Edital nº 001/2021 Subsequente 2021.1
Processo seletivo para o 1º semestre do ano letivo de 2021 dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente
1.1 A inscrição neste processo seletivo dará direito ao candidato concorrer a uma das vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente, ofertados pelo IFMS, conforme o item 4 deste edital, e terá validade para o 1º semestre do ano letivo de 2021.
1.1.1 Excepcionalmente, em razão da pandemia da COVID-19, o prazo de validade do processo seletivo poderá ser alterado.
1.2 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente possibilitam ao estudante cursar a formação técnica.
1.3 O diploma dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional na área do curso concluído.
1.4 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente destinam-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e àqueles que estão em vias de concluir o Ensino Médio até a data da matrícula.
1.5 A conclusão dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente dar-se-á no prazo mínimo de 01 (um) ano e meio, incluindo o Estágio Obrigatório, caso esteja previsto no Projeto Pedagógico de Curso.
1.6 Ao se inscrever neste processo seletivo, o candidato declara ter ciência de que aceita, de forma irrestrita, as condições estabelecidas neste edital, não podendo alegar desconhecimento das informações.
1.7 No momento da inscrição, o candidato deverá informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome.
1.8 Recomenda-se ao candidato que, ao se inscrever, já providencie os documentos necessários à matrícula, no caso de ter sido contemplado.
1.9 O cronograma completo do processo seletivo consta no Anexo I deste edital.
A distribuição das vagas por campus, curso e turno está disposta no Anexo II deste edital.
CURSOS E VAGAS – SUBSEQUENTE 2021.1
CAMPUS NOVA ANDRADINA - Curso Técnico de Nível Médio – Presencial
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Zootecnia |
Matutino |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
CAMPUS PONTA PORÃ - Curso Técnico de Nível Médio – Presencial
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Agricultura |
Noturno |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
1 DA INSCRIÇÃO
1.1 As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via Internet, no período estabelecido no cronograma que consta no Anexo I, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/login.
1.2 O candidato que não tem acesso à internet poderá comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) do campus do IFMS para solicitar acesso a um computador e realizar sua inscrição, nos endereços e horários disponíveis no Anexo III deste edital. Também poderá solicitar o agendamento enviando e-mail para processoseletivo@ifms.edu.br.
1.2.1 Em função da Pandemia da COVID-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir distanciamento social.
1.3 No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma das opções de cursos/campus/turno oferecidos pelo IFMS neste edital.
1.4 Para realizar a inscrição o candidato deverá observar as duas etapas descritas abaixo.
1.4.1 Primeira etapa – Acessar o endereço eletrônico: http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao e realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do candidato. Os candidatos que já possuem o cadastro devem utilizá-los, se necessário.
1.4.2 Segunda etapa - Realizar a inscrição, escolhendo o processo seletivo: Subsequente 2021 e preenchendo os dados de opção de curso, campus, turno e cota; finalizar a inscrição e conferir a confirmação da inscrição no e-mail cadastrado.
1.5 Os dados preenchidos na ficha de inscrição são de total responsabilidade do candidato ou de seu representante.
1.6 Durante o período destinado às inscrições, caso o candidato necessite alterar a inscrição, deverá acessar a “PÁGINA DO CANDIDATO”, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/login, selecionar “MINHAS INSCRIÇÕES” e depois o ícone “EDITAR INSCRIÇÃO”. Será considerada válida somente a última alteração realizada.
1 DA AÇÃO AFIRMATIVA
1.1 A distribuição das vagas ofertadas para cada curso será feita entre os candidatos de ampla concorrência e os que optarem por concorrer pela reserva de vagas para ação afirmativa (cotas), sendo que todo candidato concorre inicialmente pelo sistema de ingresso por ampla concorrência.
1.2 Em caso de existir (em) vaga (s) remanescente (s) de tipo Ampla Concorrência (AC), essas serão ocupadas pelos candidatos melhor classificados, independentemente de terem optado ou não por concorrer pela reserva de vagas para ação afirmativa (cotas).
