O Curso destina-se a portadores de diploma de Ensino Superior nas áreas de Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática e Pedagogia, observando a seguinte ordem de prioridade:

a) Prioridade 1: Licenciados em Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia, que estejam atuando na Educação Básica;

b) Prioridade 2: Licenciados em Ciências (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia, que não estejam atuando na Educação Básica;

c) Prioridade 3: Bacharéis em Ciências (Química, Física e Biologia), Matemática e Pedagogia.

O curso será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 40 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no campus do IFMS, com possibilidade de oferta de algumas disciplinas à distância

O Curso será realizado no prazo de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 8.

Ao estudante concluinte da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, aprovado em todas as etapas, conforme Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMS, será conferido o Certificado de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática.

A inscrição é gratuita e será efetuada exclusivamente pela internet, conforme período previsto para esta etapa no cronograma apresentado no item 8.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao e preencher o formulário de inscrição cujo acesso será disponibilizado na página correspondente a este Edital.

No ato da inscrição, o candidato deve informar a que público se enquadra, conforme disposto no item 1.1:

  1. Prioridade 1 (para licenciados em (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia, que estejam atuando na Educação Básica;
  2. Prioridade 2 (para licenciados em (Química, Física ou Biologia), Matemática ou Pedagogia, que não estejam atuando na Educação Básica);
  3. Prioridade 3 (para bacharéis em Ciências (Química, Física e Biologia), Matemática e Pedagogia).

O candidato deverá comprovar, no ato da inscrição, o enquadramento nas situações previstas para a categoria de público para a qual pretende se inscrever, anexando os seguintes documentos:

a) Para se inscrever na categoria de público Prioridade 1, o candidato deve anexar cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências (Química, Física, Biologia), Matemática ou Pedagogia e comprovante atualizado de atuação docente na educação básica, podendo ser uma declaração da escola em que atua, ou cópia atualizada do holerite.

b) Para se inscrever na categoria Prioridade 2, deve ser anexada a cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências (Química, Física, Biologia), Matemática ou Pedagogia.

c) Para se inscrever na categoria Prioridade 3, o candidato deve anexar cópia do diploma de graduação, bacharelado, na área de Ciências (Química, Física, Biologia), Matemática ou Pedagogia.

Na conclusão da inscrição, será gerado um comprovante que deverá ser guardado pelo candidato.

Serão ofertadas, ao todo, 40 vagas no campus Campo Grande, a serem preenchidas de acordo com as faixas de prioridade arroladas no item 1.1 e subitens.

 

Campus

Curso

Vagas para Ampla concorrência (AC)

Vagas cota PPI

Vagas cota PCD

Total

Campo Grande

Especialização em  Ensino de Ciências e Matemática

30

8

2

40

A seleção será realizada em duas etapas:

a) Análise dos documentos exigidos para o enquadramento na categoria de público em que o candidato se inscreveu, conforme exigido no item 3.3.1; e

b) Sorteio eletrônico para classificação dos candidatos que tiverem sua inscrição deferida após a análise documental.

A etapa de análise dos documentos possui caráter eliminatório e terá como resultado a publicação da lista de inscrições deferidas, que será divulgada em data definida no cronograma, item 8 deste edital.

Para a etapa de análise dos documentos, será designada, pela Direção-Geral do campus Campo Grande, comissão específica.

Os candidatos aprovados na etapa de análise documental serão classificados mediante sorteio eletrônico, observando-se o limite máximo de vagas previstas no item 2.3.

Para o sorteio eletrônico, será atribuída, a cada candidato, numeração específica que será publicada juntamente com a lista de inscrições deferidas.

Será realizado um único sorteio eletrônico com todos os candidatos, independentemente da categoria de público, porém, o resultado seguirá a ordem de prioridade, dando preferência ao público que se enquadra na faixa de Prioridade 1.

Caso o número de candidatos de Prioridade 1 seja inferior a 40 vagas, serão classificados, para as vagas remanescentes, os de Prioridade 2, e, se ainda houver disponibilidade de vaga, os de Prioridade 3, observando-se a ordem de classificação no sorteio.

O sorteio eletrônico será realizado em local e horário a ser divulgado conforme cronograma apresentado no item 8 deste Edital.

Caso o número de candidatos aprovados na etapa de análise documental,seja menor ou igual à quantidade de vagas ofertadas, não será necessário realizar o sorteio eletrônico, e proceder-se-á diretamente à publicação da homologação do resultado e chamada para as matrículas dos candidatos aptos.

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 5, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo, em duas vias (cópia e original para a conferência e autenticação no local):

a) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

b) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

c) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;

d) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

e) Foto 3x4;

f) Comprovante  de  preenchimento  do  Questionário  Socioeconômico  disponível  no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Além da apresentação da documentação arrolada no item 9.2, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados por sorteio.

Caso haja desistências de vagas até a segunda semana após o início das aulas, serão convocados para realizar matrícula os próximos da lista de candidatos classificados por sorteio, até o preenchimento do número de vagas ofertadas. 

ETAPA

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital

19/12/2023

Período de esclarecimentos/ impugnação

20 a 23/12/2023

Período de inscrições

26/12/2023 a 22/01/2024

Período da análise documental (1ª etapa da seleção)

23 a 26/1/2024

Divulgação preliminar das inscrições deferidas

Até 29/1/2024

Recurso à Propi (inscrições deferidas)

Até 31/1/2024

Divulgação das inscrições deferidas - após recurso

Até 1/2/2024

Divulgação do Local e Horário do Sorteio eletrônico

Até 1/2/2024

Sorteio eletrônico

Até 2/2/2024

Divulgação do resultado do Sorteio Eletrônico

Até 2/2/2024

Convocação dos candidatos autodeclarados pretos para o procedimento de heteroidentificação

2/2/2024

Realização dos procedimentos de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados convocados

5 a 7/2/2024

Publicação do Resultado Preliminar do processo seletivo

8/2/2024

Recurso à Propi (Resultado Preliminar)

9 a 12/2/2024

Publicação do Resultado Final e Primeira Chamada para as Matrículas

15/2/2024

Período de matrículas da primeira chamada

16 a 20/2/2024

16/02 a 01/03/2024*

Início das aulas

A partir de 23/2/2024

A partir de 05/02/2024*

 
*Retificado em 26/02/2024.