Viabilizar a participação de servidores do quadro permanente do IFMS em eventos de natureza científica e/ou tecnológica, no Brasil, exclusivamente para apresentação de trabalhos de sua autoria ou coautoria.

- Podem participar todos os servidores do quadro permanente do IFMS que tenham submetido, ou tenham intenção de submeter, trabalho de relevância científica e tecnológica em eventos que acontecerão no Brasil entre os meses de março a dezembro de 2014, selecionados em duas etapas: março a julho e agosto a dezembro.

- O auxílio está limitado a um evento, por participante, no período de março a dezembro de 2014.

- Caso o trabalho esteja aguardando parecer final do evento ao qual foi submetido, o participante deve encaminhar o comprovante oficial de aceite do evento e demais documentos exigidos no item 4.1 do edital de abertura à PROPI até 30 dias antes do evento.

- Independente do número de autores e/ou coautores do trabalho, somente um deles poderá solicitar o auxílio previsto neste edital.

- O auxílio contempla o custeio de passagens e diárias, respeitando os limites previstos no edital de abertura e os valores de diárias previstos em lei.

- No prazo de até 30 dias após o retorno, o participante beneficiado (pelo IFMS ou outro órgão), deverá apresentar obrigatoriamente o Relatório de Participação em Eventos Científicos (anexo 2) à PROPI, independentemente de outros relatórios e prazos a que esteja obrigado em razão da viagem, diárias e passagens recebidas.

- O participante beneficiado se compromete a relatar, à sua chefia imediata e/ou diretoria responsável pela pesquisa do câmpus, os resultados de sua participação no evento à qual caberá a definição da forma de apresentação para os demais servidores e estudantes.

- Nos slides de apresentação do trabalho, bem como no banner/pôster deve ser inserida a marca do IFMS com a citação do apoio recebido pelo Edital nº 011/2013 – PROPI/IFMS.

A solicitação de apoio é gratuita e deve ser realizada exclusivamente via internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, cujo acesso será aqui disponibilizado no período previsto para cada uma das etapas de seleção.

As inscrições para a 1ª etapa devem ser feitas no período de 18 de dezembro a 20 de janeiro, para os eventos que serão realizados entre março a julho de 2014. Já para se inscrever na 2ª etapa da seleção, o prazo será entre 9 e 30 de maio, se sua participação for em eventos realizados entre os meses de agosto a dezembro de 2014.

O processo de submissão da solicitação de apoio envolve o preenchimento e envio dos seguintes documentos:

a) Cadastro da Solicitação de Apoio (formulário eletrônico do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS);

b) Formulário de Inscrição (anexo 1);

c) Orçamento das passagens para os deslocamentos (vide item 3.5 do edital);

d) Declaração de atividades no IFMS (anexo 5);

e) Currículo Lattes em formato “XML”.

- Os documentos previstos nos itens “b, c e d” devem ser submetidos em arquivo único no formato pdf, com tamanho máximo de 5 MB.

- A Declaração de atividades no IFMS deve ser obtida junto a diretoria responsável pela pesquisa no câmpus de lotação do participante, sendo este docente ou técnico-administrativo, utilizando para isso o modelo disponibilizado como anexo 5 do edital.

- A ausência de informações obrigatórias no formulário de inscrição e/ou de documentos requeridos pelo edital invalida a submissão da solicitação de apoio.

A avaliação consistirá na análise de três aspectos: atuação no IFMS nos últimos três anos; produção científica e tecnológica e experiência profissional nos últimos quatro anos; e relevância do evento/trabalho, conforme Tabela de Elementos para Avaliação (anexo 3 do edital).

O resultado consiste na apresentação de lista nominal por ordem de classificação dos participantes, conforme pontuação total obtida pelos mesmos na análise dos três aspectos descritos.

A previsão é que o resultado provisório da 1ª etapa seja divulgado no dia 29 de janeiro de 2014, e o resultado final em 3 de fevereiro.

O recebimento do auxílio ficará condicionado à apresentação, em até 30 dias da data do evento, dos seguintes documentos:

a) Comprovante de aceite do trabalho emitido pela organização do evento (cópia simples);

b) Primeira página do artigo/resumo, indicando, no mínimo, título, autor, instituição (cópia simples);

c) Pôster/banner ou similar impresso em tamanho A4 (se for o caso);

d) Solicitação de diárias e passagens (formulário padrão IFMS), como descrito no item 5.1 do edital;

e) Termo de Ciência da Chefia Imediata sobre a participação do servidor no evento (disponível na diretoria responsável pela pesquisa do seu câmpus ou reitoria, no caso de servidor lotado em setor fora do câmpus).

- Os documentos descritos acima devem ser encaminhados à PROPI, via memorando, pela diretoria geral do câmpus onde o servidor contemplado está lotado ou reitoria, se for o caso de servidor lotado em setor fora do câmpus.

- O valor total dos recursos alocados pela reitoria para o edital será de R$80.000,00, divididos em duas parcelas de R$40.000,00, uma para cada etapa e de acordo com a disponibilidade financeira da Instituição.

- O auxílio previsto está limitado a até 4,5 diárias e passagens de ida e volta (da origem ao local do evento).

- Os participantes, independente da apresentação do Relatório de Participação em Eventos Científicos, previsto no item 2.8 do edital, devem fazer a prestação de contas relativa às diárias e passagens, observando os prazos e os documentos que precisam ser apresentados, como previsto na legislação vigente.

1ª etapa

2ª etapa

Período do evento de interesse

de março a julho de 2014