1.3 O IFMS, em concordância com o disposto na Lei nº 12.711 de 29/08/2012, no Decreto nº 7.Quê 824, de 11/10/2012, na Portaria Normativa/MEC nº 18, de 11/10/2012 e Portaria Normativa/MEC nº 9, de 5 de maio de 2017, determina que os candidatos que cursaram todos os anos do ENSINO MÉDIO ou equivalente, para os Cursos Subsequentes, em ESCOLA PÚBLICA terão direito a, no mínimo, 50% das vagas disponíveis neste edital, se optarem por concorrer na qualidade de beneficiário de uma das opções de ação afirmativa no ato da inscrição, devendo ser observadas as seguintes condições:
I – no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas reservadas serão destinadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita, sendo que, dessas vagas, será garantido aos candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e às pessoas com deficiência (PCD), no mínimo, a mesma proporção de vagas da soma de Pretos, Pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência na população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,48% para PPI e de 21,47% para PCD, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
II – as demais vagas reservadas serão destinadas aos estudantes com renda familiar bruta superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita ou aos que não comprovarem a renda per capita, sendo que, dessas vagas, também será garantido aos candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e às pessoas com deficiência (PCD), no mínimo, a mesma proporção de vagas da soma de Pretos, Pardos e Indígenas e de pessoas com deficiência na população do estado do Mato Grosso do Sul, que é de 51,48% para PPI e de 21,47% para PCD, segundo o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
As vagas destinadas aos candidatos de escola pública estão subdivididas em:
AC – Ampla concorrência;
C1 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C2 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C3– Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C4 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C5 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C6 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C7 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C8 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
CRONOGRAMA-SUBSEQUENTE 2021.1
EVENTO |
DATA |
Publicação do Edital. |
05 de janeiro de 2021 |
Período de inscrições. |
12 de janeiro de 2021 a 27 de fevereiro de 2021 |
Período de atendimento presencial no campus aos candidato(s) que não têm acesso a internet/computador para realização da inscrição. (Exceto sábados, domingos e feriados). |
18 de janeiro de 2021 a 27 de fevereiro de 2021 |
Divulgação das inscrições homologadas. |
03 de março de 2021 |
Recurso das inscrições homologadas (período para correção da opção de curso e ação afirmativa – cotas). |
04 e 05 de março de 2021 |
Divulgação das inscrições homologadas após recurso e número do candidato para o sorteio. |
09 de março de 2021 |
Realização do sorteio. |
12 de março de 2021 |
Divulgação do resultado do sorteio. |
16 de março de 2021 |
Período de Recurso contra resultado do Sorteio. |
17 a 18 de março de 2021 |
Divulgação da classificação preliminar e convocação para banca de heteroidentificação. |
22 de março de 2021 |
Convocação para banca de heteroidentificação. |
05/04/2021 |
Período de realização da banca de heteroidentificação. |
07/04/2021 |
Publicação do resultado preliminar da banca de heteroidentificação. |
12/04/2021 |
Período de recurso contra o resultado da verificação de heteroidentificação. |
13 e 14/04/2021 |
Resultado final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada. |
19/04/2021 |
Período de matrículas da 1ª chamada. |
24/05 a 28/05/2021 |
Divulgação da 2ª chamada. |
07/06/2021 |
Período de matrículas da 2ª chamada. |
08 a 14/06/2021 |
Divulgação da 3ª chamada. |
18/06/2021 |
Período de matrículas da 3ª chamada. |
21 a 25/06/2021 |
Divulgação da 4ª chamada. |
30/06/2021 |
Período de matrículas da 4ª chamada. | 02 a 08/07/2021 |
Divulgação da 5ª chamada. | 12/07/2021 |
Período de matrículas da 5ª chamada. | 13 a 19/07/2021 |
Previsão de início das aulas no campus Nova Andradina e campus Ponta Porã. |
04/08/2021 |
*Em função da Pandemia de COVID-19, devido a suspensão das atividades presenciais pela Decisão RTRIA 34/2021 - RT/IFMS, as aulas poderão iniciar através de Atividades não Presenciais (ANPs).
