1.1 A inscrição neste processo seletivo dará direito ao candidato concorrer a uma das vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente, ofertados pelo IFMS, conforme o item 4 deste edital, e terá validade para o 2º semestre do ano letivo de 2020.

1.2 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente possibilitam ao estudante cursar a formação técnica.

1.3 O diploma dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional na área do curso concluído.

1.4 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente destinam-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e àqueles que estão em vias de concluir o Ensino Médio até a data da matrícula.

1.5 A conclusão dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente dar-se-á no prazo mínimo de 01 (um) ano e meio, incluindo o Estágio Obrigatório, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico de Curso.

1.6 Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato declara ter ciência de que aceita, de forma irrestrita, as condições estabelecidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento das informações.

1.7 No momento da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.

1.8 Recomenda-se ao candidato que, ao se inscrever, já providencie os documentos necessários à matrícula, no caso de ter sido contemplado.

1.9 O cronograma completo do processo seletivo consta no Anexo I deste edital.

1.10 A distribuição das vagas por campus, curso e turno está disposta no Anexo II deste edital.

CURSO E VAGA - Subsequente


 CAMPUS AQUIDAUANA - Cursos Técnicos de Nível Médio – Presencial

Curso

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI.

Demais etnias

Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI

Demais etnias

Com deficiência

Sem deficiência

Com deficiência

Sem deficiência

Com deficiência

Sem deficiência

Com deficiência

Sem deficiência

Técnico em Edificações

Noturno

20

2

4

1

3

2

4

1

3

40

 

 CAMPUS DOURADOS - Cursos Técnicos de Nível Médio – Presencial

Curso

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI.

Demais etnias

Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI

Demais etnias

Com deficiência

Sem deficiência

Com deficiência

Sem deficiência

Com deficiência

Sem deficiência

Com deficiência

Sem deficiência

Técnico em Marketing

Noturno

40

3

8

2

7

3

8

2

7

80

 

1.1 As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via Internet, no período estabelecido no cronograma que consta no Anexo I, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/login.

1.1.1 Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus do IFMS para realizar sua inscrição, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados, nos endereços e horários disponíveis no Anexo III deste edital.

1.2 No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma das opções de cursos/campus/turno oferecidos pelo IFMS neste edital.

1.3 Os dados preenchidos na ficha de inscrição são de total responsabilidade do candidato ou de seu representante.

1.4 Durante o período destinado às inscrições, caso o candidato necessite alterar a inscrição, deverá acessar a “PÁGINA DO CANDIDATO”, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/login, selecionar “MINHAS INSCRIÇÕES” e depois o ícone “EDITAR INSCRIÇÃO”. Será considerada válida somente a última alteração realizada.

A distribuição das vagas ofertadas para cada curso será feita entre os candidatos de ampla concorrência e os que optarem por concorrer pela reserva de vagas para ação afirmativa (cotas), sendo que todo candidato concorre inicialmente pelo sistema de ingresso por ampla concorrência.

Em caso de existir (em) vaga (s) remanescente (s) de tipo Ampla Concorrência (AC), essas serão ocupadas pelos candidatos melhor classificados, independentemente de terem optado ou não por concorrer pela reserva de vagas para ação afirmativa (cotas).

O IFMS, em concordância com o disposto na Lei nº 12.711 de 29/08/2012, no Decreto nº 7.Quê 824, de 11/10/2012, na Portaria Normativa/MEC nº 18, de 11/10/2012 e Portaria Normativa/MEC nº 9, de 5 de maio de 2017, determina que os candidatos que cursaram todos os anos do ENSINO MÉDIO ou equivalente, para os Cursos Subsequentes, em ESCOLA PÚBLICA terão direito a, no mínimo, 50% das vagas disponíveis neste edital, se optarem por concorrer na qualidade de beneficiário de uma das opções de ação afirmativa no ato da inscrição.

As vagas destinadas aos candidatos de escola pública estão subdivididas em:

AC – Ampla concorrência;

C1 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C2 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

C3– Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C4 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

C5 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C6 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

C7 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C8 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

ANEXO I

CRONOGRAMA-SUBSEQUENTE 2020.2 CONSOLIDADO

(Editais 028.6, 028.8, 028.9, 028.14 e 028.16)

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

29 de maio de 2020

Período de inscrições

09 de junho a 01 de julho de 2020

Divulgação das inscrições homologadas

2 de julho de 2020

Recurso das inscrições homologadas

3 a 7 de julho de 2020

Divulgação das inscrições homologadas após recurso e número do candidato para o sorteio

13 de julho de 2020

Realização do sorteio

14 de julho de 2020

Divulgação do resultado do sorteio

15 de julho de 2020

Período de Recurso

16 e 17 de julho de 2020

Resultado final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada

20 de julho de 2020

Período para solicitação de matrícula on-line da 1ª chamada

25/08/2020 a 11/09/2020

Divulgação da 2ª chamada

17/09/2020

Período para solicitação de matrícula on-line da 2ª chamada

18/09/2020 a 05/10/2020

Divulgação da 3ª chamada

09/10/2020

Período para solicitação de matrícula on-line da 3ª chamada

13/10/2020 a 30/10/2020

Divulgação da 4ª chamada

02/03/2021

Período para realização da matrícula presencial agendada da 4ª chamada

03/03/2021 a 01/04/2021

*Previsão de início das aulas  - Campus Aquidauana e Campus Dourados

04/08/2021

*Em função da Pandemia de COVID-19, devido à suspensão das atividades presencias pela Decisão RTRIA 186/2021 - RT/IFMS, as aulas poderão iniciar através de Atividades não Presenciais (ANPs).

