Edital nº 072/2019 Proeja 2020.1
Processo seletivo para o 1º semestre do ano letivo de 2020 dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
1.1 A inscrição neste processo seletivo dará direito ao candidato a concorrer a uma das vagas dos cursos Técnicos Integrados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), ofertados pelo IFMS, conforme o item 4 deste edital, e terá validade para o 1º semestre do ano letivo de 2020.
1.2 O curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), possibilita ao estudante cursar a formação básica (Ensino Médio) e a formação técnica de forma articulada.
1.3 O diploma do curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) terá validade nacional e habilitará o estudante egresso tanto ao exercício profissional quanto prosseguir os estudos na Educação Superior.
1.4 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) destinam-se a candidatos, com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Fundamental ou equivalente até a data da matrícula.
1.5 A conclusão dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) dar-se-á no prazo mínimo de três anos (seis semestres) incluindo o Estágio Obrigatório, quando houver.
1.6 Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato declara ter ciência de que aceita, de forma irrestrita, as condições estabelecidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento das informações.
1.7 No momento da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.
1.8 Recomenda-se ao candidato que, ao se inscrever, já providencie os documentos necessários à matrícula, no caso de ter sido contemplado.
CAMPUS CORUMBÁ - Curso Técnico de Nível Médio Integrado – Proeja – Presencial
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática |
Noturno |
8 |
2 |
7 |
2 |
5 |
2 |
7 |
2 |
5 |
40 |
CAMPUS DOURADOS - Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado – Proeja – Presencial
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico Integrado em Administração |
Noturno |
16 |
4 |
13 |
4 |
11 |
4 |
13 |
4 |
11 |
80 |
CAMPUS NAVIRAÍ - Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado – Proeja – Presencial
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico Integrado em Manutenção e Suporte para Informática |
Noturno |
8 |
2 |
7 |
2 |
5 |
2 |
7 |
2 |
5 |
40 |
CAMPUS TRÊS LAGOAS - Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado – Proeja – Presencial
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico Integrado em Administração |
Noturno |
8 |
2 |
7 |
2 |
5 |
2 |
7 |
2 |
5 |
40 |
1 DA INSCRIÇÃO
1.1 As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via Internet, no período estabelecido no cronograma que consta no Anexo I, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/portal.
4.1.1 Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus do IFMS para realizar sua inscrição, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados, nos endereços e horários disponíveis no anexo III deste edital.
1.2 No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma das opções de cursos/campus/turno oferecidos pelo IFMS neste edital.
1.3 Para realizar a inscrição o candidato deverá observar as duas etapas descritas abaixo.
1.3.1 Primeira etapa – Acessar o endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/portal e realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do candidato. Os candidatos que já possuem o cadastro devem utilizá-los, se necessário.
1.3.2 Segunda etapa - No dia previsto no cronograma deste edital, anexo II, às 19h, todos os candidatos deverão comparecer, obrigatoriamente, ao campus ao qual concorrem, para participar da Reunião de apresentação dos objetivos do curso, a fim de confirmar o interesse à vaga.
1.4 A participação na Reunião poderá ser feita por um procurador mediante apresentação de procuração específica para esse fim, que deverá ser assinada pelo candidato. Será dispensado o reconhecimento de firma da assinatura na procuração desde que seja apresentado o documento de identidade do signatário, conforme Inciso I, art. 3º da Lei nº 13.726/2018.
1.5 Os dados preenchidos na ficha de inscrição são de total responsabilidade do candidato ou de seu representante.
1.6 Caso o candidato necessite alterar a inscrição, deverá acessar a “PÁGINA DO CANDIDATO”, por meio do endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, selecionar “MINHAS INSCRIÇÕES” e depois o ícone “EDITAR INSCRIÇÃO”. Será considerada válida somente a última alteração realizada.
1.7 A relação preliminar dos candidatos que tiveram a inscrição homologada será divulgada no site do IFMS, conforme cronograma disposto no anexo I deste edital.
A distribuição das vagas oferecidas para cada curso será feita entre os candidatos de ampla concorrência e os que optarem por concorrer pela reserva de vagas para ação afirmativa (cotas), sendo que todo candidato concorre inicialmente pelo sistema de ingresso por ampla concorrência.
