Os cursos FIC do IFMS conduzem os estudantes à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade.

A oferta desses cursos FIC será, totalmente, na modalidade presencial e no período noturno.

O curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis terá aulas em alguns sábados para fim de trabalho didático em painéis solares.

Os cursos FIC do IFMS preveem pagamento de auxílios alimentação e transporte, aos estudantes, tendo como valor mínimo R$ 2,00 por hora de curso para cada auxílio, o que corresponde a um total de R$ 800,00 para o curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis neste edital, os candidatos deverão possuir idade mínima de 18 anos no ato da matrícula e Ensino Fundamental completo (1ª ao 9º ano), devendo comprová-los na data da matrícula, caso seja contemplado.

O certificado de curso FIC terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional ao concluir o curso.

Publicação do Edital

10/04/2023

Período de inscrições

13/04/2023 a 13/05/2023

Divulgação preliminar das inscrições homologadas

15/05/2023

Período de interposição de recursos para correção dos dados da inscrição (opção de curso e  campus)

16 e 17/05/2023

Divulgação das inscrições homologadas após recursos e do número dos candidatos para o sorteio

18/05/2023

Realização do sorteio

22/05/2023

Divulgação do resultado preliminar do sorteio eletrônico

23/05/2023

Período de interposição de recursos contra o resultado preliminar do sorteio

24/05/2023 e 25/05/2023

Divulgação do Resultado Final e Primeira Chamada

26/05/2023

Período de matrículas

01/06/2023 a 23/06/2023

Início da aula turma A

09/2023***

Previsão de início da aula turma B

02/2024***

Previsão de início da aula turma C

05/2024***

***Assim que for definida a data de início das aulas, será feito o contato com os candidatos matriculados

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico https://selecao.ifms.edu.br/login e preencher o formulário de inscrição.  No ato da inscrição será gerado um comprovante e um código de inscrição, que deverá ser guardado pelo candidato.

As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato.

As inscrições serão homologadas em data prevista no cronograma apresentado no Anexo I deste Edital.

A efetivação da inscrição pelo candidato implica conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio. Assim, recomenda-se que as inscrições sejam efetivadas com antecedência, uma vez que o IFMS não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos do sistema eletrônico.

A seleção para as vagas será feita mediante sorteio eletrônico.

O sorteio eletrônico ocorrerá sob a responsabilidade da Coordenação Geral do Programa Qualifica Mais ENERGIF do IFMS.

O sorteio eletrônico será realizado de forma on-line, em horário a ser divulgado conforme cronograma apresentado no Anexo I deste Edital e será transmitido por meio de canal de comunicação do IFMS na internet.

Se o número de inscritos for menor que o número de vagas, não haverá sorteio, sendo a classificação definida pela ordem do número de inscrição.

A classificação do candidato no processo seletivo dar-se-á pela ordem dos números sorteados.

Sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas, todos os candidatos serão sorteados, para fins de composição de lista de espera.

As turmas serão criadas levando em consideração a ordem do sorteio e a quantidade de vagas disponíveis para cada turma, conforme o quadro a seguir:

Turma

Classificação do candidato

Período das aulas (estimados)

Turma A

De 1 a 50 Campus Campo Grande

De 1 a 40 Campus Três Lagoas

De 05/06/2023 a 09/09/2023

Turma B

De 51 a 100 campus Campo Grande

De 41 a 80 Campus Três Lagoas

De 11/09/2023 a 30/11/2023

Turma C

De 101 a 150 Campus Campo Grande

De 81 a 120 Campus Três Lagoas

De 04/03/2023 a 24/05/2023

Publicada a primeira chamada, os candidatos classificados deverão realizar a matrícula, de forma on-line no endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/

No ato da matrícula on-line, os candidatos se comprometem legalmente com a veracidade de todas as informações e documentações apresentadas, bem como se comprometem a comprovar as informações e documentação de forma presencial se e quando solicitado.

Os candidatos que não efetivarem a matrícula no período estipulado no cronograma perderão direito à vaga.

A critério de cada campus, até a segunda semana após o início das aulas, não existindo lista de espera e havendo vagas remanescentes, poderão ser preenchidas essas vagas por candidatos interessados, obedecendo-se à ordem de procura pelas vagas.

Campus Campo Grande

Número de vagas

Requisitos Mínimos

Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – 200 h

Três turmas com 50 estudantes sendo, uma no 1º semestre de 2023, uma no 2º semestre de 2023 e outra  turma no 1º semestre de 2024.

- 18 anos ou mais;

- Ensino Fundamental completo (1º a 9º ano)

Campus Três Lagoas

Número de vagas