ENDEREÇOS E HORÁRIOS
CAMPUS |
ENDEREÇO |
DIA DA SEMANA |
HORÁRIOS |
NOVA ANDRADINA |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Av. Reitor Peró, 64 – Jardim Universitário CEP 79750-000 – Nova Andradina, MS. Telefone para contato: (67) 99978-9174 (whatsApp) |
De segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados. |
07h às 11h 13h às 17h |
PONTA PORÃ |
Rodovia BR 463, Km 14, s/n. CEP 79909-000 – Ponta Porã/MS. Telefone para contato: (67) 99233-2091 (whatsApp) |
De segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados. |
15h às 21h |
1 DO PROCESSO SELETIVO
1.1 O processo seletivo se dará por meio de SORTEIO ELETRÔNICO que ocorrerá na Reitoria do IFMS (Rua Treze de Maio, 3439, Centro – Campo Grande, MS.) e será transmitido ao vivo por webconferência, às 9h, conforme cronograma.
1.2 O sorteio eletrônico visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições efetivadas e será realizado apenas para os cursos em que a quantidade de candidatos for maior que o número de vagas.
1.3 O candidato não será obrigado a comparecer ao sorteio, porém será responsável por tomar conhecimento do resultado.
1.4 A classificação do candidato em qualquer colocação na lista de sorteados não garante a convocação para matrícula, pois devem ser observados os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas de que trata o item 2 deste Edital.
1.5 O sorteio eletrônico ocorrerá sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Básica.
1.6 O sorteio será aberto ao público e poderá ser acompanhado ao vivo, conforme sequência abaixo:
a) Utilizar o navegador de internet “Internet Explorer”
b) Acessar o endereço eletrônico: http://videoconf.ifms.edu.br
c) Clicar no vídeo com o círculo vermelho “Sorteio Subsequente 2021”
d) Instalar o programa “Silverlight”, disponível ao clicar no link
e) Consultar o manual em caso dúvidas, disponível em: http://iftp.ifms.edu.br/coinf/tutorial/assistirvideoconf.pdf
1.7 Cada candidato receberá um número de participação no sorteio que será divulgado no endereço eletrônico http:// www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.
1.8 Será excluído deste processo seletivo o candidato que venha a praticar qualquer dos seguintes atos, seja por iniciativa própria ou de seu acompanhante ou representante:
a) Utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios fraudulentos ou ilegais para ser sorteado;
b) Faltar com o respeito para com os servidores da Diretoria de Educação Básica do IFMS ou com qualquer envolvido no processo seletivo, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;
c) Desrespeitar as regras do local de sorteio.
1.9 O programa usado pelo IFMS sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.
1.10 Para fins de auditoria, o IFMS sempre divulga, junto com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”. Essa semente é o que garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução de determinado sorteio já realizado, com resultado idêntico.
1.11 Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador. Será preciso apenas utilizar a semente publicada e efetuar o download do programa usado para o sorteio neste endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria. Feito isso, basta seguir os passos abaixo e auditar o sorteio:
a) Abra o programa do sorteio;
b) No campo “total de inscritos” e no campo “vagas”, colocar o número de candidatos inscritos e assinalar o campo "Inserir semente manualmente";
c) Preencha o campo “semente” com o número gerado;
d) Clique o botão “Gerar Lista”;
e) Efetue a comparação da lista gerada com resultado publicado.
1.12 O interessado em auditar o sorteio deve utilizar versões recentes dos navegadores Mozila Firefox (versão 26.0 ou superior), Google Chrome (versão 31.0 ou superior) e Internet Explorer (versão 11 ou superior).
2 DA CLASSIFICAÇÃO
2.1 A classificação do candidato dar-se-á pela ordem dos números sorteados.
2.2 Sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas, todos os candidatos deverão ser sorteados, para fins de composição da lista de espera.
2.3 Se o número de inscritos for menor que o número de vagas, não haverá sorteio, sendo a classificação definida pela ordem do número de inscrição.
1 DO RESULTADO
1.1 Os resultados preliminar e final do sorteio serão disponibilizados no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.
