Edital 037/2018 Subsequente e Proeja 2018.2
Processo Seletivo para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2018 dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente e cursos técnicos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
Processo Seletivo para o 2º semestre do ano letivo de 2018 dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente e cursos técnicos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) dos Campi Aquidauana, Coxim, Dourados, Jardim e Três Lagoas.
Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente:
O requisito para concorrer a uma vaga dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente é ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.
Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA):
O requisito para concorrer a uma vaga dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é ter concluído o Ensino Fundamental ou equivalente e ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da matrícula.
CAMPUS AQUIDAUANA - Curso Técnico de Nível Médio Subsequente
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Informática para a Internet |
Vespertino |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
CAMPUS COXIM - Curso Técnico de Nível Médio Subsequente
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Aquicultura |
Noturno |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
CAMPUS DOURADOS - Curso Técnico de Nível Médio Integrado (PROEJA)
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Administração |
Noturno |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
CAMPUS JARDIM - Curso Técnico de Nível Médio Integrado (PROEJA)
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Edificações |
Noturno |
17 |
2 |
3 |
1 |
3 |
2 |
3 |
1 |
3 |
35 |
CAMPUS TRÊS LAGOAS - Cursos Técnicos de Nível Médio Subsequente
Curso |
Turno |
Vagas |
|||||||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
|||||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
||||||||||
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI. |
Demais etnias |
Autodeclarados pretos, pardos, indígenas-PPI |
Demais etnias |
||||||||
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
Com deficiência |
Sem deficiência |
||||
Técnico em Eletrotécnica |
Noturno |
20 |
2 |
4 |
1 |
3 |
2 |
4 |
1 |
3 |
40 |
As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via internet, de 30/05/2018 a 18/06/2018, por meio do endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
Os candidatos que não têm acesso à internetpoderão realizar sua inscrição pessoalmente, durante o período de inscrição, nos seguintes endereços e horários, de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados
CAMPUS |
ENDEREÇO |
HORÁRIOS |
AQUIDAUANA |
Rua José Tadao Arima, 222 – Vila Ycaraí CEP: 79.200-000 – Aquidauana/MS. |
08h às11h 14h às 17h 18h às 20h |
COXIM |
Rua Salime Tanure s/n – Bairro Santa Tereza CEP: 79400-000 – Coxim/MS. |
08h às11h 14h às 17h |
DOURADOS |
Rua Filinto Müller, 1.790 – Jardim Canaã I. CEP 79833-520 – Dourados/MS. |
08h às11h 14h às 20h |
JARDIM |
Rodovia BR 060, s/n (Saída para Bela Vista). CEP: 79.240-000 – Jardim/MS |
9h às 12h 14h às 19h |
TRÊS LAGOAS |
Rua Ângelo Melão, nº 790, Jardim das Paineiras. CEP 79641-162 – Três Lagoas/MS.
|
8h às 11h 14h às 17h 19h às 21h |
:
Para este processo seletivo, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será feita por meio de dois sistemas de ingresso: ampla concorrência e reserva de vagas para ação afirmativa.
Todo candidato está concorrendo pelo sistema de ingresso por ampla concorrência.
50% das vagas são reservadas para candidatos que cursaram todo o tempo da escolaridade mínima exigida em ESCOLA PÚBLICA.
As vagas destinadas aos candidatos de escola pública estão subdivididas em:
C1 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C2 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C3 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C4 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C5 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C6 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
C7 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.
C8 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.
Compete exclusivamente ao candidato certificar-se de que o mesmo cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas.
O candidato que optar, no ato de sua inscrição, pelas vagas destinadas a candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) e não comprovar esta condição no ato da matrícula, de acordo com as exigências impostas neste edital, perderá direito a vaga da cota para a qual se inscreveu e passará a compor a lista de espera dos candidatos de ampla concorrência, sendo reclassificado e podendo ser convocado em chamada subsequente.
O sorteio eletrônico será realizado na Reitoria do IFMS (Rua Ceará, 972 – Bairro Santa Fé – Campo Grande, MS.) no dia 21 de junho de 2018, às 14h00min.
Cada candidato receberá um número de participação no sorteio que será divulgado, no dia 20 de junho de 2018, no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
O candidato não é obrigado a comparecer ao sorteio, porém é responsável por tomar conhecimento do resultado.
RESULTADO
O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos será divulgado no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, no dia 22 de junho de 2018.
A classificação final do resultado do sorteio será disponibilizada no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, no dia 27 de junho de 2018.
DA MATRÍCULA
O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento – CEREL do campus para o qual se inscreveu.
A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).
Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado no cronograma perderão direito à vaga.
O candidato classificado deverá preencher o Requerimento de Matrícula que estará disponível no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
O requerimento de matrícula deverá ser preenchido, impresso, assinado pelo candidato ou por seu representante quando menor de 18 anos e entregue na CEREL do campus juntamente com os documentos estabelecidos no item 10.6.
