Processo Seletivo para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2016 nos Cursos Técnicos Subsequentes presenciais ofertados nos Campi Aquidauana, Campo Grande e Coxim.

O requisito para concorrer a uma vaga dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente é ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

CAMPUS AQUIDAUANA

Curso

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Desenho da Construção Civil

Noturno

20

6

4

6

4

40

Técnico em Informática

Vespertino

20

6

4

6

4

40

 

CAMPUS CAMPO GRANDE

Curso

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Técnico em Informática

Noturno

20

6

4

6

4

40


CAMPUS COXIM

Curso

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Técnico em Aquicultura

Noturno

20

6

4

6

4

40

 

As inscrições para o Processo Seletivo PROEJA 2016/2 são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela Página do Candidato, no período de 24 de junho a 10 de julho de 2016.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição no período de 24 de junho a 10 de julho de 2016 nos seguintes endereços e horários, de segunda à sexta-feira, exceto recessos e feriados:

1.1    

CAMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

AQUIDAUANA

Rua José Tadao Arima, 222 – Vila Ycaraí

CEP 79.200-000 – Aquidauana, MS.

08h às11h

14h às 17h

18h às 20h

CAMPO GRANDE

Rua Treze de Maio, 3072 – Centro

CEP 79.002-356 – Campo Grande – MS.

09h às 11h

14h às 16h

18h às 19h

COXIM

IFMS Campus Coxim

Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza
CEP 79400-000 – Coxim, MS.

09h às 11h

15h às 17h

19h às 21h


Há reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o tempo da escolaridade mínima exigida em escola pública, comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, também, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, conforme legislação vigente.

A opção deverá ser informada no ato da inscrição.

O sorteio eletrônico será realizado na Reitoria do IFMS (Rua Ceará, 972 – Bairro Santa Fé – Campo Grande, MS.) no dia 12 de julho de 2016 às 14h00min.

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio que será divulgado no dia 11 de julho de 2016 no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O candidato não é obrigado a comparecer ao sorteio, porém é responsável por tomar conhecimento do resultado.

Campus Campo Grande realizará uma reunião para a confirmação de interesse dos candidatos sorteados no dia 20 de julho de 2016 às 18h30min nas dependências do campus provisório sito a Rua Treze de Maio, 3072 - Centro, CEP 79.002-356 - Campo Grande - MS.

Todos os candidatos do Campus Campo Grande sorteados no Processo Seletivo Subsequente 2016/2 estão automaticamente convocados para a reunião, estando os candidatos faltosos sujeitos a terem sua matrícula rejeitada pelo IFMS.

A previsão é que o resultado preliminar do sorteio seja publicado no dia 12 de julho de 2016, sendo o resultado final divulgado no dia 15 de julho de 2016.

O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (CEREL) do campus para o qual se inscreveu.

A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado em calendário perderão direito à vaga.

A matrícula da PRIMEIRA CHAMADA deverá ser realizada nos dias 21 e 22 de julho de 2016, nos locais e horários constantes no quadro abaixo:

CAMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

AQUIDAUANA

Rua José Tadao Arima, 222 – Vila Ycaraí

CEP 79.200-000 – Aquidauana, MS.

08h às11h

14h às 17h

18h às 20h

CAMPO GRANDE

Rua Treze de Maio, 3072 – Centro

CEP 79.002-356 – Campo Grande – MS.

09h às 11h

14h às 16h

18h às 19h

COXIM

IFMS Campus Coxim

Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza
CEP 79400-000 – Coxim, MS.

09h às 11h

15h às 17h

19h às 21h

No ato da matrícula o candidato, quando menor de 18 anos, acompanhado de seu representante, deverá entregar pessoalmente à Cerel do câmpus cópia dos seguintes documentos, os quais deverão vir acompanhados de seus respectivos originais ou estarem autenticados:

a)    Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado;

b)    Fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (Obs.: Para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);

c)    Fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

d)    Fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

e)    Fotocópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f)  Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais (http://www.tse.jus.br), para os candidatos maiores de 18 anos;

g)    Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos;

h)    Duas (02) fotos 3x4 recentes, impressas em papel fotográfico;

i)      Os candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente no exterior, exceto em países do MERCOSUL, além dos itens a, b, c, d, e, f g, apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);

j)      Os candidatos estrangeiros, apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;

k)    Documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita que estão descritos no Anexo II deste edital;

l)  Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Os documentos relacionados deverão ser apresentados:

I – em um envelope;

II – na ordem que são listados

III – rubricados pelo candidato;

IV – acompanhados de seus respectivos originais ou estarem autenticados.

A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II do Edital.

Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.

 O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida não terá direito à matrícula.

 Na impossibilidade de apresentação do Histórico Escolar poderão ser aceitas, condicionalmente:

 a) para candidatos beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestando que o estudante cursou cada uma das séries e/ou anos com aprovação em escola(s) pública(s) no Brasil, emitida pela Instituição de Ensino;

 b) para candidatos não beneficiários de ação afirmativa – declaração de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, emitida pela Instituição de Ensino.

 

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

17 de junho de 2016

Período de inscrições

24 de junho a 10 de julho de 2016

Divulgação do número do candidato para o sorteio

11 de julho de 2016

Realização do sorteio

12 de julho de 2016

Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

12 de julho de 2016

Período de Recurso

13 e 14 de julho de 2016

Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada

15 de julho de 2016

Matrícula

21 e 22 de julho de 2016

Divulgação das chamadas subsequentes

26 de julho de 2016

 

Observação: TODOS os candidatos do Campus Campo Grande sorteados no PROCESSO SELETIVO SUBSEQUENTE 2016/2 estão automaticamente convocados para a reunião de confirmação de interesse dos candidatos no dia 20 de julho de 2016 às 18h30min nas dependências do campus provisório sito a Rua Treze de Maio, 3072 – Centro, CEP 79.002-356 – Campo Grande – MS.

 

INÍCIO DAS AULAS

COXIM

AQUIDAUANA

CAMPO GRANDE

16 de agosto de 2016

24 de agosto de 2016

31 de agosto de 2016