A inscrição no Processo Seletivo FIC 2022 dará direito ao candidato concorrer a uma das vagas dos Cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) para o ano letivo de 2022.

O presente Processo Seletivo FIC 2022 para ingresso no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do IFMS terá validade para o 1º (primeiro) e 2º (segundo) semestres do ano letivo de 2022.

A oferta dos cursos FIC será, totalmente, na modalidade presencial e no período noturno das 18:50h às 22:45h, podendo esporadicamente ter atividades aos sábados diurnos.

Os cursos FIC do IFMS preveem pagamento de auxílios alimentação e transporte, tendo como valor mínimo R$ 1,00 por hora de curso para cada auxílio. O pagamento será condicionado à participação efetiva nos cursos e a descentralização dos recursos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Para concorrer a uma das vagas disponíveis neste edital, os candidatos deverão possuir idade mínima de 18 anos no ato da matrícula e Ensino Fundamental completo (1ª ao 9º ano), devendo comprová-los na data da matrícula, caso seja contemplado.

Para o Curso FIC Microempreendedor Individual (MEI), o candidato deve ser beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

O certificado de curso FIC terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional ao concluir o curso.

ANEXO I

CRONOGRAMA FIC

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

11/04/2022

Período de inscrições

13/04/2022 a 29/04/2022

Divulgação do número do candidato para o sorteio

03/05/2022

Realização do sorteio

05/05/2022

Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

09/05/2022

Período de recurso contra resultado do sorteio

10 e 11/05/2022

Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada

12/05/2022

Matrícula da primeira chamada

13 a 17/05/2022

Divulgação 2ª chamada

19/05/2022

Matrícula 2ª chamada

20 a 23/05/2022

Matrícula dos candidatos da lista de espera (onde houver)

24/05/2022

Matrícula aberta à comunidade (caso ainda haja vaga)

25 e 26/05/2022

Início das aulas – ENERGIF

23/05/2022

Início das aulas – MEI

14/06/2022

As inscrições para o Processo Seletivo FIC 2022 são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, via internet, conforme cronograma no Anexo I deste edital, por meio do endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.


No ato da inscrição, os candidatos ou seus responsáveis legais, deverão enviar digitalmente, EM ARQUIVO ÚNICO, podendo ser nos formatos PDF, Word ou Zip, os seguintes documentos:

  1. Fotocópia do CPF ou documento oficial em que conste o CPF;
  2. Fotocópia do documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;
  3. Fotocópia da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
  4. Fotocópia de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 (dezenove) e 45 (quarenta e cinco) anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;
  5. Uma (01) foto recente, estilo foto 3x4;
  6. Fotocópia do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original), somente para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do Mercosul;
  7. Fotocópia da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil, somente para candidatos estrangeiros;

No ato da inscrição, os candidatos deverão escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS neste edital.


Os dados preenchidos no cadastro da Central de Seleção e na inscrição do curso na página do candidato são de total responsabilidade dos candidatos ou de seus representantes.


Caso os candidatos necessitem alterar a opção de curso, deverão fazer uma nova inscrição, pois será considerada válida somente a última inscrição realizada.



Link para acesso ao vídeo do Sorteio Eletrônico realizado no dia 05/05/2022:

https://www.youtube.com/watch?v=zdGuIdrEKhU&t=3s.

A classificação do candidato no processo seletivo dar-se-á pela ordem dos números sorteados.


Sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas, todos os candidatos serão sorteados, para fins de composição de lista de espera.


Se o número de inscritos for menor que o número de vagas, não haverá sorteio, sendo a classificação definida pela ordem do número de inscrição.

Publicada a primeira chamada, os candidatos classificados deverão confirmar a matrícula, de forma on-line no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.


No ato da confirmação de matrícula on-line, os candidatos ou seus responsáveis legais se comprometem legalmente com a veracidade de todas as informações e documentações apresentadas no ato da inscrição, bem como se comprometem a comprovar as informações e documentação de forma presencial se e quando solicitado.


Os candidatos que não efetivarem a respectiva confirmação de matrícula no período estipulado no cronograma perderão direito à vaga.


A matrícula deverá ser confirmada na data prevista no cronograma no Anexo I deste edital.


Os candidatos classificados ou seus responsáveis que não apresentaram toda documentação exigida e de acordo com o estabelecido no item 2.2 não terão direito à matrícula e serão eliminados do processo seletivo.


A critério de cada campus, até a segunda semana após o início das aulas, não existindo lista de espera e havendo vagas remanescentes, poderão ser preenchidas essas vagas por candidatos interessados, obedecendo-se à ordem de acesso a inscrição e confirmação de matrícula.

Campus Campo Grande

Curso

Número de vagas

Requisitos Mínimos

Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – 200 h

80

18 anos ou mais;

Ensino Fundamental completo (1º a 9º ano).

Microempreendedor Individual (MEI)

250

18 anos ou mais;

Ensino Fundamental completo (1º a 9º ano);

Beneficiário ou dependente de beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ou cadastrado no CadÚnico e/ou NIS.

Campus Três Lagoas

Curso

Número de vagas

Requisitos Mínimos

Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis – 200 h

80

18 anos ou mais;

Ensino Fundamental completo (1º a 9º).