O IFMS, atendendo ao disposto no Art. 50 da Lei nº 9.394/1996 e no Parecer CNE/CES nº 101/2007, permitirá condicionada à disponibilidade de vagas, a matrícula em unidades curriculares, em Regime de Enriquecimento Curricular - REC, para estudante regular e estudante não regular.

Entende-se por Enriquecimento Curricular a matrícula do estudante regular de cursos de graduação em unidades curriculares, não pertencentes ao currículo do curso em que está matriculado ou a matrícula do estudante não regular em unidades curriculares isoladas dos cursos de graduação. O REC está condicionado à existência de vagas residuais, publicadas pelo IFMS.

Entende-se por estudante regular o estudante que mantém vínculo formalizado com determinada instituição de ensino, por meio de matrícula em curso de graduação, independente de sua situação acadêmica.

Entende-se por estudante não regular o estudante que não está devidamente vinculado ou matriculado em instituição de ensino superior de acordo com normas editalícias, estatuto e regimento, não atendendo, portanto, às condições indispensáveis ao vínculo institucional.

Os requerimentos de matrícula (ANEXO II) deverão ser protocolados na Central de Relacionamento do campus - CEREL (endereços e horários constantes no edital).

Para a inscrição, os candidatos deverão comparecer à CEREL, do campus que oferta a disciplina pretendida, levando os seguintes documentos:

a) Requerimento de Matrícula (ANEXO II), devidamente preenchido e assinado;
b) CPF (original e cópia);
c) Cédula de Identidade, para candidatos brasileiros natos ou naturalizados (original e cópia).
d) Para candidatos estrangeiros, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil (original e cópia);
e) 1 (uma) foto 3x4 recente;
f) Certidão de Registro Civil de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
g) Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso de candidato do sexo masculino e maior de 18 anos (original e cópia);
h) Documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos maiores de 18 anos (original e cópia);
i) Declaração de Matrícula, para os candidatos que se enquadrarem no item 2.2, incisos III e IV deste Edital.
j) Diploma de Curso Superior, para os candidatos que se enquadrarem no item 2.2, incisos V e VI deste Edital.
k) Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou curso equivalente ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base nas notas do Enem (original e cópia), para os candidatos que se enquadrarem no item 2.2, inciso VII deste Edital.
l) Declaração de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou de equivalência de cursos concluídos no exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), nos casos necessários (original e cópia); para os candidatos que se enquadrarem no item 2.2, inciso VII deste Edital.

Os candidatos que pretendam cursar unidades curriculares em Regime de Enriquecimento Curricular no mesmo campus do IFMS em que estejam matriculados (inciso I do item 2.2) deverão comparecer à CEREL do campus, levando apenas Requerimento de Matrícula (ANEXO II), devidamente preenchido e assinado;

As matrículas e os cursos são gratuitos.

Serão ofertadas, em regime de Enriquecimento Curricular, vagas nas seguintes unidades curriculares dos seguintes cursos/campi:

CAMPUS

UNIDADE CURRICULAR

Aquidauana

Redes de Computadores I

Campo Grande

Programação para Dispositivos Móveis e Sem Fio

Projetos de Redes

Web Services e XML

Linguagem de Programação IV

Corumbá

Curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos

Gestão da Qualidade

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Construção de Algoritmos

Optativa (elementos da Domótica - Robótica)

Tópicos Especias em Tecnologia da Informaçao

Metodologia Científica e Funcionalidade da Língua

Ecologia

Bioquímica Geral

Elementos de geologia e mineralogia

Curso de Tecnologia em Alimentos

Conservação de Alimentos

Física Aplicada

Microbiologia Geral

Bioquímica de Alimentos

Matemática 2

Química Analítica

Operações Unitárias 2

Química Orgânica

Sociedade e Cidadania

Projeto Integrador 1

Tecnologia de Óleos e Gorduras

Tecnologia de Cana de Açúcar

Tecnologia de Leites, derivados e mel

Associativismo, Cooperativismo e formas de Economia

Análise sensorial de alimentos

Tecnologia de carnes e derivados

Nova Andradina

Curso de Tecnologia em Produção de Grãos

Manejo Integrado de Pragas

Fertilidade de solo e nutrição de plantas

Irrigação e Drenagem

Desenvolvimento Web 1

Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis

Desenvolvimento Baseado em Frameworks 1

A seleção dos candidatos ocorrerá mediante a análise da documentação entregue pelo estudante, listados no item 4.2. A classificação obedecerá às prioridades previstas no item 2.2 deste edital. Em caso de empate, terá melhor classificação o candidato de maior idade.

A seleção dos candidatos, realizada pela Direção de Ensino (DIREN) ou Coordenação dos Cursos, considerará:

a) A similaridade entre a unidade curricular pretendida e as unidades curriculares já cursadas pelo estudante, nos casos previstos nos incisos I, II, III e IV do item 2.2; e
b) As áreas de conhecimento da unidade curricular pretendida e do curso superior já concluído, nos casos previstos nos incisos V e VI do item 2.2.

Após a análise, as matrículas serão deferidas ou indeferidas pelo DIREN ou Coordenador do Curso ou, a critério deste, pelo Colegiado de Curso.

O resultado preliminar será divulgado conforme previsto no cronograma constante no ANEXO I.

Os requerimentos deferidos terão a matrícula efetivada.

É de inteira responsabilidade do candidato a confirmação da matrícula, na CEREL do respectivo campus, nas datas previstas no cronograma constante no ANEXO I.

Cabe ao candidato observar o calendário acadêmico do campus para verificar o início das aulas.