O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação institucional que tem por finalidade o fortalecimento da articulação entre teoria e prática, bem como a cooperação mútua entre discentes e docentes, proporcionando experiência em atividades pedagógicas da Educação Básica aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFMS.

As ações do PIBID serão voltadas tanto para estudantes bolsistas, que terão uma retribuição financeira sob a forma de auxílio, quanto para estudantes não-bolsistas, que não terão nenhuma compensação financeira pelo exercício das atividades.

Antes de se inscreverem, o professor orientador e o estudante interessados em participar do PIBID do IFMS deverão observar as seguintes condições:

I)  Professor Orientador:

a)  Ser docente de curso de licenciatura do IFMS, pertencer ao quadro efetivo e não estar afastado ou licenciado;

b)  Ter Projeto de Iniciação à Docência aprovado pela Diretoria responsável pelo ensino de seu campus (Anexo 1);

c)  Dispor de carga horária suficiente para o atendimento do estudante, comprometendo-se a orientar o estudante bolsista ou não bolsista em todas as fases do projeto, incluindo a elaboração de relatórios, material de apresentação em seminários, resumos em congresso e artigos em revistas;

d)  Não se afastar do IFMS, por mais de dois meses, durante o período de vigência do auxílio.

II)  Estudante:

a)  Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura do IFMS e não estar matriculado no último semestre do curso no ato da implementação do projeto e/ou plano de trabalho;

b)  Declarar a existência de compatibilidade de horário entre as suas atividades acadêmicas e as atividades propostas no seu Plano de Atividades;

c)  Providenciar os documentos necessários para inscrição, conforme previsto neste edital;

d)  Não possuir outra modalidade de bolsa, exceto auxílio que objetive a permanência do estudante;

e)  Não ter sido penalizado em Processo Disciplinar do Estudante;

f)   Não estar em débito com nenhum dos programas geridos pelo IFMS ou por agência de fomento externas.

Os recursos destinados ao PIBID do IFMS são oriundos do orçamento geral do IFMS e seu montante é definido anualmente pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

O quantitativo de auxílios disponíveis para cada campus é estabelecido pela PROEN baseando-se nos recursos financeiros disponíveis e no número de estudantes de licenciatura dos campi, sendo que para o segundo semestre de 2017 serão ofertados 10 bolsas de auxílio no valor de R$ 250,00 cada, a serem pagas nos meses de novembro e dezembro.

O pagamento dos auxílios aos estudantes bolsistas será realizado pela Diretoria de Administração dos campi, sendo o valor depositado, exclusivamente, em conta bancária em nome do estudante contemplado.

O estudante bolsista ou não bolsista selecionado desenvolverá as atividades respeitando a carga horária semanal de até 08 (oito) horas semanais, não podendo ser superior a 4 (quatro) horas diárias.

A jornada de atividades será fixada pelo professor orientador em comum acordo com o estudante bolsista ou o estudante não bolsista e aprovada pelo Coordenador do Programa de Iniciação à Docência.

A carga horária semanal não cumprida, não reposta de comum acordo ou não justificada, será descontada do valor do auxílio mensal.

As inscrições para o PIBID do IFMS são gratuitas e deverão ser realizadas na Coordenação do Curso do campus para o qual o candidato deseja concorrer, conforme prazo estipulado no cronograma.

O candidato poderá se inscrever e concorrer apenas para uma das vagas ofertadas, sendo vedada a apresentação de mais de um Plano de Atividades.

Para se inscrever no PIBID do IFMS o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a)  Requerimento de Inscrição preenchido e assinado (Anexo 2);

b)  Plano de Atividades elaborado de acordo com o Projeto de Iniciação à Docência do professor orientador (Anexo 3);

c)  Termo de Compromisso do Orientador e do Estudante preenchido e assinado (Anexo 4), e;

d)  Justificativa de Inscrição de, no máximo, 01 (uma) lauda redigida em fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, no qual o estudante apresente brevemente a sua trajetória escolar/profissional e a motivação do seu interesse de participação no PIBID do IFMS.

Todos os formulários necessários para a inscrição constam como anexos do edital e estão disponíveis no endereço eletrônico deste edital na Central de Seleção do IFMS (http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao).

As informações prestadas na inscrição, bem como documentações necessárias para esta seleção, são de inteira responsabilidade do candidato.

Serão ofertadas as vagas de acordo com o quadro a seguir:

Campus

Curso

Turno

Quantidade de Vagas*

Bolsistas

Não-Bolsistas

Coxim

Licenciatura em Química

Noturno

10

Sem limite

*O número de vagas poderá ser ampliado caso ocorram desistências posteriores à publicação deste edital.

A seleção do PIBID do IFMS será realizada em duas etapas:

a)  Primeira etapa – Análise documental (de caráter eliminatório): Será avaliado o atendimento às condições dos requisitos de inscrição e a avaliação da Justificativa de Inscrição;

b)  Segunda etapa – Entrevista (de caráter classificatório): A entrevista será realizada pela Comissão de Avalição do PIBID/IFMS, em data e horário previamente divulgada pela coordenação, e terá como tema os aspectos relevantes para o exercício das atividades do PIBID do IFMS e a avaliação da documentação entregue pelo candidato no ato da inscrição.

A nota final do estudante será composta pelo somatório da nota atribuída na primeira etapa juntamente com a média das notas da entrevista.

A entrevista será realizada individualmente com cada candidato inscrito, ocasião em que os membros da Comissão de Avaliação do PIBID/IFMS pontuarão de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) a disponibilidade do candidato, o interesse pela área e o perfil para a atividade.

A nota final da entrevista será obtida por meio da média aritmética das três notas atribuídas pelos membros da Comissão de Avaliação.

O resultado preliminar será composto pela classificação dos candidatos em ordem decrescente da pontuação final de cada candidato e será divulgado em local a ser informado pela Comissão de Avalição do PIBID/IFMS, conforme o cronograma.

O resultado final incluirá o deferimento ou não dos recursos, bem como a relação dos candidatos aprovados e contemplados ou não com o auxílio financeiro.

Após a divulgação do resultado final, os estudantes selecionados no número de vagas ofertadas estarão automaticamente convocados e deverão comparecer à Coordenação do Curso e entregar a cópia do cartão do banco ou documento que comprove o número da conta bancária.

EVENTO

DATAS

Publicação do Edital

01/09/2017

Inscrições para o processo seletivo

11 a 14/09/2017

Entrevista com os candidatos

18 e 19/09/2017

Resultado preliminar

20/09/2017

Interposição do recurso

21 e 22/09/2017

Resultado final

26/09/2017

Entrega do comprovante bancário

29/09/2017