 

ENDEREÇOS E HORÁRIOS

(Inscrição e matrícula)

 

CAMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

AQUIDAUANA

 

Campus

 Rua José Tadao Arima, 222, Bairro Ycaraí

CEP 79200-000 | Aquidauana, MS

  

07:00 às 12:00
12:30 às 22:00

DOURADOS

 

Campus

Rua Filinto Müller, 1.790, Jardim Canaã I
CEP 79833-520 | Dourados, MS 


08:00 às 11:00
13:00 às 17:00
18:00 às 20:00

*Link para acesso aos endereços e horários de atendimento nos campi: https://www.ifms.edu.br/acesso-a-informacao/institucional/contato/campi

 

1   DO PROCESSO SELETIVO

1.1 O processo seletivo se dará através de SORTEIO ELETRÔNICO, que, em função da Pandemia de COVID-19, ocorrerá por webconferência, às 09h30min, no dia 14 de julho de 2020.  

 

1.2 O sorteio será aberto ao público e poderá ser acompanhado ao vivo, conforme sequência abaixo:

a)    Utilizar o navegador de internet “Internet Explorer

b)    Acessar o endereço eletrônico: http://videoconf.ifms.edu.br

c)    Clicar no vídeo com o círculo vermelho “Sorteio EAD 14/07/2020”

d)    Instalar o programa Silverlight disponível ao clicar no link

e)    Consultar o manual em caso dúvidas, disponível em: http://iftp.ifms.edu.br/coinf/tutorial/assistirvideoconf.pdf


1.3 O candidato não será obrigado a participar do sorteio, porém será responsável por tomar conhecimento do resultado.

1.4 A classificação do candidato em qualquer colocação na lista de sorteados não garante a convocação para matrícula, pois devem ser observados os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas de que trata o item 2 deste Edital.

1.5 O sorteio eletrônico ocorrerá sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Básica.

1.6 O sorteio será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência.

1.7 Cada candidato receberá um número de participação no sorteio que será divulgado no endereço eletrônico http:// www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.

1.8 Será excluído deste processo seletivo o candidato que venha a praticar qualquer dos seguintes atos, seja por iniciativa própria ou de seu acompanhante ou representante:

a) Utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios fraudulentos ou ilegais para ser sorteado;

b) Faltar com o respeito para com os servidores da Diretoria de Educação Básica do IFMS ou com qualquer envolvido no processo seletivo, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

c) Desrespeitar as regras do local de sorteio.

1.9 O programa usado pelo IFMS sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

1.10 Para fins de auditoria, o IFMS sempre divulga, junto com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”. Essa semente é o que garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução de determinado sorteio já realizado, com resultado idêntico.

1.11 Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador. Será preciso apenas utilizar a semente publicada e efetuar o download do programa usado para o sorteio neste endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria. Feito isso, basta seguir os passos abaixo e auditar o sorteio:

a) Abra o programa do sorteio;

b) No campo “total de inscritos” e no campo “vagas”, colocar o número de candidatos inscritos e assinalar o campo "Inserir semente manualmente";

c) Preencha o campo “semente” com o número gerado;

d) Clique o botão “Gerar Lista”;

e) Efetue a comparação da lista gerada com resultado publicado.

1.12 O interessado em auditar o sorteio deve utilizar versões recentes dos navegadores Mozila Firefox (versão 26.0 ou superior), Google Chrome (versão 31.0 ou superior) e Internet Explorer (versão 11 ou superior).

 

2   DA CLASSIFICAÇÃO

2.1 A classificação do candidato dar-se-á pela ordem dos números sorteados.

2.2 Sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas, todos os candidatos deverão ser sorteados, para fins de composição da lista de espera.

2.3 Se o número de inscritos for menor que o número de vagas, não haverá sorteio, sendo a classificação definida pela ordem do número de inscrição.

1   DO RESULTADO

1.1 Os resultados preliminar e final do sorteio serão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.

 

 2   DIVULGAÇÃO DAS CHAMADAS

2.1 A divulgação das chamadas para matrícula, considerando o resultado final deste processo seletivo, será feita da seguinte forma:

2.1.1 PRIMEIRA CHAMADA: os candidatos serão convocados até o preenchimento total das vagas ofertadas para cada curso/campus/turno, observando-se os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas (cotas) e ordem de classificação.

2.1.2 A PARTIR DA SEGUNDA CHAMADA: havendo vagas remanescentes, será realizada uma nova convocação para preenchimento dessas vagas, respeitando os critérios mencionados no subitem anterior. A critério do campus, o número de candidatos convocados poderá ser maior que o número de vagas.