No ato da matrícula o candidato, quando menor de 18 anos, acompanhado de seu representante, deverá entregar pessoalmente à CEREL do campus os seguintes documentos:
a) Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado;
b) Fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente para os candidatos aos cursos Subsequentes (Obs.: Para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);
c) Fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente para os candidatos aos cursos PROEJA (Obs.: para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);
d) Fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
e) Fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
f) Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial de identificação com foto;
g) Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais (http://www.tse.jus.br), para os candidatos maiores de 18 anos;
h) Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos;
i) Uma (01) foto 3x4 recente, impressas em papel fotográfico;
j) Os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente no exterior, exceto em países do MERCOSUL, deverão apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudos no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);
k) Os candidatos estrangeiros, apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE ou protocolo do documento de identidade enquanto o documento definitivo não for emitido, e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;
l) Documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita que estão descritos no Anexo II deste edital;
m) Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.
n) Formulário para entrega de laudo médico, no anexo V deste edital, para candidatos que optarem por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência.
Os documentos relacionados no item 10.6 deverão ser apresentados:
I – em um envelope;
II – na ordem que são listados
III – rubricados pelo candidato;
IV – acompanhados de seus respectivos originais ou estarem autenticados.
O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida e de acordo com o estabelecido no item 10.6 não terá direito à matrícula enquanto não regularizar sua situação.
A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II deste Edital.
Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.
Na impossibilidade de apresentação do Histórico Escolar poderão ser aceitas, condicionalmente:
a) Para candidatos beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino equivalente ao nível exigido neste edital, atestando que o estudante cursou cada uma das séries e/ou anos com aprovação em escola(s) pública(s) no Brasil, emitida pela Instituição de Ensino;
b) Para candidatos não beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do equivalente ao nível exigido neste edital, emitida pela Instituição de Ensino.
Para os casos previstos no item 10.11, o Histórico Escolar deverá ser entregue na CEREL do campus onde o candidato se inscreveu no prazo máximo de 60 dias após a data da matrícula.
Os candidatos classificados e matriculados deverão confirmar a matrícula até o 4º (quarto) dia após o início das aulas.
Os candidatos classificados e matriculados que não confirmarem a matrícula perderão o direito à vaga.
A critério de cada campus, até a quarta semana após o início das aulas, não existindo lista de espera e havendo vagas remanescentes, as mesmas poderão ser preenchidas por candidatos interessados, obedecendo a ordem de chegada.
EVENTO |
DATA |
Publicação do Edital |
23 de maio de 2018 |
Período de inscrições |
30 de maio de 2018 a 18 de junho de 2018 |
Divulgação do número do candidato para o sorteio |
20 de junho de 2018 |
Realização do sorteio |
21 de junho de 2018 |
Divulgação do resultado do sorteio |
22 de junho de 2018 |
Período de Recurso |
25 e 26 de junho de 2018 |
Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada |
27 de junho de 2018 |
Matrícula |
28 e 29 de junho de 2018 |
Divulgação das chamadas subsequentes |
03 de julho de 2018 |
Previsão de início das aulas |
26 de julho de 2018 |
Edital 037.15. 2018_Publicação matriculados vagas remanescentes - 27/08/2018
Edital 037.14.2018_Décima Primeira Chamada - 21/08/2018
Edital 037.13.2018_Décima Chamada - 16/08/2018
Edital 037.12.2018_Nona Chamada - 13/08/2018
Edital 037.11.2018_Oitava Chamada - 08/08/2018
Edital 037.10.2018_Sétima Chamada - 02/08/2018
Edital 037.9.2018_Sexta Chamada - 27/07/2018
Edital 037.8.2018_Quinta Chamada - 19/07/2018
Edital 037.7.2018_Quarta Chamada - 13/07/2018
Edital 037.6.2018_Retificação da Terceira Chamada - 12/07/2018
Edital 037.5.2018_Terceira Chamada - 09/07/2018
Edital 037.4.2018_Segunda Chamada - 03/07/2018
Edital 037.3.2018_Classificação Final e Primeira Chamada - 27/06/2018
Orientações para preenchimento do questionário socioeconômico - 27/06/2018
Requerimento de matrícula - 27/06/2018
ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA - 27/06/2018
Edital 037.2/2018_Resultado do sorteio - 22/06/2018
Edital 037.1.2018_Número para sorteio - 20/06/2018
Anexo I - Cronograma - 23/05/2018
Anexo III - Formulário para o cálculo de renda familiar bruta mensal per capta - 23/05/2018
Anexo II - Procedimento para cálculo de renda familiar - 23/05/2018
Anexo IV - Declaração de atividades e_ou rendimentos mensais médios e outros - 23/05/2018
Anexo V - Formulário para entrega de laudo médico - 23/05/2018