O IFMS, em concordância com o disposto na Lei nº 12.711 de 29/08/2012, no Decreto nº 7.824, de 11/10/2012, na Portaria Normativa/MEC nº 18, de 11/10/2012 e Portaria Normativa/MEC nº 9, de 5 de maio de 2017, determina que os candidatos que cursaram todos os anos do ENSINO FUNDAMENTAL, para os Cursos Técnicos Integrados na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e do ENSINO MÉDIO ou equivalente, para os Cursos Subsequentes, em ESCOLA PÚBLICA terão direito a, no mínimo, 50% das vagas disponíveis neste edital, se optarem por concorrer na qualidade de beneficiário de uma das opções de ação afirmativa no ato da inscrição.
As vagas destinadas aos candidatos de escola pública estão subdivididas em:
AC – Ampla concorrência;
C1 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C2 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C3– Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C4 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C5 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C6 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C7 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C8 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
ANEXO I
CRONOGRAMA-PROEJA 2020.1
EVENTO |
DATA |
Publicação do Edital |
26 de novembro de 2019 |
Período de inscrições |
2 de dezembro de 2019 a 13 de janeiro de 2020 |
Divulgação das inscrições homologadas |
21 janeiro de 2020 |
Recurso das inscrições homologadas |
22 a 23 de janeiro de 2020 |
Divulgação das inscrições homologadas após recurso |
24 de janeiro de 2020 |
Reunião presencial no campus e confirmação de interesse na vaga |
24 de janeiro 2020 |
Divulgação da lista de interessados na vaga e número do candidato para o sorteio |
25 de janeiro 2020 |
Realização do sorteio caso o número de candidatos interessados seja maior que o número de vagas |
27 de janeiro de 2020 |
Divulgação do resultado do sorteio |
28 de janeiro de 20120 |
Período de Recurso |
29 e 30 de janeiro de 2020 |
Resultado final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada |
31 de janeiro de 2020 |
Matrícula |
03 e 04 de fevereiro de 2020 |
Divulgação da 2º chamada |
05 de fevereiro de 2020 |
Matrícula da 2º chamada |
06 de fevereiro de 2020 |
Divulgação da 3º chamada |
07 de fevereiro de 2020 |
Matrícula da 3º chamada |
10 de fevereiro de 2020 |
Previsão de início das aulas nos campus Corumbá, Dourados e Três Lagoas |
06 de fevereiro de 2020 |
Previsão de início das aulas no campus Nova Andradina |
10 de fevereiro de 2020 |
ANEXO III
ENDEREÇO E HORÁRIO
(Inscrição e matrícula)
CAMPUS/polo |
ENDEREÇO |
HORÁRIOS |
CORUMBÁ (Campus) |
Rua Pedro de Medeiros, s/n — Bairro Popular Velha CEP: 79310-110 — Corumbá/MS |
08h às 11h 14h às 17h 19h às 21h |
DOURADOS (Campus) |
Rua Filinto Müller, 1.790 – Jardim Canaã I. CEP 79833-520 – Dourados/MS. |
7h às 21h |
NAVIRAÍ (Campus) |
Local 1: IFMS Campus Nova Andradina: Rodovia MS – 473, KM 23 – Fazenda Santa Bárbara, s/n CEP: 79750-000 – Nova Andradina/MS
Local 2: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Av.Reitor Peró, 64 – Jardim Universitário CEP 79750-000 – Nova Andradina/MS
|
Local 1: 08h às 10h30min 14h às 16h30min
Local 2: 08h às 12h 14h às 18h |
TRÊS LAGOAS (Campus) |
Rua Ângelo Melão, 790, Jardim das Paineiras |
07:00 às 21:30 |
1.1 O processo seletivo se dará através de SORTEIO ELETRÔNICO que ocorrerá na Reitoria do IFMS (Rua Ceará, 972 – Bairro Santa Fé – Campo Grande, MS.) às 14h, conforme data prevista no cronograma.
1.2 O sorteio eletrônico visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições efetivadas e será realizado apenas para os cursos em que a quantidade de candidatos for maior que o número de vagas.
