Seleção de candidatos para preenchimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pelo IFMS para ingresso no 1º semestre de 2015, para candidatos com curso superior concluído (portador de diploma) ou que estejam cursando em outra instituição pública ou privada (transferência externa), ou estudante regularmente matriculado no IFMS que deseja transferir-se para outro curso dentro da mesma área de conhecimento (transferência interna).

Para efetuar a inscrição, o candidato à vaga como portador de diploma e transferência externa deverá preencher o Requerimento de Inscrição, imprimir duas vias e anexar cópia, acompanhada do respectivo original, dos seguintes documentos:

a)   Cadastro de Pessoa Física (CPF);

b)   Documento de identidade (RG);

c)    Diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC aos que possuem curso superior concluído (portador de diploma);

d)   Comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC aos que estão cursando curso superior (Transferência Externa);

e)   Histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com carga horária das unidades curriculares e aproveitamento (notas).

f)     Ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatório para participar do processo, mas obrigatório para poder pontuar e definir a classificação do candidato).

Para candidatos interessados em Transferência Interna é necessária a apresentação dos respectivos documentos:

a) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

b) Documento de identidade (RG);

c) Histórico Escolar;

d) Carta pessoal informando os motivos para solicitar a Transferência Interna.

Os documentos deverão ser entregues na Central de Relacionamento (Cerel) do respectivo câmpus, nos endereços abaixo relacionados:

CÂMPUS

Rua Cinco s/n, Vila Ycaraí - CEP 79200-000
Aquidauana – MS

IFMS câmpus provisório: Av. Júlio de Castilho, 4960 – Bairro Panamá
Campo Grande – MS

Corumbá

IFMS  câmpus provisório: Espaço Educacional, Rua Delamare, 1557 – Centro Corumbá – MS

Rua Salime Tanure s/n Bairro Santa Tereza
CEP 79400-000 – Coxim-MS

Rodovia MS – 473, KM 23 - Fazenda Santa Bárbara, s/n - CEP: 79750-000
Nova Andradina-MS

Rodovia BR 463, Km 14 s/n - CEP 79900-000
Ponta Porã – MS

Rua Antônio Estevão Leal, 790 - Bairro Jardim das Paineiras
Três Lagoas – MS

* Horários para inscrição: 9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h.

* Não será cobrada taxa de inscrição.

Câmpus

Turno

Vagas*

Matutino

Curso de Licenciatura em Química

Tecnologia em Alimentos

Tecnologia em Produção de Grãos

Matutino

Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio

Curso de Bacharelado em Agronomia

Integral

Tecnologia em Automação Industrial

Noturno

* O número de vagas poderá ser ampliado em casos de desistências posteriores à publicação do edital.

A análise das solicitações de ingresso será realizada por meio da avaliação da documentação por uma comissão formada por três servidores do câmpus para o qual o candidato fez a inscrição e nomeada pelo diretor geral do câmpus.

A avaliação da documentação do item 3.2 ou 3.3 do edital resultará no deferimento ou indeferimento da solicitação de ingresso.

As solicitações de ingresso deferidas serão avaliadas por meio do histórico escolar e ementas ou plano de ensino apresentados.

A avaliação constará da verificação se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou o curso atendem ao conteúdo programático das unidades curriculares do curso que o candidato deseja ingressar no IFMS, podendo ser aproveitadas, sendo observados os seguintes critérios:

1. Similaridade de conteúdos e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas;
  2. Não serão considerados o estágio, atividades complementares ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na avaliação, cada unidade curricular aproveitada valerá um ponto.

Nos casos em que mais de uma unidade curricular do currículo de origem for utilizada para o aproveitamento de uma unidade curricular do curso desejado, será computado apenas um ponto.

As inscrições serão classificadas em ordem decrescente, considerando-se, nesta ordem:

I.        Maior pontuação conforme as unidades curriculares aproveitadas;

II.      Menor número de unidades curriculares a serem cursadas nos períodos anteriores ao que o candidato foi enquadrado;

III.    Maior média aritmética de todas as unidades curriculares aproveitadas;

IV.     Maior idade.

Ao candidato que não apresentar os documentos da alínea f do item 2.2 (Ementas) será atribuída nota zero, mas continuará concorrendo nos critérios de desempate.

A previsão é que o resultado preliminar seja divulgado no dia 5 de março de 2015, e o resultado final no dia 10 do mesmo mês.

Deverá ser realizada nos dias 12 e 13 de março de 2015 na Central de Relacionamento – CEREL, do câmpus para o qual se inscreveu, nos horários e endereços informados no quadro abaixo:

Câmpus

Rua Cinco, s/nº – Vila Ycaraí