2 DIVULGAÇÃO DAS CHAMADAS
2.1 A divulgação das chamadas para matrícula, considerando o resultado final deste processo seletivo, será feita da seguinte forma:
2.1.1 PRIMEIRA CHAMADA: os candidatos serão convocados até o preenchimento total das vagas ofertadas para cada curso/campus/turno, observando-se os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas (cotas) e ordem de classificação.
2.1.2 A PARTIR DA SEGUNDA CHAMADA: havendo vagas remanescentes, será realizada uma nova convocação para preenchimento dessas vagas, respeitando os critérios mencionados no subitem anterior. A critério do campus, o número de candidatos convocados poderá ser maior que o número de vagas.
2.2 É responsabilidade do candidato acompanhar todas as chamadas publicadas no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, não podendo alegar desconhecimento da publicação delas.
2.3 O candidato deverá observar todas as chamadas, mesmo que seu curso não conste em uma delas, pois, por motivo de desistência, poderá ocorrer a abertura de novas vagas.
2.4 Não existindo lista de espera e havendo vagas remanescentes, essas poderão ser preenchidas por candidatos interessados, que serão automaticamente reclassificados para ampla concorrência, e a matrícula obedecerá ordem de chegada.
2.5 A matrícula de interessados poderá ocorrer até o final da quarta semana após o início das aulas, caso ainda existam vagas remanescentes.
1. MATRÍCULA
1.1 Em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e, a fim de possibilitar à comunidade do IFMS isolamento social, a matrícula será realizada de forma on-line, por meio de solicitação de matrícula.
1.2 A solicitação on-line de matrícula é ato obrigatório para todos os candidatos convocados para matrícula e deve ser realizada observando-se as instruções abaixo:
1.2.1 Acesse o sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/;
1.2.2 Caso seja seu primeiro acesso, você deverá ativar seu acesso clicando na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso.”. Em seguida, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção;
1.2.3 Após ativar o seu acesso, o login no sistema estará liberado: acesse novamente o endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/ e informe seu CPF. A sua senha será enviada para o e-mail cadastrado na Central de Seleção. Lembre-se: é responsabilidade do candidato modificar a senha no primeiro acesso e guardá-la sob sigilo;
1.2.4 Ao “logar” no sistema, você será informado sobre o tipo, chamada, curso e campus para o qual está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, você deve enviar um e-mail para cotec@ifms.edu.br;
1.2.5 Estando corretas as informações apresentadas, dê um clique em “Solicitar Matrícula”;
1.2.6 O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula. Caso ainda não o tenha preenchido, você será redirecionado para essa etapa. Para acesso ao questionário, você deve digitar o próprio CPF, no campo login e senha. Em seguida, modifique a senha;
1.2.7 Após a validação do Questionário Socioeconômico, os dados pessoais do(a) candidato(a) serão apresentados para atualização e possíveis correções.
1.3 Posteriormente, você será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados:
1.3.1 Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
1.3.2 Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (Obs.: para o candidato beneficiário de ação afirmativa (cotas), tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada um dos anos foi cursado com aprovação em escola pública;
1.3.3 Documento oficial de identificação com foto: carteira de identidade – RG, carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).
1.3.4 Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 (dezenove) e 45 (quarenta e cinco) anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
1.3.5 Uma foto 3x4 recente;
1.3.6 Documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original), somente para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do Mercosul;
1.3.7 Carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil, somente para candidatos estrangeiros;
1.3.8 Documento exigidos no Anexo IV, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita;
1.3.9 Anexo VII preenchido e laudo médico, no caso de candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoa com deficiência;
1.4 No ato da matrícula, os candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para a pessoa indígena deverão apresentar um dos seguintes documentos: Registro Administrativo de Nascimento Indígena - Rani, certidão de nascimento indígena ou declaração de pertencimento à etnia assinada por uma liderança indígena da respectiva etnia.
1.5 Importante: anexe um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em ‘Enviar Comprovante’ para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o arquivo foi salvo.
1.6 Após anexar todos os arquivos, dê um clique em ‘Salvar e Finalizar’ para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.
