O presente processo seletivo tem por objetivo selecionar servidores que atuarão como instrutores nos cursos de capacitação para servidores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, a fim de melhorar o desempenho das equipes de trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, oportunizando desenvolvimento profissional e pessoal por meio da aprendizagem de novas habilidades, aprimoramento e otimização do trabalho realizado, conforme o Plano de Capacitação do IFMS.

 

Curso

Carga horária (h)

Objetivo do curso **

Vagas

Local de realização

 

Compras / Contratações Públicas   

20

Atualização e aperfeiçoamento dos instrumentos de planejamento, orçamento, administração financeira e compras no âmbito da Administração Pública Federal.

1*

Campus Três Lagoas

Elaboração de processo de aplicação de penalidade em contratos administrativos

20

Capacitar os servidores públicos para que tomem consciência da necessidade do cumprimento dos dispositivos legais que possibilitam a sanção administrativa de empresas que descumprem os contratos administrativos, visando a um novo paradigma comportamental diante o trato com a coisa pública.

1*

 

 

Campus Aquidauana

Gestão de Conflitos

20

Através do curso, o profissional obterá conhecimento sobre a administração de conflitos em ambientes profissionais e poderá atuar como mediador desses conflitos em diversas situações em que estiver inserido.

1*

 

Campus Campo Grande

Gestão de Projetos

20

Proporcionar o conhecimento referente ao Gerenciamento de Projetos: planejamento e execução de tarefas de forma estruturada, considerando os objetivos da ação proposta, orçamento, estabelecimento de controles e indicadores para avaliação dos resultados alcançados.

1*

 

 

Campus

Corumbá

Desenvolvimento de Equipes

20

Atualizar conhecimentos e promover a reflexão sobre  desenvolvimento de equipes, por meio de metodologias que visem a integração dos servidores em torno de objetivos comuns.

1*

 

Campus

Coxim

Transtornos de aprendizagem

20

Conhecer a concepção de dificuldades de aprendizagem, causas, tipos e formas de intervenção educacional.

1*

Campus

Dourados

Protocolo SUAP

20

Uniformizar os conhecimentos de comunicação e protocolo do IFMS.

1*

Campus

Jardim

 

 

 

 

 

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos

 

20

Capacitará os servidores para buscar uma execução contratual eficiente e eficaz, por meio do conhecimento dos institutos de fiscalização e gestão, fazendo com que haja o cumprimento das obrigações por parte dos envolvidos e que saibam utilizar devidamente as ferramentas de alteração dos contratos e, principalmente, de penalização dos contratados, para a consecução desse objetivo.

1*

Campus

Ponta Porã

Averbação de tempo de serviço e aposentadoria

20

Aquisição de conhecimentos a respeito de averbação de tempo de serviço e aposentadoria.

1*

Reitoria

*A relação instrutor/estudante será de 1/250 (máximo).

Para participar do Programa, o servidor deverá atender obrigatoriamente aos requisitos I, IV e VI e pelo menos a mais um dos requisitos estabelecidos abaixo:

I – pertencer ao quadro de servidores efetivos do IFMS;

II – trabalhar em regime de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral ou com dedicação exclusiva, no caso de Docente, com atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional;

III- ter integrado comissões de trabalho em área afim do curso a ser ministrado;

IV- possuir formação na área;

V- ministrado cursos de capacitação com carga horária mínima de 20h ou disciplinas em cursos técnicos, de graduação ou Pós-graduação em área afim do curso a ser ministrado;.

VI- ter conhecimento básicos em Informática e experiência no uso do ambiente virtual Moodle, comprovados por autodeclaração;

VII- ter experiência comprovada em área afim do curso a ser ministrado.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 27 a 31/03/2017, das 08h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00, de Segunda a Sexta-feira. Os candidatos devem protocolar na Coordenação de Gestão de Pessoas do campus em que estiver lotado ou em exercício, ou na Diretoria de Gestão de Pessoas para os servidores lotados ou em exercício na Reitoria, os seguintes documentos:

a)     Requerimento de Inscrição, conforme Anexo III, devidamente preenchido, em duas vias, sendo uma para protocolo do candidato.

b)     Curriculum Lattes atualizado.

c)      Documentos comprobatórios dos requisitos contidos no item 6; e

d)     Tabela de Pontuação (Anexo I) devidamente preenchida, com os documentos comprobatórios dos itens a serem pontuados. 

Os cursos terão carga horária de 20 horas cada um.

Os servidores selecionados para atuarem como instrutores nos cursos, farão jus à gratificação por encargo de curso e concurso (GECC), exceto se o curso selecionado pelo servidor estiver dentro de sua área de atuação no IFMS, que nesse caso, o servidor deverá acordar com sua chefia imediata a utilização de sua carga horária de trabalho, para desenvolver as atividades do curso e indicar no formulário de inscrição o não recebimento de GECC. 

A fim de percepção da gratificação por encargos de curso e concurso, pelo exercício da atividade de instrutoria em curso de desenvolvimento e aperfeiçoamento, será pago ao instrutor 20 horas-aula de instrutoria, de acordo com o estabelecido na carga horária do curso, acrescido de 10h para planejamento e 10h de tutoria, pelas atividades a distância.

 

Titulação

Instrutoria em curso 

R$/hora-aula*

 

20h

Planejamento 50% da carga horária - 10h

Tutoria

R$/hora-aula*

 

10h

Total

Doutor

137,19

2.743,80

1.371,90

90,42

904,20

5.019,90

Mestre

124,71

2.494,20

1.247,10

77,95

779,50

4.520,80

Especialista

112,24

2.244,80

1.122,40

65,47

654,70

4.021,90

Graduado

99,77

1.995,40

997,70

53,00

530,00

3.523,10

*Conforme regulamento 007/2014-DIGEP de 15 de dezembro de 2014, que dispõe sobre os requisitos e condições de pagamento da GECC e Portaria SEGRT/MP No. 6 de 16 de janeiro de 2017, que estipula o maior vencimento básico da administração pública federal. 

O processo seletivo será realizado em uma etapa sendo de caráter classificatório e eliminatório. A pontuação e a proporção de cada um dos itens avaliados estão disponíveis no Anexo I do Edital.

Após a análise curricular serão considerados aptos os candidatos que atingirem a pontuação mínima de 50 pontos na soma dos critérios definidos no Anexo I.

Os resultados da seleção serão divulgados no endereço eletrônico do IFMS http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme o cronograma.