O Curso destina-se a portadores de diploma de Ensino Superior (Licenciatura) nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens (tais como História, Geografia, Filosofia, Sociologia,  Letras, Pedagogia, Normal Superior, Artes, Ciência Sociais, Linguagens, Educação Intercultural Teko Arandu, entre outras que se enquadrem nessas áreas do conhecimento), observando a seguinte ordem de prioridade:

I -    Prioridade 1: Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens (conforme especificado no item 1.1) que estejam atuando como docentes na Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS - SEMED (conforme o Acordo de Cooperação Técnica n° 011/2022 - SEMED), ou na Rede Municipal de Ensino de Deodápolis-MS - SEMED (conforme o Acordo de Cooperação Técnica n° 031/2025)

II -    Prioridade 2: Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens (conforme especificado no item 1.1), que estejam atuando como docentes na Educação Básica;

III -  Prioridade 3: Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens (conforme especificado no item 1.1), que não estejam atuando como docentes na Educação Básica.

O curso será desenvolvido em regime modular, na modalidade de Educação a Distância (EaD), organizado e ofertado pelo Campus Dourados do IFMS. As atividades serão realizadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea), por meio da plataforma Moodle, com aulas síncronas às quartas ou quintas-feiras no período noturno, a partir das 19h00 (horário oficial de Mato Grosso do Sul). A carga horária será de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser produzido no formato de artigo científico.

O Curso será realizado no prazo de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 8 deste edital.

Aos estudantes concluintes da Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens, aprovados em todas as etapas, conforme Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMS, será conferido o Certificado de Especialista em Ensino de Humanidades e Linguagens.

INSCRIÇÃO

A inscrição é gratuita e será efetuada, exclusivamente, por meio da internet, conforme período previsto para esta etapa no cronograma apresentado no item 8.

Para se inscreverem, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição que se encontra no endereço https://forms.gle/TuhDCECR4wxxqDBt5.

No formulário de inscrição, os candidatos devem informar a que público se enquadram, conforme disposto no item 1.1:

I -      Prioridade 1 (para licenciados em Ciências Humanas ou Linguagens - História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Artes -,, que estejam atuando na atividade docente na Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS - SEMED, ou na Rede Municipal de Ensino de Deodápolis- MS - SEMED);

II -  Prioridade 2 (para licenciados em Ciências Humanas ou Linguagens - História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Artes -, que estejam atuando na atividade docente na Educação Básica);

III -  Prioridade 3 (para licenciados em Ciências Humanas ou Linguagens - História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Artes -, que não estejam atuando na Educação Básica);

3.3.1 Os candidatos deverão comprovar, no ato da inscrição, o enquadramento nas situações previstas para a categoria de público para a qual pretendem se inscrever, anexando os seguintes documentos:

a)      Para se inscreverem na categoria de público Prioridade 1, os candidatos devem  anexar cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências Humanas ou Linguagens (Ex. História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras ou Artes); comprovante atualizado de atuação docente na Rede Municipal de Ensino de Dourados, ou Rede Municipal de Ensino de Deodápolis, podendo ser uma declaração da escola em que atua, ou cópia atualizada do contracheque; cópia do currículo lattes atualizado, juntamente com as cópias dos documentos comprobatórios dos itens de pontuação do currículo lattes, se houver, conforme o Anexo I, a saber: diplomas/certificados de cursos de pós-graduação, comprovantes de publicação de artigos científicos e comprovantes de publicação em anais de eventos científicos ou tecnológicos.

b)      Para se inscreverem na categoria de público Prioridade 2, os candidatos devem  anexar cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências Humanas ou Linguagens (Ex. História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras ou Artes) e comprovante atualizado de atuação docente na educação básica, podendo ser uma declaração da escola em que atua, ou cópia atualizada do contracheque; cópia do currículo lattes atualizado, juntamente com as cópias dos documentos comprobatórios dos itens de pontuação do currículo lattes, se houver, conforme o Anexo I, a saber: diplomas/certificados de cursos de pós-graduação, comprovantes de publicação de artigos científicos e comprovantes de publicação em anais de eventos científicos ou tecnológicos.

c)      Para se inscreverem na categoria Prioridade 3, deve ser anexada a cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências Humanas ou Linguagens (Ex. História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras ou Artes), cópia do currículo lattes atualizado, juntamente com as cópias dos documentos comprobatórios dos itens de pontuação do currículo lattes, se houver, conforme o Anexo I, a saber: diplomas/certificados de cursos de pós-graduação, comprovantes de publicação de artigos científicos e comprovantes de publicação em anais de eventos científicos ou tecnológicos.

Os candidatos que não anexarem os documentos exigidos para comprovação do enquadramento nas categorias de público de Prioridade 1, 2 ou 3 terão as inscrições indeferidas.

Ao submeter a inscrição, o candidato receberá, por e-mail, um comprovante de inscrição.

SELEÇÃO

A seleção se dará por meio de análise documental, que será realizada pelo Colegiado do Curso ou por comissão instituída pelo campus para esse fim.

Considera-se impedido de participar dos trabalhos de avaliação o servidor do IFMS que seja candidato ou que tenha parente até o 3º grau inscrito para concorrer a vaga neste edital.