2.2 É responsabilidade do candidato acompanhar todas as chamadas publicadas no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, não podendo alegar desconhecimento da publicação delas.

2.3 O candidato deverá observar todas as chamadas, mesmo que seu curso não conste em uma delas, pois, por motivo de desistência, poderá ocorrer a abertura de novas vagas.

2.4 Não existindo lista de espera e havendo vagas remanescentes, essas poderão ser preenchidas por candidatos interessados, obedecendo à ordem de chegada.

2.5 A matrícula de interessados poderá ocorrer até o final da quarta semana após o início das aulas, caso ainda existam vagas remanescentes.

A solicitação da matrícula, será realizada de forma on-line, seguindo as instruções abaixo:

 

Acesse o sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/

Caso seja seu primeiro acesso, você deverá ativar seu acesso clicando na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso.”. Em seguida, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção; 

Após ativar o seu acesso, o login no sistema estará liberado: acesse novamente o endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/ e informe seu CPF. Sua primeira senha será seu número de CPF. Lembre-se: é responsabilidade do candidato modificar a senha no primeiro acesso e guardá-la sob sigilo;

Ao “logar” no sistema, você será informado sobre o tipo, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, você deve enviar um e-mail para cotec@ifms.edu.br;

Estando corretas as informações apresentadas, dê um clique em “Solicitar Matrícula”;

O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula. Caso ainda não o tenha preenchido, você será redirecionado para essa etapa. Para acesso ao questionário, você deve digitar o próprio CPF, no campo login e senha. Em seguida, modifique a senha;  

Após a validação do Questionário Socioeconômico, os dados pessoais do(a) candidato(a) serão apresentados para atualização e possíveis correções;  

Posteriormente, você será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados e preenchidos, quando for o caso:

  1. Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  2. Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (Obs.: para o candidato beneficiário de ação afirmativa (cotas), tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada um dos anos foi cursado com aprovação em escola pública;
  3. Documento oficial de identificação com foto: carteira de identidade – RG, carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto);
  4. Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 (dezenove) e 45 (quarenta e cinco) anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  5. Uma (01) foto 3x4 recente;
  6. Documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original), somente para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do MERCOSUL;
  7. Carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil, somente para candidatos estrangeiros;
  8. Documento exigidos no anexo IV do edital 028/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita;
  9. Anexo VII do edital 028/2020 e laudo médico, no caso de candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoa com deficiência;
  10. O termo de ciência para solicitação de matrícula on-line, a ser assinado pelo  responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

Importante: anexe um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em ‘Enviar Comprovante’ para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o arquivo foi salvo.

 

Após anexar todos os arquivos, dê um clique em ‘Salvar e Finalizar’ para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

 

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 (cinco) megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

 

Os documentos solicitados para matrícula deverão ser enviados on-line, exclusivamente por meio do sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/. Não serão aceitas outras formas de envio.

Edital 028.16.2020 - Retificação do Cronograma - Subsequente 2020.2 - 15/07/2021

Edital 028.15.2020 - Quarta Chamada - 02/03/2021

Edital 028.14.2020 - Retificação do Cronograma - Subsequente 2020.2 - 02/03/2021

Edital 028.13.2020 - Retificação - Subsequente 2020.2 - 10/11/2020

Edital 028.12.2020 - Terceira Chamada - 09/10/2020

Edital 028.11.2020 - Segunda Chamada - 17/09/2020

Edital 028.10.2020 - Retificação anexo IV - Subsequente 2020.2 - 08/09/2020

Edital 028.9.2020 - Retificação do Cronograma - Subsequente 2020.2 - 04/09/2020

Edital 028.8.2020 - Retificação do Cronograma - Subsequente 2020.2 - 01/09/2020

Edital 028.6.2020 - Retificação do Cronograma - Subsequente 2020.2 - 20/08/2020

Edital 028.7.2020 - Instruções para solicitação da matrícula on-line - 20/08/2020

Termo de ciência para solicitação de matrícula on-line - 17/08/2020

Requerimento de matrícula - 17/08/2020

Edital 028.5.2020 - Resultado Final e Primeira Chamada - 20/07/2020

Edital 028.4.2020 - Resultado do sorteio - 15/07/2020

Edital 028.3.2020 - Inscrições homologadas final e número para o sorteio - 13/07/2020

Edital 028.2.2020 - Retificação - Edital - Realização do Sorteio Eletrônico - 09/07/2020

Edital 028.1.2020 - Inscrições homologadas - 02/07/2020

Anexo VII - Formulário para entrega de laudo médico - 29/05/2020

Anexo VI - Formulário para o cálculo de renda familiar bruta mensal per capta - 29/05/2020

Anexo V - Declaração de atividades e ou rendimentos mensais médios e outros - 29/05/2020

Anexo IV - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 29/05/2020

Anexo III - Endereço e horário 2020.2 Subsequente - 29/05/2020

Anexo II - Cursos e vagas 2020.2 Subsequente - 29/05/2020

Anexo I - Cronograma - Subsequente 2020.2 - 29/05/2020

Edital 028.2020_Subsequente 2020.2 - 29/05/2020