1.7 Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 (cinco) megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.
1.8 Os documentos solicitados para matrícula deverão ser enviados on-line, exclusivamente por meio do sítio eletrônico (matricula.ifms.edu.br). Não serão aceitas outras formas de envio.
1.9 Na impossibilidade de apresentação do histórico escolar (item 4.3.2), poderão ser aceitas, condicionalmente:
1.9.1 Para candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas): declaração de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestando que o estudante cursou cada um dos anos com aprovação em escola(s) pública(s), emitida pela Instituição de Ensino;
1.9.2 Para candidatos não beneficiários de ação afirmativa (cotas): declaração de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, emitida pela Instituição de Ensino;
1.9.3 Para os casos previstos nos itens 4.9.1 e 4.9.2 deste edital, o histórico escolar deverá ser entregue na Cerel do respectivo campus no prazo máximo de 60 (sessenta) dias após o retorno das atividades presenciais;
1.10 O ato da realização da solicitação de matrícula assegura apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do IFMS, estando sua matrícula definitiva condicionada à comprovação do atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares de ingresso neste Edital do IFMS.
1.11 A prestação de informação falsa pelo(a) candidato(a), apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula no IFMS, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.
1.12 Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para solicitação de matrícula ou caso encontre algum erro no sistema, o(a) candidato(a) poderá encaminhar e-mail para cotec@ifms.edu.br (para isso, utilize o mesmo e-mail que você cadastrou na Central de Seleção).
1.13 Considerando a modalidade de ensino não presencial implantado no IFMS pela Instrução Normativa nº 05, de 20 de agosto de 2020, o aluno que efetuar a matrícula estará ciente de que o IFMS fará o primeiro contato por meio do e-mail fornecido no requerimento de matrícula para orientação e informação sobre as aulas não presenciais. Por isso, é de responsabilidade do candidato fornecer o endereço de e-mail correto.
Edital 001.20.2021 - Quinta Chamada - 12/07/2021
Edital 001.18.2021 - Retificação - Cronograma - 30/06/2021
Edital 001.19.2021 - Quarta Chamada - 30/06/2021
Edital 001.17.2021 - Terceira Chamada - 18/06/2021
Edital 001.16.2021 - Segunda Chamada - 07/06/2021
Requerimento de Matrícula - 24/05/2021
Edital 001.15.2021 - Instruções para solicitação da matrícula on-line - 10/05/2021
Edital 001.14.2021 - Retificação - Cronograma - 10/05/2021
Edital 001.13.2021 - Resultado Final e Primeira Chamada - 19/04/2021
Edital 001.12.2021 - Resultado preliminar da banca de heteroidentificação - 12/04/2021
Edital 001.11.2021 - Retificação - Cronograma - 12/04/2021
Edital 001.10.2021 - Reconvocação para banca de heteroidentificação - 05/04/2021
Edital 001.9.2021 - Retificação - Cronograma - 05/04/2021
Edital 001.8.2021 - Retificação - Cronograma - 26/03/2021
Edital 001.7.2021 - Retificação da convocação para banca de heteroidentificação - 25/03/2021
Edital 001.6.2021 - Convocação para banca de heteroidentificação - 22/03/2021
Edital 001.5.2021 - Classificação preliminar - 22/03/2021
Edital 001.4.2021 - Resultado preliminar do sorteio eletrônico - 16/03/2021
Edital 001.3.2021 - Inscrições homologadas final e número para o sorteio - 09/03/2021
Edital 001.1.2021 - Retificação - 03/03/2021
Edital 001.2.2021 - Lista preliminar das inscrições homologadas - 03/03/2021
Anexo VII - Formulário para entrega de laudo médico - 05/01/2021
Anexo VIII - Termo de ciência e responsabilidade - 05/01/2021
Anexo VI - Formulário para o cálculo de renda familiar bruta mensal per capta - 05/01/2021
Anexo V - Declaração de atividades e ou rendimentos mensais médios e outros - 05/01/2021
Anexo IV - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 05/01/2021
Anexo II - Cursos e vagas - Subsequente 2021.1 - 05/01/2021