1.3 O candidato não será obrigado a comparecer ao sorteio, porém será responsável por tomar conhecimento do resultado.
1.4 A classificação do candidato em qualquer colocação na lista de sorteados não garante a convocação para matrícula, pois devem ser observados os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas de que trata o item 2 deste Edital.
1.5 O sorteio eletrônico ocorrerá sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Básica
1.6 O sorteio será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência.
1.7 Cada candidato receberá um número de participação no sorteio que será divulgado no endereço eletrônico http:// www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.
1.8 Será excluído deste processo seletivo o candidato que venha a praticar qualquer dos seguintes atos, seja por iniciativa própria ou de seu acompanhante ou representante:
a) Utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios fraudulentos ou ilegais para ser sorteado;
b) Faltar com o respeito para com os servidores da Diretoria de Educação Básica do IFMS ou com qualquer envolvido no processo seletivo, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;
c) Desrespeitar as regras do local de sorteio.
1.9 O programa usado pelo IFMS sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.
1.10 Para fins de auditoria, o IFMS sempre divulga, junto com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”. Essa semente é o que garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução de determinado sorteio já realizado, com resultado idêntico.
1.11Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador. Será preciso apenas utilizar a semente publicada e efetuar o download do programa usado para o sorteio neste endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria. Feito isso, basta seguir os passos abaixo e auditar o sorteio:
a) Abra o programa do sorteio;
b) No campo “total de inscritos” e no campo “vagas”, colocar o número de candidatos inscritos e assinalar o campo "Inserir semente manualmente";
c) Preencha o campo “semente” com o número gerado;
d) Clique o botão “Gerar Lista”;
e) Efetue a comparação da lista gerada com resultado publicado;
1.12O interessado em auditar o sorteio deve utilizar versões recentes dos navegadores Mozila Firefox (versão 26.0 ou superior), Google Chrome (versão 31.0 ou superior) e Internet Explore (versão 11 ou superior).
2 DA CLASSIFICAÇÃO
2.1 A classificação do candidato dar-se-á pela ordem dos números sorteados, ou, nos casos em que não houver sorteio, pela ordem do número de inscrição.
2.2 Para os cursos em que o número de inscritos for maior que o número de vagas, todos os candidatos deverão ser sorteados, para fins de composição de lista de espera.
1 DO RESULTADO
1.1 O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos será divulgado no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.
1.2 O candidato poderá interpor recurso nas datas estipuladas no cronograma por meio digital, conforme a sequência abaixo:
1.2.1 Acessar o endereço eletrônico: http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao;
1.2.2 Página do Candidato;
1.2.3 Acessar seu cadastro, preenchendo “login” e “senha”;
1.2.4 Clicar em “Minhas inscrições”;
1.2.5 Acessar o ícone “Recurso”;
1.2.6 Preencher o Formulário de Recurso; e
1.2.7 Clicar em “Enviar”.
1.3 Serão desconsiderados quaisquer questionamentos que não estiverem redigidos em formulário específico, fora do prazo, sem a devida justificativa ou fundamentação.
1.4 Os recursos serão apreciados pela Diretoria de Educação Básica do IFMS, que emitirá decisão fundamentada e comunicará o requerente.
1.5 O resultado final do resultado do sorteio será disponibilizado no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
2 DIVULGAÇÃO DAS CHAMADAS
2.1 A divulgação das chamadas para matrícula, considerando o resultado final deste processo seletivo, será feita da seguinte forma:
2.1.1 PRIMEIRA CHAMADA: os candidatos serão convocados até o preenchimento total das vagas ofertadas para cada curso/campus/turno, observando-se os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas (cotas) e ordem de classificação;
2.1.2 SEGUNDA CHAMADA: havendo vagas remanescentes, será realizada uma nova convocação para preenchimento dessas vagas, respeitando os critérios mencionados no subitem anterior.
2.1.3 TERCEIRA CHAMADA: após a matrícula da segunda chamada, caso ainda haja vagas remanescentes, serão convocados todos os candidatos da lista de espera para preenchimento das vagas obedecendo-se aos critérios de reserva de vaga para ações afirmativas (cotas) e à ordem de chegada.
