Processo seletivo interno para concessão de auxílio financeiro para estágio curricular obrigatório no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) aos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio e dos Cursos Superiores de Tecnologia, Licenciatura, Bacharelado e Engenharias do IFMS.

Serão disponibilizados 05 (cinco) auxílios financeiros para os 05 (cinco) primeiros classificados neste edital. Quanto às vagas totais serão definidas conforme oferta de vagas disponibilizadas pelo IPB e dentro do estabelecido no item 2.5.

No ato da inscrição para este Edital, o candidato deve estar regularmente matriculado em um dos cursos Técnicos Integrados de Nível Médio ou um dos Cursos Superiores de Tecnologia, Licenciatura, Bacharelado e Engenharias do IFMS, a partir do semestre previsto no Projeto Pedagógico do Curso para início do estágio obrigatório;

Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos até janeiro/2023;

Ter, ao menos, uma disciplina a ser cursada no IFMS em 2023.

As inscrições deverão ser realizadas no período estabelecido no item 10 deste Edital. Para se inscrever, o estudante deverá:

a) Preencher e enviar o formulário eletrônico disponível no link https://forms.gle/Ljo34mkM4MmM2Zjt7

b) Entregar a documentação comprobatória da renda per capita, conforme estabelecido no Anexo IV, no Núcleo de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) do Campus, de acordo com os horários de atendimento de cada unidade.

Caso o estudante seja beneficiário de Assistência Estudantil, não precisará entregar a documentação comprobatória de renda per capita.

O processo seletivo será realizado em etapa única. Será analisado o cumprimento dos requisitos descritos no item 4 deste edital, que possuem caráter eliminatório.

A classificação irá considerar a renda per capita e o Coeficiente de Rendimento atual dos estudantes, conforme a fórmula descrita no Quadro 1 do item 7.2.

A classificação será em ordem decrescente, considerando o cálculo do Valor Final de cada candidato.

Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate:  a) Maior coeficiente de rendimento; b) Estudante com maior idade; c) Menor renda per capita.

Caberá à Comissão Local de cada campus avaliar a documentação recebida referente à comprovação da renda familiar per capita.

Caberá à Comissão Central, composta pela Assessoria de Relações Internacionais (Asint) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex), classificar os candidatos de acordo com os critérios de seleção discriminados neste Edital.

A realização do estágio curricular obrigatório dar-se-á mediante Termo de Compromisso (Anexo I) celebrado entre o estudante e o IFMS e Acordo de Estágio (Anexo II) celebrado entre o estudante, o IFMS e o IPB, e não acarretará vínculo empregatício de qualquer natureza.

O estágio curricular obrigatório é aquele definido como tal no Projeto Pedagógico do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme art. 2º, §1º da Lei nº 11.788/08.

O tempo de duração do estágio será de 2 (dois) meses, conforme definido no Acordo de Estágio.

O estagiário deverá desenvolver as atividades pertinentes ao curso, descritas no Acordo de Estágio (Anexo II).

A desistência do estágio, por parte do estudante, implica na devolução do valor total do auxílio financeiro ao IFMS, exceto em caso fortuito ou de força maior devidamente comprovado.

O candidato selecionado será regido pelo Regulamento de Mobilidade Acadêmica do IFMS.

Ao retornar ao campus de origem, após suas atividades no IPB, o estudante dará prosseguimento ao seu curso no IFMS.

O valor total de cada auxílio financeiro será de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

O valor do auxílio financeiro poderá ser utilizado pelo estudante nas seguintes despesas:

a) hospedagem;

b) alimentação;

c) obtenção de passaporte;

d) seguro saúde;

e) passagens aéreas e terrestres.

O pagamento do auxílio financeiro aos estudantes contemplados poderá ser realizado em duas ou mais parcelas, conforme disponibilidade orçamentária do IFMS. Neste caso, a primeira refere-se ao atendimento das despesas de pré-embarque e a segunda liberada previamente à viagem, visando à manutenção dos estudantes no país de destino e na instituição em que estará realizando o estágio.

Atividade

Publicação do Edital

18/11/2022

Central de Seleção do IFMS