021
Edital 065.17.2021 - Convocação para banca de heteroidentificação - 03/12/2021
Edital 065.16.2021 - Retificação - 02/12/2021
Edital 065.15.2021 - Resultado da classificação preliminar dos candidatos homologados - 01/12/2021
Edital 065.14.2021 - Retificação - 30/11/2021
Edital 065.13.2021 - Retificação - 30/11/2021
Edital 065.12.2021 - Resultado final das inscrições homologadas - 29/11/2021
Edital 065.11.2021 - Resultado final da análise documental - 26/11/2021
Edital 065.10.2021 - Retificação (Anexo I - Cronograma) - 17/11/2021
Edital 065.9.2021 - Retificação - 12/11/2021
Edital 065.8.2021 - Resultado preliminar da análise documental - 11/11/2021
Edital 065.7.2021 - Retificação - 10/11/2021
Edital 065.6.2021 - Resultado preliminar das inscrições homologadas pós recurso - 29/10/2021
Edital 065.5.2021 - Relação preliminar das inscrições homologadas - 26/10/2021
Edital 065.4.2021 - Retificação do anexo I (Cronograma) - 15/10/2021
Edital 065.3.2021 - Retificação do anexo I (Cronograma) - 06/10/2021
Edital 065.2.2021 - Retificação - 05/10/2021
Instruções para correção de dados na Central de Seleção - 01/09/2021
Instruções para realização da inscrição - 22/08/2021
ANEXO XI - Autodeclaração preto ou pardo - 16/08/2021
ANEXO X - Regras para lançamento de notas ou conceitos - 16/08/2021
ANEXO IX - Declaração para conversão de conceito em nota numérica - 16/08/2021
ANEXO VII - Declaração de atividades e ou rendimentos mensais médios e outros - 16/08/2021
ANEXO VIII - Formulário para entrega de laudo médico - 16/08/2021
ANEXO VI - Formulário para o cálculo de renda familiar bruta mensal per capta - 16/08/2021
ANEXO V - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 16/08/2021
ANEXO IV - Tabela de equivalência entre conceitos e notas - 16/08/2021
ANEXO III - Informações para atendimento presencial com agendamento - 16/08/2021
ANEXO II - Cursos e vagas - 16/08/2021
ANEXO I - Cronograma - 16/08/2021
Edital 065.2021 - Seleção dos cursos Técnicos Integrados 2022 - 16/08/2021