2.2 É responsabilidade do candidato acompanhar todas as chamadas publicadas no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, não podendo alegar desconhecimento da publicação das mesmas.
2.3 O candidato deverá observar todas as chamadas, mesmo que seu curso não conste em uma delas, pois, por motivo de desistência, poderá ocorrer a abertura de novas vagas.
2.4 Não existindo lista de espera e havendo vagas remanescentes, as mesmas poderão ser preenchidas por candidatos interessados, obedecendo à ordem de chegada.
2.5 A matrícula de interessados poderá ocorrer até o final da quarta semana após o início das aulas, caso ainda existam vagas remanescentes.
1 DA INSCRIÇÃO
1.1 As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via Internet, no período estabelecido no cronograma que consta no Anexo I, por meio do endereço eletrônico http:// www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
4.1.1 Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus do IFMS para realizar sua inscrição, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados, nos endereços e horários disponíveis no anexo III deste edital.
1.2 No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma das opções de cursos/campus/turno oferecidos pelo IFMS neste edital.
1.3 Para realizar a inscrição o candidato deverá observar as duas etapas descritas abaixo.
1.3.1 Primeira etapa – Acessar o endereço eletrônico: http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao e realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do candidato. Os candidatos que já possuem o cadastro devem utilizá-los, se necessário.
1.3.2 Segunda etapa - No dia previsto no cronograma deste edital, anexo II, às 19h, todos os candidatos deverão comparecer, obrigatoriamente, ao campus ao qual concorrem, para participar da Reunião de apresentação dos objetivos do curso, a fim de confirmar o interesse à vaga.
1.4 A participação na Reunião poderá ser feita por um procurador mediante apresentação de procuração específica para esse fim, que deverá ser assinada pelo candidato. Será dispensado o reconhecimento de firma da assinatura na procuração desde que seja apresentado o documento de identidade do signatário, conforme Inciso I, art. 3º da Lei nº 13.726/2018.
1.5 Os dados preenchidos na ficha de inscrição são de total responsabilidade do candidato ou de seu representante.
1.6 Caso o candidato necessite alterar a inscrição, deverá acessar a “PÁGINA DO CANDIDATO”, por meio do endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, selecionar “MINHAS INSCRIÇÕES” e depois o ícone “EDITAR INSCRIÇÃO”. Será considerada válida somente a última alteração realizada.
A relação preliminar dos candidatos que tiveram a inscrição homologada será divulgada no site do IFMS, conforme cronograma disposto no anexo I deste edital.
Edital 072.11.2019_ Terceira chamada - Retificação - 07/02/2020
Edital 072.10.2019_ Terceira chamada - 07/02/2020
Edital 072.9.2019 Segunda chamada - 05/02/2020
Requerimento de matrícula - 03/02/2020
Edital 072.8.2019_Resultado final e primeira chamada - 31/01/2020
Edital 072.7.2019 - Resultado do sorteio - 28/01/2020
Edital 072.6 Lista dos interessados na vaga e número para o sorteio - 27/01/2020
Edital 072.5 - Lista final de inscrições homologadas - 24/01/2020
Edital 072.4.2019_Anexo I - Retificação - Cronograma PROEJA - 23/01/2020
Edital 072.3.2019_Inscrições homologadas - 21/01/2020
Edital 072.1.2019 - Retificação - PROEJA 2020.1 - 02/12/2019
Edital 072.2.2019 - Retificação - Anexo II - Cursos e vagas PROEJA - 02/12/2019
Anexo I - Cronograma PROEJA 2020.1 - 26/11/2019
Anexo II - Cursos e vagas PROEJA 2020.1 - 26/11/2019
Anexo III -Endereço e horário antendimento Campi PROEJA - 26/11/2019
Anexo IV - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 26/11/2019
Anexo V - Declaração de atividades e ou rendimentos mensais médios e outros - 26/11/2019
Anexo VI - Formulário para o cálculo de renda familiar bruta mensal per capta - 26/11/2019
Anexo VII - Formulário para entrega de laudo médico - 26/11/2019