Seleção de trabalhos de pesquisa e de iniciação à ciência e tecnologia para a Feira de Ciências e Tecnologias da Fronteira  de Ponta Porã 2013 (Fecifron), que será realizada nos dias 21 e 22 de outubro de 2013, no município de Ponta Porã, durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS.

- Os trabalhos de pesquisa deverão ser produzidos por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, ou do Técnico Integrado de Nível Médio, das instituições de ensino públicas ou privadas de Ponta Porã/MS;
- Cada trabalho deve ter no mínimo um e no máximo três estudantes, e um orientador; o coorientador é opcional;
- O orientador deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público, e ter conhecimento na área temática do projeto;
- Serão selecionados os trabalhos que atenderem às normas descritas no item 5 do edital de abertura;
- Os trabalhos deverão estar inseridos, conforme nível de escolaridade, em uma das áreas/subáreas listadas no item 3.6 do edital.

São gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 2 de setembro e 7 de outubro de 2013, exclusivamente via Internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS.

O interesssado deve preencher um formulário específico com as informações do trabalho e dos demais componentes do grupo, e submeter o resumo de acordo com o modelo disponibilizado no anexo 1 do edital.

Cada orientador poderá inscrever um número indeterminado de trabalhos, desde que atenda às normas da seleção.

A análise da documentação, homologação das inscrições e avaliação dos trabalho será realizada pelo Comitê de Pré-Avaliação e Seleção da Fecifron, formado por cinco docentes do Câmpus Ponta Porã do IFMS.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 10 de outubro.

Na avaliação serão considerados aspectos de criatividade e inovação, conhecimento científico do tema, organização e clareza de ideias e adequação à norma culta de linguagem.

Todas as regras sobre a apresentação dos trabalhos selecionadoo e sobre os elementos que serão avaliados  durante a Fecifron constam no edital de abertura.

Todos os autores dos projetos selecionados receberão certificado de participação.

Os vencedores receberão medalhas e troféus.

Período/Data

Lançamento do Edital nas Escolas

A partir de 23 de agosto

Visita às escolas para a divulgação do Edital e mobilização dos estudantes e docentes

02 de setembro a 07 de outubro

Itens necessários: Preenchimento do formulário de inscrição e envio do resumo pela internet (http://sistemas.ifms.edu.br/fecifron)

Divulgação dos Trabalhos Selecionados

A partir de 10 de outubro

Edital publicado na Central de Seleção do IFMS.

Divulgação do modelo para Relatório de Pesquisa e Pôster/Banner

A partir de 10 de outubro

Elaboração e envio conforme Normas do  item 5.

Apresentação/Exposição dos trabalhos

22 de outubro

Itens necessários: apresentação oral, relatório de pesquisa, pôster/banner, caderno de campo.

Itens facultativos: maquete ou protótipo e outros.

Local: Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã Miguel Gómez

Resultados/Premiações