Na avaliação, a comissão (ou o colegiado do curso) analisará a documentação apresentada pelos candidatos levando-se em consideração critérios eliminatórios e classificatórios.

A seleção será realizada em duas etapas:

I -    Análise dos documentos exigidos para o enquadramento na categoria de público em que os candidatos se inscreveram, conforme exigido no item 3.3.1 - etapa de caráter eliminatório; e

II -  Análise do Currículo Lattes para classificação dos candidatos que tiverem sua inscrição deferida após a análise documental.

DA ETAPA DE VERIFICAÇÃO DO ENQUADRAMENTO NAS CATEGORIAS DE PÚBLICO

Na etapa de verificação do enquadramento na categoria de público, será feita a análise documental dos candidatos para verificar se atendem aos requisitos para a categoria de público (de prioridade 1, 2 ou 3) em que se inscreveu.

Caso o candidato, no formulário de inscrição, optar por uma faixa de prioridade, mas, na documentação anexada, ficar evidente o enquadramento em outra faixa, a categoria de público dele será alterada para aquela cujo enquadramento for evidenciado pela comissão de avaliação.

Os candidatos aprovados nesta etapa passarão para a etapa de análise do Currículo Lattes, para fins de classificação, conforme Tabela de Pontuação estabelecida no Anexo I deste edital.

Caso o número de candidatos aprovados na etapa de verificação do enquadramento nas categorias de público for menor ou igual à quantidade de vagas ofertadas, não será necessário realizar a análise do Currículo Lattes, e proceder-se-á diretamente à publicação da homologação do resultado e chamada para as matrículas dos classificados dentro do número de vagas.

DA ETAPA DE ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES

A análise curricular visa classificar os candidatos aprovados em cada uma das categorias de público, e levará em consideração os seguintes itens de pontuação:

a)    Titulação do candidato em nível de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado);

b)    A produção acadêmica (publicações de artigos, trabalhos completos, resumos simples e expandidos, livros e capítulos de livros com ISBN).

Cada item de pontuação terá um fator (peso) específico, conforme descrito na Tabela de Pontuação (Anexo I).

A pontuação de cada item será atribuída com base na documentação comprobatória apresentada no ato da inscrição.

Os candidatos que não apresentarem, no ato da inscrição, o correspondente comprovante dos itens de pontuação que possui,  (titulação em curso de pós-graduação ou produção científica - artigos, livros, capítulos de livros, resumos e trabalhos completos publicados) ou no Currículo Lattes, conforme rol de documentos estabelecidos no item 3.3.1, não pontuarão nos respectivos itens na Tabela de Pontuação (Anexo I).

Caso o candidato não possua nenhum dos citados itens no currículo lattes, não receberá pontuação, mas sua participação no processo seletivo não será prejudicada.

Para desempate, utilizar-se-á o critério da maior idade.

A classificação final levará em consideração as categorias de público. Deste modo, as vagas serão preenchidas, primeiramente, pelos candidatos de Prioridade 1, seguindo a ordem de classificação obtida por meio da análise do currículo lattes.

Caso o número de candidatos classificados dentro da categoria de Prioridade 1 seja inferior ao número de vagas, serão classificados, para as vagas remanescentes, os de Prioridade 2, e, subsistindo vagas, os de Prioridade 3, observando-se, sempre, a ordem de classificação na análise curricular.

ETAPA

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital

11/06/2025

Período de esclarecimentos/ impugnação

12 e 13/06/2025

Período de inscrições

14 a 29/06/2025 06/07/2025

Período da análise documental dos inscritos

30/06 a 08/07/2025

Publicação do resultado da análise documental

Até 10/07/2025

Convocação dos candidatos autodeclarados pretos para o procedimento de heteroidentificação

10/07/2025

Realização dos procedimentos de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados convocados

14 a 21/07/2025

Publicação do Resultado Preliminar do processo seletivo

24/07/2025

Recurso à Propi (Resultado Preliminar)

25 a 28/07/2025

Publicação do Resultado Final e Primeira Chamada para as Matrículas

29/07/2025

Período de matrículas da primeira chamada

30/07 a 05/08/2025

Início das aulas

A partir de 13/08/2025

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 8, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo, em duas vias (cópia e original para a conferência e autenticação no local):

a) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

b) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

c) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;

d) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

e) Foto 3x4;

f) Registro Administrativo de Nascimento Indígena - Rani, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia, assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia, somente para os candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para a pessoa indígena, conforme disposto no item 6.3.

g) Formulário para Entrega de Laudo Médico constante no Anexo 1, para os candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), conforme disposto no item 7.

Caso ainda não tenham preenchido o Questionário Socioeconômico, os candidatos serão redirecionados para respondê-lo. Caso não sejam redirecionados, poderão acessá-lo por meio do endereço eletrônico.

Além da apresentação da documentação arrolada acima, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados por sorteio.

Caso haja desistências de vagas até a segunda semana após o início das aulas, serão convocados para realizar matrícula os próximos da lista de candidatos classificados por sorteio, até o preenchimento do número de vagas ofertadas.